Pular para o conteúdo

Complicacao apos cirurgia no esofago !! HELP !!

Respostas em Destaque

Fiz uma cirurgia tem aproximadamente 6 meses no esofago/estômago de hérnia de hiato(refluxo), desde então tenho sintomas como diarreia cronica e dor de barriga frequentemente.
Medicamentos: tomo imosec todo dia para dar uma segurada
Dieta: Basicamente no meu dia a dia eu só como pão, ovos,arroz,feijão,bife, legumes,suco clight,  ,mandioquinha

Alguem sabe o porque\?

• Respostas 3
  • Visualizações 620
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Acho que procurar um gastro é bem melhor do que perguntar por aqui.  Você pode ter algum outro problema estomacal que até influenciou no aparecimento da hernia. Diarreia eu acho estranho, ma

• Acredito que o amigão @Bruce Slajvic acima já lhe orientou bem......GASTRO. Terá que passar no médico...colher nova historia clinica....ver se não deixaram passar nenhum detalhe batido no seu cas

Acho que procurar um gastro é bem melhor do que perguntar por aqui. 

Você pode ter algum outro problema estomacal que até influenciou no aparecimento da hernia.

Diarreia eu acho estranho, mas como você dificultou a volta de gases do estômago para o esôfago, a fim de melhorar a questão do refluxo, você acaba acumulando mais gases na região estomacal - intestinal, já que ''arrotar'' é bem mais difícil agora.

Evitar alimentos que produzem muito gás também é uma boa (feijão é um deles), mas como já faz 6 meses, já passou de período pós operatório de cuidados e etc, e entendo pouco disso, não sei dizer se pode ter tanta relação com a dieta assim. Tenta variar ela por uma ou duas semanas e vê se melhora.

• Moderador
16 horas atrás, Gaabalbas disse:

Alguem sabe o porque\?

Acredito que o amigão @Bruce Slajvic acima já lhe orientou bem......GASTRO.

Terá que passar no médico...colher nova historia clinica....ver se não deixaram passar nenhum detalhe batido no seu caso.........as vzs repetir e realizar exames como Endoscopia e Colonoscopia com Biopsia.......etc......enfim...é uma amplitude de coisas para 5 linhas de forúm FISICULTURISMO.

Procure um médico.....e se quiser dar um feedback mais completo e elaborado aqui depois.....será bem vindo

TMJ

• 6 anos depois...

Diarreia crônica depois de cirurgia de hérnia de hiato tem causas conhecidas e bem descritas, então dá para sair daqui com hipóteses concretas para levar ao gastro, em vez de só esperar a consulta.

A primeira é lesão ou irritação do nervo vago. A fundoplicatura, que é a cirurgia usada para hérnia de hiato com refluxo, é feita bem próxima dos ramos do vago, e mesmo sem lesão evidente o trânsito intestinal pode ficar acelerado depois. Diarreia pós-vagotomia é complicação reconhecida e costuma aparecer justamente nos primeiros meses, muitas vezes com evacuação explosiva e urgência, às vezes ligada às refeições.

A segunda é a síndrome de dumping, em que o esvaziamento gástrico fica acelerado e o conteúdo chega rápido demais ao intestino. Ela dá diarreia, cólica, distensão e, na forma tardia, mal-estar com suor, tremor e fraqueza uma a três horas depois de comer, por queda de glicemia. O sinal que ajuda a identificar é a relação clara com refeições, principalmente as com muito carboidrato simples ou líquidos junto da comida.

A terceira é má absorção de sais biliares, que também fica mais comum depois de cirurgia dessa região e responde muito bem a tratamento específico com quelante, como a colestiramina. O padrão típico é diarreia amarelada, líquida e urgente, às vezes logo depois de comer. Vale a quarta hipótese também, que é supercrescimento bacteriano no intestino delgado, comum quando a motilidade muda, com distensão e gases importantes junto.

E tem um detalhe na sua dieta que ninguém comentou e que pode estar contribuindo mais do que parece: o suco em pó adoçado. Vários adoçantes usados nesses produtos, principalmente sorbitol, manitol e xilitol, têm efeito laxativo direto e dose-dependente, e sucralose e aspartame incomodam parte das pessoas. Um teste simples e gratuito é tirar completamente o suco em pó por duas semanas e ver o que acontece. Se melhorar, resolveu sem exame nenhum. Vale testar também a retirada temporária de lactose, porque intolerância transitória aparece com facilidade depois de quadros intestinais.

Agora a parte que mais me preocupa no seu relato: você está tomando loperamida todo dia. Isso segura o sintoma e deixa a causa sem diagnóstico, e uso contínuo de antidiarreico sem investigação não é conduta segura, principalmente porque em alguns quadros ele piora a evolução. Diarreia crônica há seis meses já está muito além do período pós-operatório esperado e precisa ser investigada.

Quando for ao gastro, leve essas hipóteses nominalmente e mencione o uso diário de loperamida. Os exames que costumam entrar nessa investigação incluem exames de fezes com pesquisa de gordura e de agentes infecciosos, testes respiratórios para supercrescimento bacteriano e intolerância a lactose, avaliação de doença celíaca, além de endoscopia e, se indicado, colonoscopia com biópsia. E sinais que pedem pressa: sangue nas fezes, febre, perda de peso não intencional, diarreia que acorda você à noite ou sinais de desidratação.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.