Pular para o conteúdo

Redução de Gordura

Respostas em Destaque

• Autor

Só uma observação, a dieta que eu postei é um exemplo do que eu comi aquele dia. Não é assim todo dia. Minha dieta não diz exatamente que fruta ou carne comer, mas o tipo de fruta. Exemplo, comer frutas vermelhas hoje, ai eu escolho a fruta vermelha ou comer proteina de carne branca hoje, ai eu escolho a proteina de carne branca. Eu pedi isso por que eu almoço e janto no trabalho, então pra mim comer uma carne, fruta, legume específico é difícil, mas comer um tipo de fruta, carne ou legume já é mais fácil.

Obs2 esqueci de falar, fiz biopedância, o comentário da nutri da smart é baseado nisso.  E realmente tava baixo,  mas é consequência de dietas fracassadas, ficar muito tempo sem exercitar o membro e a pandemia, que durante ela não fiz nada e só fiquei em casa mesmo. Ganhei só na pandemia 10kg.

• Respostas 12
  • Visualizações 1,4mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Pra ser bem direto, faz uma bateria de exames, tentar ver se é algo hormonal. Dieta pode se calculada seguindo seus macros com déficit calórico. Vai ter que passar fome mesmo pra acontecer, vai ser al

• É preciso ver como está sua dieta, seu treino, etc. Fácil de resolver amigo

• euripedesroo
    euripedesroo

treino: musculação em jejum  pós treino: um sachê de best blend protein maça ou banana no café da manhã almoço com 2 tipos de proteina sem muita gordura, saladas, legumes de baixa calor

Imagens Postadas

• Moderador
4 horas atrás, euripedesroo disse:

Só uma observação, a dieta que eu postei é um exemplo do que eu comi aquele dia. Não é assim todo dia. Minha dieta não diz exatamente que fruta ou carne comer, mas o tipo de fruta. Exemplo, comer frutas vermelhas hoje, ai eu escolho a fruta vermelha ou comer proteina de carne branca hoje, ai eu escolho a proteina de carne branca. Eu pedi isso por que eu almoço e janto no trabalho, então pra mim comer uma carne, fruta, legume específico é difícil, mas comer um tipo de fruta, carne ou legume já é mais fácil.

Obs2 esqueci de falar, fiz biopedância, o comentário da nutri da smart é baseado nisso.  E realmente tava baixo,  mas é consequência de dietas fracassadas, ficar muito tempo sem exercitar o membro e a pandemia, que durante ela não fiz nada e só fiquei em casa mesmo. Ganhei só na pandemia 10kg.

A alimentação deve ser rica e balanceada... seu corpo não vai diferenciar a proteína do frango com a proteína do boi... pra ele é tudo proteína... mas a variedade é importante por outros fatores como a boas gorduras... frutas tem que variar assim como os legumes... não são apenas carboidratos e sim macro/micronutrientes, vitaminas e sais minerais... mesma coisa com legumes, folhagens... a alimentação tem que ser rica e balanceada.

Sua nutri deve ter tido a intensão de dizer que vc ganhou MG e perdeu MM... que foi o que aconteceu pelo que colocou agora...

Bom amigo... lembre-se de que boa alimentação e atividades físicas são importantes para o bem estar físico e pisico, portanto deve ser uma constância na sua vida. 

Paciência e determinação 💪

• 4 anos depois...

O @euripedesroo trouxe uma frase que aparece em quase todo tópico de emagrecimento, e é a que mais atrapalha quem a repete: que já tentou de tudo, que o corpo viciou nas dietas e que nenhuma funciona.

Existe um estudo que responde exatamente a isso, e ele responde de forma incômoda, mas útil.

Pesquisadores pegaram pessoas que se descreviam como resistentes à dieta, ou seja, gente que jurava comer pouco e não emagrecer, e mediram tudo em laboratório por catorze dias com água duplamente marcada, que é o método de referência.

O que elas relatavam comer: cerca de 1.028 kcal por dia.

O que elas de fato comiam: 2.081 kcal por dia.

A subestimação média foi de 47 por cento, e a atividade física foi superestimada em 51 por cento. E o resultado mais importante: o gasto energético e o metabolismo de repouso delas estavam dentro de 5 por cento do previsto para a composição corporal. Não havia nada de errado com o metabolismo.

Trago isso porque encaixa quase exatamente no caso dele.

O dia que ele descreveu foi: um sachê de proteína no pós treino, uma maçã ou banana no café, almoço com proteína magra e legumes de baixa caloria, uma fruta no lanche e 120 g de peito de frango com salada no jantar. Isso dá em torno de mil calorias.

Um homem de 84 kg comendo mil calorias por dia emagreceria depressa, e sem exceção. Como ele não estava emagrecendo, uma das duas informações está incompleta.

E ele mesmo deu a pista, sem se dar conta, quando explicou depois que aquilo era um exemplo de um dia e que não era assim todo dia, e que a dieta dele define tipos de alimento e não quantidades, porque almoça e janta no trabalho.

Ou seja, ele não estava registrando o que comia. Estava registrando uma categoria. Comer proteína de carne branca hoje pode ser 100 g de frango grelhado ou 300 g de frango à parmegiana, e a diferença entre as duas é de mais de 500 kcal. Almoçar e jantar fora, sem pesar, é justamente o cenário em que a subestimação de 47 por cento do estudo acontece.

Isso não é acusação de má fé, e faço questão de deixar claro. As pessoas do estudo eram sinceras. É que estimar caloria de comida feita por outra pessoa, sem balança, é impossível para qualquer um.

E a boa notícia é grande: se o problema não é o metabolismo, então ele é corrigível. Corpo não vicia em dieta.

Agora, o que eu faria de diferente, e são três coisas.

A primeira é a proteína, que é o buraco mais evidente da dieta dele.

Contando o que foi descrito, ele deve estar em algo entre 80 e 100 g de proteína por dia. Para 84 kg, o alvo em déficit calórico fica entre 130 e 170 g.

E isso importa muito no caso específico dele, porque ele fez bioimpedância e o resultado apontou massa muscular baixa. Emagrecer em déficit com proteína insuficiente é a forma mais eficiente de perder justamente a massa magra que ele já tem pouca. Ele estaria trocando o problema do peso pelo problema da composição.

Junto com isso, o treino em jejum com proteína baixa é a pior combinação possível para quem está tentando recuperar massa.

A segunda é sobre a lesão, que ninguém do tópico comentou e que é o fato mais importante da história dele.

Ele teve fratura de coluna, passou por cirurgia, ficou nove semanas deitado e ficou com dor cervical. A massa muscular baixa que a bioimpedância apontou não é mistério metabólico, é atrofia por desuso, que é exatamente o que nove semanas de repouso produzem. É um achado esperado, e é reversível com treino de força.

Mas isso também significa que o conselho de treinar como um cavalo, dado com boa intenção pelo @Batata..., não serve para ele. Quem passou por cirurgia de coluna precisa de progressão orientada, com atenção a exercícios que carregam a coluna axialmente, e o profissional que resolve isso é o fisioterapeuta ou o educador físico com experiência clínica, e não o volume de treino. Ele fez pilates antes, e essa transição do pilates para a musculação era o ponto que mais merecia planejamento no tópico inteiro.

A terceira é o colesterol, que ele mencionou três vezes e que ninguém respondeu.

Colesterol alto não é um número só. O que decide conduta é a fração: LDL, HDL e triglicérides, além do não HDL. Vale pedir o perfil lipídico completo e olhar cada um.

E há um detalhe que interessa a ele em particular. Perda de peso derruba muito os triglicérides e mexe pouco no LDL. Então, se o problema principal dele for LDL alto, emagrecer vai ajudar menos do que ele espera, e o caminho passa por outras coisas: fibra solúvel, que é aveia, feijão, lentilha e frutas com casca, redução de gordura saturada, e avaliação médica sobre necessidade de tratamento.

E há uma hipótese que vale levar ao médico, justamente por causa da frase dele de que já tentou de tudo: se o LDL estiver muito alto e não responder a nada, existe uma condição genética chamada hipercolesterolemia familiar, que é bem mais comum do que se imagina, é subdiagnosticada, e não se resolve com dieta. Vale perguntar sobre histórico de infarto precoce na família.

Sobre a bioimpedância e o comentário de que ele teria massa muscular extremamente baixa do quadril para cima, a estranheza do @Batata... tinha fundamento.

Bioimpedância não mede músculo. Ela mede a resistência à passagem de uma corrente elétrica e estima composição corporal a partir da água do corpo. O resultado varia bastante com hidratação, com a última refeição, com treino recente e até com a bexiga cheia. Ela é razoável para acompanhar tendência ao longo do tempo, sempre nas mesmas condições, e é fraca para afirmações regionais desse tipo.

O que ele tem de sólido é bem mais simples e não precisa de aparelho: fratura de coluna, cirurgia, nove semanas na cama, pandemia sem treinar. Isso explica tudo, e a conduta é a mesma.

Duas correções finais sobre orientações que se contradizem dentro do próprio tópico.

Foi dito a ele que vai ter que passar fome. E foi dito, corretamente, para manter um déficit de 200 a 400 kcal. As duas coisas não convivem. Um déficit de 200 a 400 kcal é praticamente imperceptível, e é justamente por isso que ele funciona: dá para sustentar por meses. Dieta que dá fome é dieta que acaba, e provavelmente é essa a história das dietas que ele diz terem falhado.

E vale registrar as boas perguntas da @TataBarb, que foi a única a perguntar se aquilo era tudo o que ele comia no dia, quem tinha montado, os horários e o que acontecia nos fins de semana. Eram exatamente as perguntas certas, e nunca foram respondidas por completo. A resposta a elas provavelmente resolveria o caso.

Se quiser um ponto de partida para transformar categoria de alimento em quantidade, que é o que falta, o site tem um gerador de dieta simulada em https://fisiculturismo.com.br/ferramentas/dieta/ . A saída é simulada e serve como rascunho para ajuste, não como prescrição.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.