Postado 22 de setembro de 200420 anos Bom, o que vou passar aqui é minha aula prática de hoje de Tecnologia de Alimentos. Nao tenho referências, mas sequiser provas faça - os.É GRANDE O TEXTO, MAS VALE A PENA! ! !Bom , primeiro de tudo, pra fazer o seu "Whey" caseiro é preciso que antes voce faça seu queijo minas caseiro, visto que a retirada do soro sera usada posteriormente. O queijo minas fica identico! é muito facil!Queijo Minas:-Coloque numa panela de média pra grande 2 litros de leite pasteurizado e uma colher de coalho. Aqueça (mexendo em 8 ) a EXATOS 35º e imadiatamente desligue o fogo e tampe essa panela.-Abra-a somente após 30 minutos. La está seu queijo minas.Entao pegue uma faca e corte em linhas cruzadas...(como na gelatina) ou seja, cubos. Apos feito isso voce dá uma mechidinha na panela e tampe-a novamente.- Espera cerca de 10 minutos e vera que o soro do leite está bem visivel.- Pegue uma concha e retire-o dali e va colocando - o em uma jarra .- Apos a retirada do soro, coloque em compotas seu queijo (oq sobrou na panela) e deixe por 24h na geladeira (nao no freezer). Vera no outro dia que vai ter muito queijo pra voce !AGORA O "WHEY"Com o soro do leite (muito ruim beber puro, e causaria com certeza diarréias) faça a bebida láctea a base do soro do leite.É ridiculo de facil:-Coloque 1 litro do soro do leite em um liquidificador-300ml de leite pasteurizado-4 colheres de sopa de acucar-100ml de maguary.Bata tudo e tome... fica muito bom .Essa mesma professora da aula pra mim de Analise Sensorial. E ela ja fez uma vez a tabela de composicao desse leite. Tem as mesmas propriedades do whey industrializado(BCAA's, por exemplo, baixa gordura) porem nao é tao pratico. E VEJA ..essa mistura com leite e maguary, é uma boa pedida pra um lanche saudavel e proteico!Espero que eu tenha ajudado em algo. Tenho ainda requeijao caseiro (sai + barato que comprar , mesma coisa e da pra fazer pra mais de metro. E danoninho , se alguem se itneressar depois, é só postar)!
Postado 22 de setembro de 200420 anos cara, acho algo errado nisso. primeiro, 1 col. de coalho de que tamanho ? segundo, nao eh so tirar o soro nao, tem que escorre-lo espremendo a massa que sobra num pano de prato, e deixar em formas pro resto do soro escorrer normalmente. bom, me diz o que tu acha disso, mas qto ao whey eu ja imaginava como era, so nao sabia do maguary heuHEUheuHEUHeuhUHEUh abraço
Postado 22 de setembro de 200420 anos demolidor, posta essas outras receitas pra gente... muito bom!!!!!
Postado 22 de setembro de 200420 anos ae Demolidor Braga... hehe posta a receita do danoninho... cade o louro Jose??? zuera brother... posta o resto ae... flw!
Postado 22 de setembro de 200420 anos Autor Entao pessoal. Desculpa ter nao ter especificado em detalhes...é que sou muito apressado .eu penso que escrevi mas nao escrevo ! A colher de coalho é de sopa ! E como falaram , voce tem que por na penera e "espremer"o queijo pra sair tudo mesmo. Desculpe se nao dei detalhes. Danoninho: Coloca em uma panela 2 caixas de morango (quanto mais vermelhos melhor) + 8 colheres DE SOPA hhe de açucar, e 1 colher de sopa de limão (espreme na colher). Meche isso no fogo. - Até ficar bem desintegrado os morangos e eles ficarem bem consistentes (como o brigadeiro na panela qndo se faz..+- 10- 12 min) Entao coloca em um liquidificador tudo isso e adiciona um pote de nata inteiro + 300g de ricota. PRONTO ! ! ! fiz ontem e ficou show de bola. REQUEIJÃO ... (30 X MAIS FACIL..RIDICULO) Colocar em um liquidificador: 500g de ricota 100g de margarina 1 copo de leite morno sal a gosto BATER TUDO , COLOCAR POR 1H NA GELADEIRA ESTA PRONTO... vc gasta uns 2 reais e da uns 3 copos de requeija. falow ? abraços ! qualquer coisa perguntem TEMPO DE DURAÇÃO DESDE QUE ARMAZENADOS NA GELADEIRA (3 A 5 DIAS PARA TODAS AS RECEITAS)
Postado 23 de setembro de 200420 anos uma colher de sopa de coalho para 2 litros de leite ??? que coalho eh esse ? o coalho que eu conheço, liquido, eu uso 1 col. de sopa para 25 litros de leite cara. espero saber qual eh a desse coalho ae. vlw . BOA RECEITA DO REQUEIJAO !!! ps. : vc nao botou o tamanho do pote de nata ! ja ta virando moda, mas as tuas receitas tao show.
Postado 23 de setembro de 200420 anos O que seria maguary (suco artificial?). Gostaria de saber os horários que devo tomar e em qual quantidade, malho 4 vezes na semana, sempre na parte da tarde.
Postado 23 de setembro de 200420 anos Autor Entao pessoal , desculpe nao ter especificado tambem. É um pote de nata inteiro , desses que vendem no mercado..axo que umas 500g. A colher é de sopa mesmo. ë pra ser forte o coalho mesmo, pois o tempo é curto de espera. Que bom que gostaram das receitas... Eu tenho que axar a folha do catupiry que eu perdi ..se eu achar..tao afim ? hehe
Postado 23 de setembro de 200420 anos Autor O que seria maguary (suco artificial?). Gostaria de saber os horários que devo tomar e em qual quantidade, malho 4 vezes na semana, sempre na parte da tarde. Suco maguaty ou qualquer suco concentrado. É legal voce tomar isso longe dos treinos, pois todos tem uma quantidade média de lipidios o que torna inapropriado pós e pré treino.
Postado 23 de setembro de 200420 anos Entao pessoal , desculpe nao ter especificado tambem. É um pote de nata inteiro , desses que vendem no mercado..axo que umas 500g. A colher é de sopa mesmo. ë pra ser forte o coalho mesmo, pois o tempo é curto de espera. Que bom que gostaram das receitas... Eu tenho que axar a folha do catupiry que eu perdi ..se eu achar..tao afim ? hehe lógico! manda td receitas q tiver...
Arquivado
Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.