Pular para o conteúdo

Ginecomastia some quando estou arrepiado

Respostas em Destaque

Boa tarde.

Tenho 1,75 de altura e 66 kg, sou bem seco e apresento uma leve ginecomastia. Quando estou ''arrepiado'', como por exemplo, qnd saio do banho ou quando estou com frio, ela acaba sumindo totalmente e meu peito fica normal, mas alguns minutos depois ela já volta a ficar ''inchada''

Alguém que entende do assunto saberia me dizer o motivo?

Pergunto pois estou decidindo se irei operar ou esperar meus 21 anos para ver se ela acaba sumindo sozinha.

No momento tenho 20 anos e a gineco que tenho parece mt com puberal.

• Respostas 7
  • Visualizações 1,8mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

Imagens Postadas

• 2 semanas depois...
  • 7 anos depois...

@Gabriel A, o que acontece quando você se arrepia tem uma explicação simples. A aréola tem uma camada de músculo liso logo abaixo da pele. Com frio, ou na saída do banho, esse músculo contrai junto com o arrepio: o mamilo endurece, a aréola encolhe e repuxa o tecido que está embaixo. Com isso, o volume parece sumir. Quando o músculo relaxa, alguns minutos depois, o volume volta.

Esse comportamento é muito típico do que se chama de mamilo inchado (puffy nipple), quando há um pouco de tecido glandular concentrado logo atrás da aréola, sem aumento do peito como um todo. Não é sinal de algo grave. Mostra apenas que o volume está concentrado na região da aréola.

Para decidir entre operar e esperar, alguns pontos ajudam:

Ginecomastia puberal costuma regredir sozinha dentro de 6 meses a 2 anos depois de aparecer. Quando persiste além disso, principalmente depois dos 18 a 20 anos, o tecido tende a ficar mais fibroso, e a chance de sumir sozinho cai bastante. Se ela está aí desde o começo da adolescência, esperar até os 21 provavelmente não muda o quadro.

Um teste em casa ajuda a diferenciar: apertar a região entre o polegar e o indicador. Um disco firme e elástico logo abaixo da aréola é glândula. Algo mole e espalhado é gordura, e no seu caso, com 66 kg e pouca gordura, isso é menos provável.

Antes de qualquer cirurgia, vale uma consulta com endocrinologista ou mastologista, com ultrassom da mama e exames hormonais (testosterona, estradiol, LH, FSH, prolactina, TSH e função do fígado). Isso descarta causas que não sejam da puberdade e mostra se existe tecido glandular de verdade para retirar. Para o puffy nipple, a cirurgia costuma ser pequena, com incisão na borda da aréola.

Se, depois da avaliação, o volume for mínimo e só incomodar em algumas situações, não operar também é uma escolha válida, como o @Kami Back sugeriu. A decisão fica entre o quanto isso incomoda você e o que o exame mostrar.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.