Pular para o conteúdo

Dieta e treino

Respostas em Destaque

• Autor
4 minutos atrás, Locemar disse:

E quando vc começou a dieta? Porque o problema pode estar na expectativa errada que criou em cima dos resultados. 

O ideal realmente é ter acompanhamento nutricional, mas lembre-se que você começou a se exercitar há 1 mês somente. Tem muito trabalho pela frente. 

Comecei a dieta no final de julho, estava com 78,90. Eu realmente criei uma expectativa muito grande mas, vou ao nutri e tenho certeza que vou conseguir meus objetivos, preciso melhorar essa parte da fraqueza muito grande que sinto quando estou fazendo as atividades físicas. 

• Respostas 13
  • Visualizações 849
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Padronize seu tópico por favor..... Podemos te ajudar sim, porém padronize seu tópico com TODAS as informações exatamente conforme solicitadas ....(Copie e cole e responda ao lado) Idade:

• Idade: 30 anos Altura: 1,55 Peso: 74,30 Medicações em uso (Anticoncepcional, etc...): NAO USO Problemas de Saúde: NÃO ATE ONDE SEI Tempo de treino: AERÓBICO 45 MINUTOS/ FACO T

• Mas você não engordou assim em 2 meses. Como vc se alimentava antes? Come doces? Bebe? Final de semana foge da dieta? Porque o processo de queima de gordura é demorado, vc não vai emagrecer em 2

Imagens Postadas

• Moderador
Agora, RAFAGIRLSLZ disse:

Comecei a dieta no final de julho, estava com 78,90. Eu realmente criei uma expectativa muito grande mas, vou ao nutri e tenho certeza que vou conseguir meus objetivos, preciso melhorar essa parte da fraqueza muito grande que sinto quando estou fazendo as atividades físicas. 

Rafa, pra 2 meses seu resultado está ÓTIMO. O problema é aquilo que eu falei. A pessoa engorda em 2 anos e quer perder em 2 meses. Você perdeu 5kg mesmo com uma dieta mal montada. Sua fraqueza pode estar no seu sedentarismo e na alimentação que ainda não está adequada. Então tenha paciência, os resultados podem demorar um pouco e não se frustre com isso, o caminho é exatamente assim. Vá na sua nutricionista e faça suas atividades físicas diariamente. Se tiver qualquer dúvida, pode nos procurar.

• Autor
4 minutos atrás, Locemar disse:

Rafa, pra 2 meses seu resultado está ÓTIMO. O problema é aquilo que eu falei. A pessoa engorda em 2 anos e quer perder em 2 meses. Você perdeu 5kg mesmo com uma dieta mal montada. Sua fraqueza pode estar no seu sedentarismo e na alimentação que ainda não está adequada. Então tenha paciência, os resultados podem demorar um pouco e não se frustre com isso, o caminho é exatamente assim. Vá na sua nutricionista e faça suas atividades físicas diariamente. Se tiver qualquer dúvida, pode nos procurar.

Muito obrigada pela atenção e ajuda.

• 6 anos depois...

@RAFAGIRLSLZ, o @Locemar te acompanhou bem e acertou no principal, que era a sua expectativa. Cinco quilos em dois meses é um resultado ótimo e você achou pouco. Isso está resolvido.

Volto no tópico porque tem uma coisa que você repetiu três vezes e que ficou sem resposta específica. E ela é a mais importante do que você escreveu.

Você disse que na academia fica fraca, sua frio, o coração acelera e às vezes não consegue terminar o exercício.

Suor frio junto com taquicardia e fraqueza não é falta de condicionamento. Falta de condicionamento dá cansaço, falta de ar e perna pesada, e melhora quando você para de se esforçar. Suor frio com coração disparado é outra coisa, e o conjunto mais provável no seu caso é hipoglicemia.

Repare no desenho do seu dia. Você toma café da manhã com tapioca, treina em seguida, e o resto do dia é salada com um pouco de proteína, às vezes uma colher de arroz, e mingau de aveia à noite. Você mesma escreveu que a dieta está quase sem nada de carboidrato.

Ou seja, você está entrando no treino com a reserva de glicogênio baixa, porque ela vem sendo pouco reposta há semanas. Quando a glicose cai durante o esforço, o corpo libera adrenalina para compensar, e é a adrenalina que produz exatamente o que você descreveu: suor frio, coração acelerado, tremor e fraqueza súbita.

Três coisas sobre isso.

A primeira é que isso não é normal e não é para ser tolerado como parte do processo. Existe risco real de desmaio.

A segunda é o que fazer na prática: coma carboidrato de verdade na refeição antes de treinar e ao longo do dia. Não precisa ser muito. Uma banana ou uma fruta trinta minutos antes do treino, arroz no almoço todos os dias e não às vezes, e um carboidrato junto do jantar já mudam bastante o quadro. Se acontecer durante o treino, pare, sente, e coma algo doce.

A terceira, e é importante: você disse que ia fazer exames de sangue e ir à nutricionista. Ótimo. Leve esse relato exatamente como você escreveu aqui, com as palavras suor frio e coração acelerado, porque existem outras causas que precisam ser descartadas. Anemia é a mais comum em mulher de 30 anos e dá fraqueza e taquicardia. Alteração de tireoide também. E arritmia, embora menos provável, precisa ser lembrada quando o sintoma aparece sempre no esforço.

Além da glicemia e dos hormônios que você já ia pedir, vale incluir hemograma completo, ferritina, TSH e T4 livre, e vitamina B12. Ferritina baixa com hemograma ainda normal é uma causa comum de fraqueza em mulher e passa despercebida quando só se olha a hemoglobina.

Agora, sobre a dieta em si, porque ela explica parte do que está acontecendo.

Somando o que você descreveu, você deve estar em algo entre 900 e 1.200 kcal por dia, e a proteína provavelmente abaixo de 60 g. Para 74 kg, o alvo de proteína é de aproximadamente 90 a 110 g.

Isso importa por um motivo que quase ninguém explica: em déficit muito agressivo e com proteína baixa, boa parte do peso perdido vem de massa magra, não de gordura. E massa magra perdida é justamente o que faz a pessoa recuperar o peso depois, porque o gasto do corpo cai junto. Você mesma escreveu que emagrece e engorda desde criança. Esse ciclo tem muito a ver com o quanto de músculo se perde no caminho.

Então o ajuste que eu faria, e ele significa comer mais e não menos:

Proteína em todas as refeições, incluindo o café da manhã. Ovo com a tapioca, por exemplo, em vez da tapioca sozinha.

Arroz ou outro carboidrato todo dia no almoço, uma porção normal, e não uma colher às vezes.

Uma fruta antes do treino.

E o jantar com proteína de verdade, e não só mingau de aveia.

Isso vai subir as calorias, e é provável que o peso caia numa velocidade parecida ou até melhor, porque o rendimento no treino melhora e a perda passa a vir de gordura. E, principalmente, os episódios de suor frio tendem a acabar.

Duas observações sobre o treino.

Você faz 45 minutos de aeróbico e alterna um dia perna, outro dia braço. Isso está bom para começar. O único ajuste que eu sugeriria é anotar a carga de cada exercício e buscar subir, porque é a carga que preserva o músculo durante o emagrecimento. Aeróbico queima caloria no momento, mas quem protege a massa magra é o peso.

E, se possível, treine depois de uma refeição completa e não só depois do café da manhã. Enquanto o carboidrato estiver baixo, esse detalhe faz diferença nos sintomas.

Por fim, uma coisa que eu quero deixar registrada. Você escreveu que acha que deve ter algum problema. Talvez tenha, e os exames vão dizer. Mas repare no que você já fez: dois meses de dieta, um mês de academia, cinco quilos a menos e nenhuma besteira. Isso é constância, e constância é a parte difícil. O que está faltando não é força de vontade, é comida na hora certa.

Se quiser um ponto de partida com as quantidades definidas e o carboidrato de volta, o site tem um gerador de dieta simulada em https://fisiculturismo.com.br/ferramentas/dieta/ . A saída é simulada e serve como rascunho para levar à nutricionista, não como prescrição.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.