Pular para o conteúdo

Posso treinar com varicocele?

Respostas em Destaque

• Respostas 3
  • Visualizações 522
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Poder pode, mas sabendo que o esforço intenso pode piorar o quadro da doença. 

• THIAGOMONTEIROCOACH
    THIAGOMONTEIROCOACH

Opera isso ae man... sem tirar o fato de que pode estar atrapalhando sua fertilidade... Por outro lado... eu tenho varicocele e já competi várias vezes, treino faz mais de 7 anos e nunca tive pro

• 1 mês depois...

Opera isso ae man... sem tirar o fato de que pode estar atrapalhando sua fertilidade...

Por outro lado... eu tenho varicocele e já competi várias vezes, treino faz mais de 7 anos e nunca tive problemas com ela,... mas fui no médico e tal e ele me disse que tá de boa...

Editado em por THIAGOMONTEIROCOACH
erro ortográfico

• 7 anos depois...

@Paulo neneco, pode treinar. E vale destrinchar as duas respostas que você recebeu, porque as duas têm um pedaço certo e um pedaço que precisa de ajuste.

A varicocele é uma dilatação das veias do plexo que drena o testículo, causada por refluxo de sangue. Aparece do lado esquerdo na grande maioria dos casos, e isso tem explicação anatômica: a veia testicular esquerda desemboca na veia renal esquerda em ângulo reto, enquanto a direita desemboca direto na veia cava, num trajeto mais favorável. Não é azar, é encanamento.

Sobre treinar. Musculação não causa varicocele e não há evidência boa de que levantar peso transforme uma varicocele leve em grave. O que o esforço faz, e aí a observação do Locemar tem fundo, é aumentar a pressão intra-abdominal durante a manobra de Valsalva, o que aumenta o refluxo naquele momento e pode acentuar o sintoma. Repare na diferença: piorar o sintoma no dia não é o mesmo que progredir a doença. Se você treina e não sente nada, como é o caso da maioria, não existe motivo para parar nem para evitar agachamento e levantamento terra.

Sobre operar. Aqui eu discordo do conselho direto. Ter varicocele não é indicação cirúrgica. A maior parte dos homens com varicocele nunca vai precisar de cirurgia e nunca vai ter consequência alguma. As indicações costumam ser dor que não melhora com medida conservadora, alteração no espermograma em casal que está tentando engravidar, diferença de tamanho entre os testículos, principalmente em adolescente ainda em crescimento, ou testosterona baixa com o restante da investigação apontando para ali. Fora disso, a conduta padrão é acompanhar. Aliás, o próprio relato do colega ilustra bem isso: sete anos de treino, várias competições, avaliado por médico e liberado.

Como saber em qual grupo você está. Avaliação com urologista, com exame feito em pé e com Valsalva, porque deitado muitas varicoceles desaparecem e passam despercebidas. Se houver dúvida, ultrassonografia com doppler. E se fertilidade for assunto para você agora ou no futuro, espermograma, de preferência duas coletas em datas diferentes, porque a variação entre amostras do mesmo homem é grande.

Um sinal de alerta que quase nunca é mencionado e que vale você guardar. Varicocele isolada do lado direito, ou varicocele que não esvazia quando você deita, ou que apareceu de repente em adulto, merece investigação de imagem do abdome. Nessas apresentações é preciso descartar que alguma massa retroperitoneal esteja comprimindo a drenagem venosa. É situação incomum, mas é o único cenário em que a varicocele deixa de ser um problema local e vira pista de outra coisa.

Duas notas práticas para quem treina com sintoma. A dor típica é peso ou incômodo que aumenta ao longo do dia, piora em pé por muito tempo e alivia deitado. Suspensório escrotal em treino pesado, uso correto do cinto sem prender a respiração mais do que o necessário e evitar Valsalva prolongada em séries longas costumam reduzir o incômodo sem tirar você da academia.

Por fim, um ponto que interessa muito neste fórum e que o tópico não tocou. A varicocele está associada a prejuízo da espermatogênese e, em parte dos casos, a testosterona mais baixa. Quem tem varicocele e pensa em usar esteroides está somando duas agressões ao mesmo testículo, e a recuperação depois do ciclo tende a ser pior nesse cenário do que em quem tem testículo íntegro. Se esse for o seu caso, o espermograma antes de qualquer coisa deixa de ser detalhe e vira o exame mais importante da lista.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.