Pular para o conteúdo

Duvidas com Dieta

Respostas em Destaque

Pessoal, ultimamente tenho ido a uma nutricionista esportivo. Porém estou com receio de que alguma coisa está errada na minha dieta que montou pra mim. Porque nos ultimos meses de 2017 tive que dar uma licença com academia por motivos de saúde e ao todo foram 3 meses parado e acabei engordando 15 kg. Ao consultar, ela montou uma dieta para que eu possa queimar gordura e baixar uma grande porcentual de gordura corporal (BF). E ai que vem a dúvida. Vejo que ela colocou pouca ingestão de carboidratos diários e em varios artigos que li, cheguei a uma conclusão que é preciso ter uma quantidade de carboidratos para que a gordura possa ser eliminada (me corrijam se eu estiver errado).  E faço academia 6 vezes por semana.

Segue abaixo a minha dieta

-Café da manhã (07:30)

1 ovo mexido com uma colher de chia e 1 colher de azeite

-Colação (09:30)

2 ovos cozidos

-Almoço (11:30)

1 porção média de carne magra

1 colher de chia

Salada a vontade

1 Cápsula Ômega 3

1 Laranja

-Café da tarde (14:30)

1 maça

-Pré treino (17:30)

150g de mandioquinha(pode ser substituido por outros carboidratos)

150g de frango

5g de BCCA

-Pós treino (20:30)

1,5 porção de Carne

Salada a vontade

1 laranja.

*Lembrando que 1 porção de carne é equivalente a 150g

• Respostas 6
  • Visualizações 1,1mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Giovanni Bruno
    Giovanni Bruno

Fiz exatamente o que disse. Fui atras dela e tirei todas as duvidas com ela. Ela fez um ajuste e com um tempo consegui ver uma diferença na diminuição da cintura e abdomem

• Dra. Shalimar Diniz
    Dra. Shalimar Diniz

Ola Giovanni! ainda bem que vc não é meu paciente perguntado isso aqui rsrs brincadeiras a parte, acho que deve confiar no profissional que escolheu! Claro, sempre temos que ter uma noção pq existem m

• Sim, "a gordura queima numa fogueira de carboidratos" mas o processo de emagrecimento não pode ser visto somente por esta visão limitada. o total de calorias ingeridas também faz diferença, então se a

@Giovanni Bruno ou você confia no profissional, ou consulta um outro profissional. 

Largue mão da internet. Tem.muita coisa boa sim, mas 80% é lixo. Quer saber se o nutri está certo??? Leia artigos científicos ou livros de autores renomados, e não essas bobageiras que escrevem nos milhões de sites de treinamento, musculação, saúde, bem estar, etc.

Por fim, você disse que chegou à conclusão de ser necessário uma certa quantidade de Carbos para reduzir BF... Ok, qual é está quantidade? Será que a dieta do teu nutri já não contém o necessário? Aliás, você sabe o quê come? Quanto come por dia de cada um dos macronutrientes? Qual é o total de calorias que ingere versus a tua necessidade energética diária? Se não souber responder com exatidão a todas estas perguntas, significa que não tem a mais ínfima das condições para sequer sonhar em questionar o profissional ao qual consultou.

• 2 semanas depois...

Ola Giovanni! ainda bem que vc não é meu paciente perguntado isso aqui rsrs brincadeiras a parte, acho que deve confiar no profissional que escolheu! Claro, sempre temos que ter uma noção pq existem muitos profissionais ruins. Siga fielmente a dieta prescrita, faça atividade física e aguarde resultados! Se isso não ocorrer vc tem 2 opções: voltar la e conversar com seu nutri (papo real, fale suas duvidas, dificuldades...) ou trocar de profissional. Lembrando que resultados significativos não aparecem da noite para o dia, mas sim com persistencia e consistência. abraços!

• Autor
Em 25/05/2018 em 12:40, Dra. Shalimar Diniz disse:

Ola Giovanni! ainda bem que vc não é meu paciente perguntado isso aqui rsrs brincadeiras a parte, acho que deve confiar no profissional que escolheu! Claro, sempre temos que ter uma noção pq existem muitos profissionais ruins. Siga fielmente a dieta prescrita, faça atividade física e aguarde resultados! Se isso não ocorrer vc tem 2 opções: voltar la e conversar com seu nutri (papo real, fale suas duvidas, dificuldades...) ou trocar de profissional. Lembrando que resultados significativos não aparecem da noite para o dia, mas sim com persistencia e consistência. abraços!

Fiz exatamente o que disse. Fui atras dela e tirei todas as duvidas com ela. Ela fez um ajuste e com um tempo consegui ver uma diferença na diminuição da cintura e abdomem

• Autor
Em 25/05/2018 em 12:40, Dra. Shalimar Diniz disse:

• 8 anos depois...

@Giovanni Bruno, este tópico terminou bem, e vale começar por isso. Você recebeu o conselho de voltar e conversar com a sua nutricionista, fez exatamente isso, ela ajustou, e funcionou. Esse é o desfecho mais raro do fórum inteiro, porque quase ninguém volta para contar.

Mas a sua pergunta específica ficou sem resposta técnica, e ela é boa. Vou respondê la, porque muita gente vai chegar aqui com a mesma dúvida.

Você perguntou se é preciso ter uma quantidade de carboidrato para que a gordura possa ser eliminada.

A resposta é não. Não é preciso carboidrato para queimar gordura.

E a frase que o @Locemar citou, de que a gordura queima numa fogueira de carboidratos, é justamente a origem desse mal entendido. Ela é um ditado antigo de bioquímica, e ele descreve algo real de forma exagerada. A ideia vem de que a oxidação de gordura no ciclo de Krebs depende de oxaloacetato, que é reposto a partir de carboidrato. Só que o corpo tem outras rotas para repor isso, principalmente a partir de proteína, e além disso ele produz corpos cetônicos quando o carboidrato é baixo. Ou seja, ninguém para de queimar gordura por comer pouco carboidrato. Se fosse assim, dietas de baixo carboidrato não emagreceriam ninguém, e elas emagrecem.

O Locemar acerta na conclusão, que é a que importa. O que determina a perda de gordura é o total de calorias, e se a sua dieta está calculada para déficit, você perde gordura. Só corrijo a metade da frase que sustenta a explicação.

Agora, onde o carboidrato de fato faz falta no seu caso, e por que a sua percepção não estava totalmente errada.

Você treina seis vezes por semana. Carboidrato não é necessário para oxidar gordura, mas é o combustível principal do trabalho intenso. Com pouco carboidrato, o que cai não é a queima de gordura, é o desempenho no treino. E desempenho no treino é o que preserva massa magra durante o emagrecimento, que é justamente a diferença entre emagrecer perdendo gordura e emagrecer perdendo músculo.

Olhando a dieta que você postou, é isso que eu teria apontado. O único carboidrato de fato do dia inteiro são cento e cinquenta gramas de mandioquinha no pré treino, mais três frutas. Para quem treina seis vezes por semana, isso é pouco, e provavelmente o total calórico também era baixo.

E há um segundo motivo, que é aderência. Dieta muito restritiva funciona por algumas semanas e falha por meses, e a dieta que funciona é a que se consegue cumprir. Como você mesmo escreveu depois que ela ajustou e você passou a ver diferença na cintura e no abdome, provavelmente foi nessa direção que o ajuste foi.

Duas observações menores sobre a dieta original.

O BCAA no pré treino não acrescenta nada quando a proteína total do dia está adequada, e a sua estava, com ovos e três porções de carne. BCAA são três aminoácidos que já vêm em qualquer proteína completa, em quantidade maior. É o suplemento com pior relação entre preço e utilidade da lista.

E a proteína, que estava bem colocada. A faixa que a literatura sustenta é de um vírgula seis a dois vírgula dois gramas por quilo, e ela é ainda mais importante em déficit, porque é ela que protege a massa magra.

Agora uma coisa que ninguém no tópico comentou e que eu levaria à consulta.

Você escreveu que se afastou da academia por três meses por motivos de saúde e ganhou quinze quilos nesse período.

Quinze quilos em três meses é bastante, e a inatividade sozinha raramente explica isso. Se houve uso de corticoide no tratamento, isso explicaria com folga, e nesse caso a conduta muda. Vale também checar tireoide, com TSH e T4 livre, e glicemia de jejum. Não é para procurar problema onde não há, é que, se houver algo assim, ele muda a estratégia, e você estaria remando contra uma causa que não é dietética.

Sobre a resposta que você recebeu do @Visitante FitCoupleHim, ela veio dura, mas tinha uma pergunta que valia. Ele perguntou se você sabia quantas calorias e quantos macronutrientes comia por dia. Essa é de fato a informação que faltava para você mesmo avaliar a sua dieta, e é o que eu recomendaria a quem chega com a mesma dúvida. Anotar o que come por uma semana, sem mudar nada, resolve a maior parte dessas incertezas antes mesmo da consulta.

E a @Dra. Shalimar Diniz te deu o melhor conselho do tópico, que era voltar e conversar em vez de ajustar por conta própria. Você fez isso, e é por isso que este tópico terminou com resultado em vez de terminar com você abandonando a dieta e concluindo que nutricionista não serve. Vale registrar isso para quem lê, porque a dúvida que você teve é a mesma que faz muita gente parar no meio do caminho sem nunca perguntar.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.