Pular para o conteúdo

memória muscular

Respostas em Destaque

• Respostas 5
  • Visualizações 1,2mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Arnaldo Santos.
    Arnaldo Santos.

Existe sim! E pode ter certeza de que vai evoluir bastante mais rápido.

• Jaqueline de Paula
    Jaqueline de Paula

No meu caso, eu fiquei 70% o tamanho antes da pausa em um mês de treino. Acredito que exista sim, mas vai do organismo de cada um. A força também parece que mantém boa parte.

• Depende!  Para alguns não existe memoria muscular. Mas eu acho que volta rápido seu shape, 2 a 4 meses ou menos.

Imagens Postadas

16 horas atrás, Gonçalo Faria disse:

Boa noite, parei de treinar ha 4 meses e sinto-me mal por isso.. Trabalhava longe de casa e deixei me ir abaixo por outros motivos..

Vou recomeçar na proxima semana.

Gostaria de saber se realmente existe memoria muscular.. Abaixo posto fotos do meu shape quando parei.

cc.jpg

ccc.jpg

Existe sim! E pode ter certeza de que vai evoluir bastante mais rápido.

20 horas atrás, Gonçalo Faria disse:

Boa noite, parei de treinar ha 4 meses e sinto-me mal por isso.. Trabalhava longe de casa e deixei me ir abaixo por outros motivos..

Vou recomeçar na proxima semana.

Gostaria de saber se realmente existe memoria muscular.. Abaixo posto fotos do meu shape quando parei.

cc.jpg

ccc.jpg

Depende!  Para alguns não existe memoria muscular. Mas eu acho que volta rápido seu shape, 2 a 4 meses ou menos.

Editado em por raycast

• 8 anos depois...

A memória muscular existe, e a pergunta do @raycast merecia resposta, porque a discordância dele tem fundamento. O fenômeno é real, mas o mecanismo é discutido, e vale separar o que está estabelecido do que ainda não está.

O que é bem estabelecido é o resultado prático. Quem já treinou recupera massa e força bem mais rápido do que levou para conquistá las na primeira vez. Isso é observado com consistência, e é a razão pela qual quatro meses parado não apagam anos de treino.

O que ainda é debatido é o porquê. A explicação mais divulgada é a dos mionúcleos. A fibra muscular tem vários núcleos, e o treino faz esse número aumentar. A hipótese é que esses núcleos permaneceriam após a parada, deixando a fibra pronta para crescer de novo mais rápido. Só que essa parte é justamente a controversa. Existem estudos mostrando permanência e existem estudos mostrando perda de mionúcleos com inatividade prolongada, e revisões recentes descrevem o assunto como em aberto.

Duas outras explicações têm apoio crescente. A primeira é epigenética, ou seja, o treino deixa marcas químicas no DNA do músculo que permanecem durante a parada e mantêm certos genes mais prontos para responder. A segunda é neural, e é provavelmente a mais subestimada. Boa parte da força não está no tamanho do músculo, está no aprendizado do movimento e no recrutamento das fibras, e isso se perde muito devagar. É por isso que a carga volta mais rápido do que o tamanho.

E há um fator simples que costuma ser esquecido. Quem já treinou sabe treinar, sabe comer e sabe se organizar, ou seja, retoma com técnica pronta e sem os erros da primeira vez. Isso sozinho explica boa parte da velocidade.

Sobre o caso concreto, quatro meses parado. Vale calibrar o que se perdeu, porque em geral é menos do que parece no espelho. A força se mantém praticamente intacta nas primeiras semanas e cai devagar depois. A perda de massa começa a ser mensurável por volta da segunda semana e se acumula ao longo de meses, mas parte do que se vê no espelho não é perda de músculo. É redução do glicogênio e da água dentro da fibra, o que dá aquela impressão de murchar, e isso volta em poucas semanas de treino e comida.

Sobre a estimativa que a @Jaqueline de Paula deu, de setenta por cento em um mês, ela é compatível com o relatado na prática por quem retoma, ainda que a parte inicial rápida seja em boa medida esse retorno de glicogênio e de retenção intramuscular. E a estimativa do @raycast, de dois a quatro meses para o formato voltar, é realista para uma pausa de quatro meses.

Uma recomendação prática para a volta, que evita o erro mais comum. A vontade é retomar com a carga de antes, e a musculatura até tolera, porque a força volta rápido. Mas tendão e ligamento se readaptam mais devagar do que o músculo, e é justamente aí que aparecem as lesões de quem retorna. O caminho é começar com algo em torno de metade a sessenta por cento da carga anterior nas primeiras duas semanas e subir rápido depois, deixando a dor tardia dos primeiros treinos passar antes de acelerar. Duas ou três sessões de corpo inteiro nas primeiras semanas costumam funcionar melhor do que voltar direto na divisão antiga.

E a parte que decide tudo é a comida. Com proteína adequada e calorias suficientes, o retorno é rápido. Com déficit, ele não acontece, por mais memória muscular que exista.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.