Pular para o conteúdo

16 anos, Devo tomar creatina????

Respostas em Destaque

• Respostas 12
  • Visualizações 7,6mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Eu tenho 16 anos, mas nunca tomei creatina e não prático academia..... mas me indicaram pra tomar creatina. Oque vc acha se devo tomar sim ou não? Se sim de que modo eu devo tomar?

• bom brother...essa é uma pergunta que não se cala nunca... Mas como a um ano atras, quando entrei nesse forum fiz esta pergunta tb... Bom, a creatina não tem nem um efeito colateral...so uma sobre c

• Num eh recomendavel pelo seu tempo de academia, nao pela sua idade, espera mais um mes meio e ai comeca a toma. Mas tem alguns efeitos colaterais, como concentra agua nos musculos, pode dar umas caimb

E se eu fizesse alguns exercícios todas as manhãs,mas não tipo igual a academia eu poderia tomar creatina? Eu peso 62 kg e queria tomar era mais para ganhar um pouco de massa muscular 

• 6 anos depois...

@enigmatico, você fez três perguntas em dois mil e quatro e recebeu respostas contraditórias, o que era natural para a época. Hoje esse é provavelmente o suplemento mais estudado que existe, então dá para responder com segurança.

Efeitos colaterais e contraindicação, primeiro.

@leobecker, a sobrecarga renal não se confirmou. Estudos de curto e de longo prazo, incluindo uso de até trinta gramas por dia durante cinco anos, não mostraram prejuízo de função renal em pessoas saudáveis. O que acontece é uma confusão de exame: a creatina eleva a creatinina do sangue, que é um subproduto dela, e a creatinina é justamente o marcador que se usa para estimar função renal. Ou seja, o exame parece alterado sem que exista doença. Quem tem doença renal prévia é outra conversa, e aí a decisão é do médico.

@Abboud, as cãibras também não se sustentam. Os estudos que investigaram isso não encontraram aumento de cãibra nem de desidratação, e alguns encontraram o contrário, menos cãibra em quem usava. A ideia surgiu porque a creatina puxa água para dentro da célula muscular, e alguém supôs que faltaria água no resto do corpo. Não é o que acontece.

O efeito colateral real e frequente é ganho de peso de dois a três quilos nas primeiras semanas, que é água dentro do músculo, e desconforto gastrointestinal em algumas pessoas, principalmente com doses grandes de uma vez. Isso melhora dividindo a dose ou tomando junto com comida.

Sobre a idade, que era o coração da sua pergunta. A posição da sociedade internacional de nutrição esportiva é que não existe evidência científica de que crianças e adolescentes não devam usar. Ao mesmo tempo, faltam estudos controlados nessa faixa, então a recomendação prática da maioria dos profissionais é que antes dos dezoito anos qualquer suplementação seja avaliada caso a caso, com orientação de nutricionista ou médico, e com participação dos pais. Não é proibido, mas também não é decisão que se toma sozinho num fórum.

E o @Abboud e o @Opedra estavam certos por outro motivo, que é o mais importante: com dois meses de treino, não era o momento. Não por risco, mas por prioridade. Nos primeiros meses o corpo responde muito bem a qualquer estímulo, e essa é a fase de aprender técnica, criar hábito e organizar a comida. Suplemento nessa etapa costuma receber crédito por um resultado que teria acontecido de qualquer jeito.

Uma correção ao modo de usar, @driano e @P4n1c0: não é preciso ciclar. Não existe adaptação nem perda de efeito que justifique parar dois meses. A creatina satura o músculo e se mantém enquanto você toma. Parar simplesmente devolve os níveis ao normal ao longo de algumas semanas, e você perde o benefício naquele período. Também não é obrigatório fazer fase de saturação com dose alta: tomando de três a cinco gramas por dia, todo dia, você chega ao mesmo lugar em três ou quatro semanas, com menos desconforto intestinal. O horário não importa muito, e nem precisa ser com carboidrato.

@Luis, respondendo você, que perguntou em dois mil e dezenove: se você não treina, não vale a pena. E o @Foston respondeu isso com precisão. A creatina não constrói músculo sozinha. O que ela faz é permitir uma ou duas repetições a mais em séries curtas e intensas, e é esse trabalho extra, repetido por meses, que vira músculo. Sem o estímulo do treino, ela não tem em que se apoiar. Fazer alguns exercícios pela manhã já é melhor que nada, e se esses exercícios envolverem carga e progressão, aí sim ela passa a fazer sentido. Aos dezesseis anos, com sessenta e dois quilos e vontade de ganhar massa, o que mais rende é começar um treino de força e comer mais, nessa ordem. A creatina custa pouco e é segura, mas ela é o último detalhe, e não o primeiro passo.

E uma observação prática, porque isso aparece o tempo todo: a forma que tem evidência é a creatina monoidratada, que também é a mais barata. Todas as versões vendidas como novas gerações, com nomes diferentes e preço maior, não mostraram vantagem sobre ela.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.