Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Aeróbico em jejum emagrece ou não?


Wes

Post Destacado

  • 1 mês depois...

  • 2 anos depois...

Aeróbico em jejum emagrece ou não? Sei que a pergunta é meio que ''velha'' mas a razão por eu estar perguntando isso é a seguinte...

Encontrei uma pessoa que se diz educador físico, que trabalha nessa área e ele disse isso com todas as letras:

''AERÓBICO EM JEJUM NÃO QUEIMA GORDURA,ISSO É ABSOLUTAMENTE MENTIRA,NÃO TEM NENHUM DADO CIENTÍFICO QUE COMPROVE A EFICÁCIA DISSO.''

Então eu fiquei pensando, eu já vi pessoas no Youtube dizendo que fazem aeróbico em jejum...

Caras consideravelmente famosos como Danilo frança, Scarpelly e até o mestre sardinha falando da eficácia de se fazer aeróbico em jejum e eu não consegui entender porque este indivíduo falou isso sendo que tantas pessoas de renome falaram que dá certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

A qual educador físico você se refere? Paulo Gentil?

Muitas coisas na musculação e na ciência não têm comprovação científica. E a ciência, quando faz uma afirmação, em momento posterior, faz uma negação sobre a mesma tese.

Temos que absorver os estudos e opiniões de maneira crítica, e sempre que possível, adotar aquilo que funciona para o nosso organismo.

Até onde sabemos, os estudos que dizem que aeróbico em jejum não dá resultado foram feitos em ratos, não em humanos. Por mais semelhanças que existam entre o metabolismo de ratos e metabolismo de humanos, nós não somos ratos.

E mais. Há uma enorme diferença entre atletas de elite e simples mortais que apenas desejam perder peso.

Os grandes fisiculturistas adotam os aeróbicos em jejum para conseguirem atingir percentuais de gordura de 3%, coisa que nem se passa na cabeça de uma pessoa comum, que apenas quer emagrecer (chegar a 15%, quem sabe?).

O conhecimento empírico não pode ser menosprezado quando se trata de musculação.

Até pouco tempo, os cientistas diziam que os fisiculturistas não tinham músculos gigantes, apenas retenção de líquido. Foi necessário dissecar um gigante para se demonstrar o contrário.

Por isso, não se pode desprezar os "old school", e nem a ciência. O que é triste é a utilização sensacionalista de afirmativas para a conquista de fama nas redes sociais. Cuidado com isso.

Tire você mesmo as suas próprias conclusões. Faça o teste em seu organismo. Adote o melhor treinamento para suas necessidades.

Há uma matéria em nosso site sobre o tema, com links para as demais:

https://fisiculturismo.com.br/matérias/treinamento/como-fazer-aeróbico-em-jejum-aej-r699/

Divirta-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

De fato, existe muito mais fundamentação no aeróbico intervalado (HIT) do que no AEJ.

Não é que o AEJ não queima gordura. Se você está em dieta e faz aeróbicos, é claro que irá queimar. A questão é que o AEJ não é mais eficiente que um aeróbico normal feito em outro horário. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

O HIIT tem um problema sério. Provoca uma demanda muito maior da musculatura inferior. Alguns musculadores não conseguem recuperar a musculatura para os treinos de perna se realizam o HIIT, prejudicando os treinos de membros inferiores. A exigência forte e constante das pernas impede a recuperação muscular completa.

Existem fisiculturistas que fazem aeróbicos em jejum como simples caminhadas, bem leves, apenas para elevar um pouco os batimentos cardíacos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Em 03/11/2015 at 14:45, fisiculturismo disse:

O HIIT tem um problema sério. Provoca uma demanda muito maior da musculatura inferior. Alguns musculadores não conseguem recuperar a musculatura para os treinos de perna se realizam o HIIT, prejudicando os treinos de membros inferiores. A exigência forte e constante das pernas impede a recuperação muscular completa.

Existem fisiculturistas que fazem aeróbicos em jejum como simples caminhadas, bem leves, apenas para elevar um pouco os batimentos cardíacos.

Vamos esquecer o título deste tópico e pensar nesta pergunta: O HIIT é prejudicial?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, renatobhmg disse:

Vamos esquecer o título deste tópico e pensar nesta pergunta: O HIIT é prejudicial?

Pensando-se que o objetivo principal é otimizar a hipertrofia muscular , qualquer outra atividade extra que possa atrapalhar esse processo todo , é algo prejudicial ... Agora se o hiit for bem encaixado na rotina de treinos , respeitando o descanso da musculatura inferior . não vejo problema algum em utilizá-lo .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Jean Pauli disse:

Pensando-se que o objetivo principal é otimizar a hipertrofia muscular , qualquer outra atividade extra que possa atrapalhar esse processo todo , é algo prejudicial ... Agora se o hiit for bem encaixado na rotina de treinos , respeitando o descanso da musculatura inferior . não vejo problema algum em utilizá-lo .

Já estou fazendo, na bicicleta ergométrica. No meu primeiro minuto faço bem rápido e vou devagar no próximo minuto, depois vou rápido e faço devagar. Até acabar 10 minutos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
×
×
  • Criar novo...