Pular para o conteúdo

Problemas com o TRT: libido, ereção e acne!

Respostas em Destaque

Chegando tarde a este tópico, mas com algumas peças que ficaram faltando e que interessam a quem passa pelo mesmo problema, que é a combinação de acne, libido zerada e ereção ruim durante reposição.

Sobre a acne, existe um mecanismo específico e ele explica por que ela surgiu depois de meses de uso e não no começo. Andrógenos aumentam o tamanho e a atividade da glândula sebácea, e quem faz a maior parte desse efeito na pele não é a testosterona, é a di-hidrotestosterona formada localmente pela enzima 5 alfa redutase. Mais sebo altera o ambiente do folículo, favorece a bactéria Cutibacterium acnes e gera a inflamação que forma as lesões. Isso tem três consequências práticas. Primeira, acne por andrógeno é dose dependente e piora com picos, então aplicação única semanal favorece o quadro em relação a duas aplicações. Segunda, ela não melhora com inibidor de aromatase, porque o caminho é o DHT e não o estrogênio. Terceira, ela responde a tratamento dermatológico convencional, e nesse caso peróxido de benzoíla e retinoide tópico costumam fazer mais diferença do que qualquer ajuste hormonal. Acne em tronco e costas, que é o seu caso, é a que mais deixa cicatriz, então tratar cedo importa.

Sobre a libido, o dado mais importante do seu relato é que suspender o anastrozol por duas semanas não trouxe melhora. Isso é esperado e não significa que a hipótese estava errada. O anastrozol tem meia-vida de cerca de dois dias, mas o estradiol não sobe junto com a queda da droga, ele precisa ser produzido de novo a partir da testosterona, e a recuperação clínica costuma levar de quatro a seis semanas. Julgar em duas semanas leva à conclusão errada e faz muita gente reintroduzir o inibidor justamente quando ele começaria a fazer falta.

Sobre a maconha, você disse não achar que ela atrapalha, e eu não trataria isso como certeza. Existe diferença entre efeito agudo e efeito crônico. No uso pontual muita gente relata aumento de desejo. No uso diário e prolongado, a literatura aponta associação com queda de libido e disfunção erétil, provavelmente por ação sobre o sistema endocanabinoide e sobre o eixo hormonal. Não estou dizendo que é a causa, estou dizendo que é uma das poucas variáveis do seu quadro que dá para testar de graça, o que num cenário sem dinheiro para exames tem valor prático.

Sobre o exame, quando ele acontecer, dois detalhes definem se o resultado vai servir. O momento da coleta deve ser no vale, ou seja, imediatamente antes da próxima aplicação, porque é o pior cenário e o mais informativo. E o estradiol precisa ser o ultrassensível, já que o imunoensaio comum tem imprecisão grande em homem e é exatamente esse exame que decide se você deve ou não usar inibidor. Se o orçamento apertar, eu priorizaria testosterona total, SHBG, estradiol ultrassensível, prolactina e hemograma. Hematócrito é obrigatório em qualquer reposição, porque é a alteração que traz risco agudo e não dá sintoma.

Um ponto sobre a resposta de que ereção com estímulo direto significa que está tudo bem. Ela indica que o mecanismo vascular e o reflexo estão funcionando, o que é boa notícia, mas não descarta desejo comprometido por causa hormonal ou por estradiol baixo. São coisas separadas e vale acompanhar as duas.

Por fim, sobre a vitamina D, faz sentido no seu contexto de trabalho em área interna e inverno, mas com uma ressalva. Dose alta e contínua sem dosar 25 hidroxivitamina D não é isenta de risco, principalmente pela relação com cálcio. Como você já ia coletar sangue, incluir essa dosagem custa pouco e evita chutar dose por anos.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

• Respostas 50
  • Visualizações 12,1mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Sem exames vai ser complicado, seu anastrozol é 100% confiável?? Pq acne, libido e ereção zoado pode ser e2 alto, porém o e2 baixo demais também zoa a libido e ereção!!! Supondo que não vá fazer

• @Apollo Galeno A dieta que sigo realmente é a descrita acima. Eu sou bem focado, logo mesmo com trabalho e escola eu sigo a minha dieta fielmente, apenas me dou ao luxo de sair dela 1x por semana gera

• Perfil Desativado
    Perfil Desativado

Fez bem. Assim fica dentro dos padrões fisiológicos. Agora, vamos com calma... Uns dias a mais sem libido não farão diferença. Então, controle bem a ansiedade que vai dar certo. Não faca ain

Imagens Postadas

Crie uma conta ou entre para comentar

Conteúdo Semelhante

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.