Pular para o conteúdo

É normal o aparecimento de manchas roxas nos braços após o treino?

Respostas em Destaque

Em 18/07/2003 em 14:13, Visitante disse:

Na minha opinião não quer dizer que tá algo anormal, acho até normal se você faz um treino top, acredito q pode aparecer sim vasinhos estourados. Já apareceu na parte da frente da minha coxa. A um tempo atrás... hoje q resolvi mudar de treino, tem um na lateral da minha perna e outro atrás no posterior. Acredito que foi pela flexora sentada, eu nem fico apavorada kkk a minha passa dias e vai começando verdinha , depois vai ficando roxa, passo Catflan e massageio e em 2 dias já melhora ou até mesmo gelo. E a dor é de dolorido na região nada de bicho de 7 cabeças. :)

Tati,

Quando eu saí do treino normalzinho pra um treino mais pesado, minhas pernas e até mesmo gluteo viviam apresentando pequenos roxinhos, como se eu tivesse batido mesmo.

MEU MARIDO IMPLICOU ATÉ ! Perguntando de onde vinham estes roxos...

Bom, como aparecia sempre depois dos treinos tb imaginei que fosse dos treinos mesmo e agora acho que vc ta aí pra confirmar...

Fd

• 7 anos depois...
  • Respostas 11
  • Visualizações 20,1mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Cleber Querino
    Cleber Querino

estou com uma dessa na mesma região creio que é o mesmo caso fui ver hoje pois comecei um novo treino essa semana

• Fala blz? Bom isso é sinal de que está errado alguma coisa, a dor nunca é boa, o seu corpo manda ela pra vc perceber que algo está fazendo errado, ou algo de estranho que não deveria estar acontecend

• Tati, isso pode ser varize, eu mesmo tenho algumas na perna direita devido a alta carga que uso. Qto ao q o seu professor faz, se não tivesse visto o volume do seu ultimo treino, eu iria até gostar d

Esse tópico tem duas coisas dentro dele, e a que virou piada é a mais séria das duas. Vou pelas duas.

Primeiro os roxos, porque a resposta não é a mesma para todo mundo.

Roxo isolado depois de treino pesado acontece e costuma ser mecânico. Vaso pequeno que se rompe sob pressão, geralmente onde o corpo apoia em alguma coisa: o encosto da flexora sentada, a barra na costas, o rolo da extensora, a alça do leg press. A colega que escreveu em 2019 percebeu isso sozinha e acertou, inclusive identificando qual aparelho. Some a isso o hábito de prender a respiração e fazer força com a glote fechada, que sobe muito a pressão dentro do corpo por alguns segundos. Isso explica bem os roxinhos que aparecem em coxa e glúteo, e essa parte é comum e sem gravidade.

Só que o quadro descrito por quem abriu o tópico é diferente e merece outra leitura. Duas manchas grandes, uma em cada braço, iguais dos dois lados, sem ter batido em nada, mais histórico de roxos frequentes nas pernas. Simetria e repetição não combinam com causa mecânica, porque encosto de aparelho não escolhe os dois braços no mesmo dia e do mesmo tamanho. Quando isso acontece, o certo é olhar o sangue, e não o treino.

Os sinais que fazem isso deixar de ser bobagem e virar consulta com hemograma:

Manchas grandes, maiores que uma moeda, que surgem sem trauma, ou que aparecem em lugar que não bate em nada, como tronco, costas e barriga. Pontinhos vermelhos que não somem quando você aperta a pele. Sangramento de gengiva ao escovar. Sangramento de nariz frequente. Menstruação muito volumosa ou longa. Corte pequeno que demora demais a estancar. Cansaço fora do comum, febre ou perda de peso junto. Parente próximo com o mesmo histórico.

Vale saber de uma coisa que quase ninguém comenta e que é mais frequente do que parece: o distúrbio de coagulação hereditário mais comum da população costuma passar a vida inteira sem diagnóstico, e o retrato clássico dele é justamente uma mulher que faz roxo com facilidade, sangra bastante na menstruação e acha que sempre foi assim. Se esse for o seu caso, o exame é simples e a informação é útil para o resto da vida, principalmente antes de qualquer cirurgia ou parto.

Também entram nessa conta alguns remédios e suplementos que fazem a pessoa marcar mais: anti-inflamatório e aspirina em uso frequente, anticoagulante, corticoide contínuo e doses altas de ômega 3. Se você usa algum, conte ao médico.

Agora a segunda parte, e essa me preocupa mais que os roxos.

Foi contado aqui que o profissional que monta esses treinos treina até a pessoa passar mal, que já teve aluno desmaiando, vomitando e com queda de pressão, e que ele acha isso ótimo. Dois colegas responderam achando irado. Não é. Isso não é intensidade, é falta de controle.

Desmaio na academia é perda de irrigação do cérebro, e quem desmaia perto de peso corre risco de bater a cabeça ou de derrubar carga em cima de si. Vômito não é sinal de esforço bem dosado, é sinal de que o organismo entrou num estresse que ele não estava pronto para absorver.

E existe um desfecho concreto que precisa ser dito, porque cai direto no formato de treino descrito no primeiro post, circuito sem descanso, quatro por quinze, indo além da falha, com alguém que estava saindo de um treino leve: chama-se rabdomiólise. É a destruição de fibras musculares em quantidade suficiente para entupir o rim com os restos. Os sinais são dor muscular desproporcional, muito além do normal, membro inchado e duro, dificuldade de esticar o braço, e principalmente urina escura, cor de coca-cola. Se aparecer urina escura depois de um treino, isso é pronto-socorro no mesmo dia, sem esperar para ver. Não é comum, mas é justamente em treino novo, muito acima do que a pessoa aguenta, que ela aparece.

Aproveito para desfazer duas explicações que circularam por aqui. Ácido lático não causa a dor dos dias seguintes. Ele é removido do músculo em cerca de uma hora depois do treino, muito antes de a dor aparecer. Aquela dor tardia vem de microlesão e da inflamação que ela gera, o que é diferente. E a ideia de que a dor significa que as fibras não estão deslizando direito não tem base fisiológica, embora a intenção de quem escreveu fosse boa.

Fica uma distinção simples para levar da leitura. Dor muscular difusa, nos dois lados, que aparece no dia seguinte e melhora ao longo da semana, é adaptação e faz parte. Dor localizada em um ponto, dor em fisgada durante o movimento, incapacidade de mover o membro, inchaço acentuado e roxo grande sem trauma são outra categoria. Insistir na primeira faz crescer. Insistir na segunda tira você da academia por meses.

E sobre o sem dor sem vitória que fechou aquela conversa em 2003: quem escreve isso costuma não ter treinado tempo suficiente para conhecer o preço. Resultado vem de conseguir treinar todas as semanas durante anos, e não de sobreviver a uma sessão heroica.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.