Ir para conteúdo
Mullm

Dúvida/Ajuda Enantato de Testo + Trembo ou Bolde

Avalie este tópico:

Post Destacado

Mano....estou até emocionado com um case masculino 100% a risca! Maravilhoso!

Se por um lado está estressado....comendo travesseiro....pistolando parede.......fome de mutante....etc....OLHE PARA SEU CORPO!! Está mais pesado e mais definido! 

Olhe seu abs.....olhe sua vascularização...olhe seu quadriceps.......

Está muito bem para 30 dias!

Vamos as ponderação para podermos ajeitar a parada.

1) Não quero que vc faça adaptações de carboidratos ok?? Ou seja......se é carbo de indice glicemico baixo....mantenha inidices glicemicos baixos.....entendeu??? Nào vamos deixar vosso corpo confuso .

2) O que mais quer comer de lixo??? Para sussegar esse fogo seu  e lhe manter no foco! Pq vc tem tudo para estourar aqui!

Como está a hidratação?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
14 hours ago, Apollo Galeno said:

Mano....estou até emocionado com um case masculino 100% a risca! Maravilhoso!

Se por um lado está estressado....comendo travesseiro....pistolando parede.......fome de mutante....etc....OLHE PARA SEU CORPO!! Está mais pesado e mais definido! 

Olhe seu abs.....olhe sua vascularização...olhe seu quadriceps.......

Está muito bem para 30 dias!

Obrigado mano.

Muito bom ler isso, graças a sua ajuda. Por alguns momentos, como a gente olha o corpo todo dia, cheguei a pensar que não estava evoluindo como gostaria. Até fazer essas fotos ontem e vc só me confirmou.

Sobre o estresse, chega a ser engraçado. Pq estou bem com o projeto e tudo, mas de uma hora para a outra é como se quisesse esganar a pessoa. hahaha.

Só de pensar q ainda faltam 60 dias, pqp.

Vamos as ponderação para podermos ajeitar a parada.

1) Não quero que vc faça adaptações de carboidratos ok?? Ou seja......se é carbo de indice glicemico baixo....mantenha inidices glicemicos baixos.....entendeu??? Nào vamos deixar vosso corpo confuso .

Sim, sim.  Eu faço minha comida da semana, sempre a mesma. Mudo só a proteína entre frango e carne moída. Quis dizer q em um imprevisto, eu faço o cálculo dos macros sempre pra manter o objetivo. Tenho utilizado mais de lenta absorção como você falou.

image.png

2) O que mais quer comer de lixo??? Para sussegar esse fogo seu  e lhe manter no foco! Pq vc tem tudo para estourar aqui!

Olha, eu comentei sobre. Mas é algo que se não tiver um objetivo de acelerar o organismo, eu consigo segurar. Mas n vou mentir q fico pensando em hamburgue artesanal. hahahah

Como está a hidratação?

400-500ml ao acordar, 1,5 a 2L intra treino. Mais umas 2 garrafas de 500ml durante o dia no trampo. 200ml de café 3x no dia, 200ml de suco de limão na ceia. Uns 4L dia, ta bom?

Editado por Mullm

Compartilhar este post

Link para o post
14 horas atrás, Mullm disse:

Olha, eu comentei sobre. Mas é algo que se não tiver um objetivo de acelerar o organismo, eu consigo segurar. Mas n vou mentir q fico pensando em hamburgue artesanal. hahahah

Quando quer fazer isso?? Me avise.....e borá acabar com essa alucinação de Hambúrguer Artesanal......

14 horas atrás, Mullm disse:

400-500ml ao acordar, 1,5 a 2L intra treino. Mais umas 2 garrafas de 500ml durante o dia no trampo. 200ml de café 3x no dia, 200ml de suco de limão na ceia. Uns 4L dia, ta bom?

Excelente....

Em 26/08/2019 em 15:32, Bravo Costa disse:

E oh. Lembre. Trembo deve te deixar intolerante. Ou seja, aquilo que vc não gosta (nas pessoas), vc vai odiar, ficar nervoso mesmo.

Profeta!! kkkkk

Cara.....vamos bater um papo sério......

Vc quer tentar ganhar mais um volume e finalizar esse projeto com uns 93 kg? Ou que ficar definição extrema e terminar com uns 90 kg porém com aspecto fisico de uns 94 kg??

Me responda para poder passar as diretrizes de macros e vc adequar a dieta e eu conferir....

Aguardoooo...e já'sei que vc está on! kkkk

Compartilhar este post

Link para o post
6 minutes ago, Apollo Galeno said:

Quando quer fazer isso?? Me avise.....e borá acabar com essa alucinação de Hambúrguer Artesanal......

hahaha...Um sábado qualquer desses ai. Mas a alucinação mesmo é por comida, eu vou treinar pensando no omelete com batata doce pós treino, pra se ter uma noção.  Mas nada q eu n consiga levar, prefiro resultado q matar essa vontade momentânea. Parece q o corpo está a 200km, diferentemente do início. 

Compartilhar este post

Link para o post
56 minutes ago, Apollo Galeno said:

Cara.....vamos bater um papo sério......

Vc quer tentar ganhar mais um volume e finalizar esse projeto com uns 93 kg? Ou que ficar definição extrema e terminar com uns 90 kg porém com aspecto fisico de uns 94 kg??

Me responda para poder passar as diretrizes de macros e vc adequar a dieta e eu conferir....

Aguardoooo...e já'sei que vc está on! kkkk

Dificil essa escolha hein... rs
Mas ganhar mais volume e melhorar o aspecto do abdômen que acho q vem naturalmente,ta bom. N precisa ser algo seco ao extremo. Uns 93Kg, relativamente seco. Acho que ficaria top, sou muito alto e vou confessar q o objetivo um dia é bater 100kg definido hahahah. 

Engraçado q só apareceu a msg q respondi, depois o complemento dessa.

Editado por Mullm

Compartilhar este post

Link para o post
10 hours ago, Apollo Galeno said:

Vamos então de macros:

Proteína= mantém

Gordura= mantém

Carboidrato= 250 g/ dia

Aguardo vossa tabela com as adaptações. 

Obrigado pela organização modelo em seu projeto.

TMJ

Dieta atualizada:

Proteinas = 230
Gordura = 90
Carboidrato = 250

image.png

Comentários:

- Aumentei o carboidrato em todas as refeições, menos no lanche da tarde. Senti mais falta de carboidrato no 2° café da manhã e principalmente no jantar pré treino, mais recentemente eu já estava indo treinar praticamente com fome e na refeição pós treino já tem me sustentado bem, aumentei um pouco.

- @Apollo Galeno fiz essas alterações, mas vc como coach é qm manda.  Obs.: Chamou no carbo hein... haha

No aguardo e obrigado pelo suporte de sempre!

TMJ

Editado por Mullm

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Mullm disse:

mas vc como coach é qm manda.

Coach??? kkkk...Não estou sendo Coach nem da da minha vida....imagine de outra pessoa....kkkk

Sou a voz do coração....kkkk

1 hora atrás, Mullm disse:

Obs.: Chamou no carbo hein... haha

Estou indo pela tendencia que vc me passou ontem quando perguntei! Mas esse carbo dura no máximo os próximos 15 dias....

Quero que faça algumas alterações:

1) Poupe as 7g de BCAA durante o treino. Vou fazer algo diferente e novo por aqui,  com vc no final do seu projeto.

2) Não quero esse arroz antes de vc dormir. Tire ele . E no seu pos treino imediato inves de 1 banana de 60 g (media) coma 3 Bananas nanica medias. E depois faça sua ultima refeição apenas com ovos e abacate....

TMJ

Compartilhar este post

Link para o post
2 hours ago, Apollo Galeno said:

Coach??? kkkk...Não estou sendo Coach nem da da minha vida....imagine de outra pessoa....kkkk

Sou a voz do coração....kkkk

Coach do coração!? 😅 hahaha

2 hours ago, Apollo Galeno said:

Estou indo pela tendencia que vc me passou ontem quando perguntei! Mas esse carbo dura no máximo os próximos 15 dias....

Eu sei, foi só pra zoar...kk
Entendi seu raciocínio em aumentar os carbos, sei q n vai ser até o final. Também sinto meu corpo bem mais acelerado. Vamo q vamo!!

3 hours ago, Apollo Galeno said:

1) Poupe as 7g de BCAA durante o treino. Vou fazer algo diferente e novo por aqui,  com vc no final do seu projeto.

2) Não quero esse arroz antes de vc dormir. Tire ele . E no seu pos treino imediato inves de 1 banana de 60 g (media) coma 3 Bananas nanica medias. E depois faça sua ultima refeição apenas com ovos e abacate....

TMJ

BCAA removido, tenho mais alguns potes caso queira utilizar futuramente.

Arroz da ceia removido, aumentei as bananas e refiz uns cálculos, veja se gostou, por favor.

A utilização do Whey ISO foi pq ganhei um pote de 2kg,

Dieta Atualizada com variações:

image.png

* Obs.: Opção 1 vai ser sempre a dieta prioritária, mas como na vida temos imprevistos as opções são para esses casos onde eu possa manter os macros, isso foi algo que aprendi na prática.

Obrigado e TMJ.

Compartilhar este post

Link para o post

Está perfeito!!

21 horas atrás, Mullm disse:

Coach do coração!? 😅 hahaha

200.gif

21 horas atrás, Mullm disse:

Eu sei, foi só pra zoar...kk
Entendi seu raciocínio em aumentar os carbos, sei q n vai ser até o final. Também sinto meu corpo bem mais acelerado. Vamo q vamo!!

Vamos que vamos.......

TMJ

Compartilhar este post

Link para o post
10 hours ago, Apollo Galeno said:

Está perfeito!!

200.gif

Vamos que vamos.......

TMJ

Show. Vou começar nessa terça, imprimir a dieta e já fazer as marmitas nas proporções. Quando posto as próximas fotos e medidas?

KKKKK

TMJ

Compartilhar este post

Link para o post
On 10/7/2019 at 12:07 AM, Apollo Galeno said:

Próximas fotos= 21/10

TMJ

Bom dia Senhoras e Senhores.

Relato Diário: 21/10

image.png

image.png

image.png

Medidas:

image.png

Fotos:

50 dias (frente).jpg

50 dias (costas).JPG

50 dias (lado).JPG

Comentários: 21/10

1- Foram 50 dias sem “furo na dieta”, com a exceção de dois domingos, um que substitui o lanche da tarde e janta por um subway de frango duplo com salada, pouco de queijo. Mas sem molho, sem ultrapassar os macros, restante das refeições normais e ontem que comi ½ fatia de pão integral e um pão francês com 1 fatia de queijo minas, 1 ovo e 50g de filé sem gordura, a fome estava absurda. Foram 50 dias e 42 dias de aero/anaero. Sempre mantendo uma sequência de 5/6 seguidos. 3 dias sem treino, 1 academia fechada e outros 2 por feeling do corpo. Mesmo com carbo mais alto, 250g a partir do dia 37, o corpo parece mais acelerado e sinto fome nos horários normais, resumindo...500g a mais de peso e com 2 cm de abdômen a menos (foto de costas fica bem visível a cintura), aumento de algumas outras medidas e me identifico bem só com gordura e proteína antes de dormir (ceia).

2 – Sobre os colaterais (Desvantagens): Cada dia mais intolerante, impaciente, antissocial (levendo de boa), aumento leve de espinhas nas costas e ombros (Utilizando sabonete), muito calor e suor, não tenho insônia, mas acordo antes da hora algumas vezes. Teve um período que ao mesmo tempo que tinha força e disposição minha capacidade respiratória (não sei se é isso) diminuiu, ficava muito ofegante mais rápido, agora não sinto mais isso. Uma desvantagem associada a uma vantagem é que as articulações e tendões eu sinto que ficam sobrecarregados. Pq o musculo se recupera em uma velocidade absurda, mas eles não, volta e meia tenho que usar uma manobra para não gerar lesão nesses lugares. Fome, 2h/2:30h após a refeição já bate (vantagem para uns e desvantagem para outros, depende), estou colocando cenoura, couve, comendo bastante salada, alface e tomate no sanduiche, espinafre nas omeletes, tentando prolongar a saciedade, bebendo água ou chá nos intervalos.

4 – Sobre os colaterais (Vantagens):  Libido maior, vascularização mais aparente e em lugares novos, musculo com aspecto de empedrado, aumento de força, aumento de peso e diminuição de BF, metabolismo acelerado, uma recuperação absurda muscular, tendões e articulações tbm mas em uma escala menor. Dependendo, tinha dores na lombar após treino de dorsal ou perna, alguns dias ficava meio travado até ir alongando durante o dia. Agora estou largando peso, aumentando repetição e nada de dores ou “travado”. Esses eu não diria vantagem ou desvantagem, a voz mudou, impressão da cor da pele está mais escura.

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
3 horas atrás, Mullm disse:

Agora estou largando peso, aumentando repetição e nada de dores ou “travado”

Excelente !

Boa Tarde......

Como sempre um relato IMPLACÁVEL! E com resultados absurdamente visíveis! Cintura diminuindo é algo maravilhoso! Fora o restante de definição muscular que está Phoda! Abs saindo com 250g de Carbo!! SHOOOOOWWWW!!!

Manooo....com 1,86 kg e 95 kg deve estar algo Phodddaa! Brutão!!

E ai.....confirme:

1) Está na 4 ou 5 semana (50 dias?)=

2) Vamos dar um ultimo regaço no volume antes de iniciar fome eterna da definição ??? =

3) Quer ficar bem bem bem fibrado e seco? =

4) Qual sua capacidade de fazer mais de 1 aerobico por dia ? (nem que seja hit)=

5) Qual possibilidade fazer um AEJ de 30 a 40 minutos pela manhã? (veja sua rotina)=

Não liga não querido.....mas é que vc está aceitando o desafio e está cumprindo a risca..........e eu estou investindo coisas novas em vc........ok??

Veja e faça suas ponderações....

Editado por Apollo Galeno

Compartilhar este post

Link para o post
46 minutes ago, Apollo Galeno said:

Excelente !

Boa Tarde......

Como sempre um relato IMPLACÁVEL! E com resultados absurdamente visíveis! Cintura diminuindo é algo maravilhoso! Fora o restante de definição muscular que está Phoda! Abs saindo com 250g de Carbo!! SHOOOOOWWWW!!!

E ai.....confirme:

1) Está na 4 ou 5 semana (50 dias?)=

2) Vamos dar um ultimo regaço no volume antes de iniciar fome eterna da definição ??? =

3) Quer ficar bem bem bem fibrado e seco? =

4) Qual sua capacidade de fazer mais de 1 aerobico por dia ? (nem que seja hit)=

5) Qual possibilidade fazer um AEJ de 30 a 40 minutos pela manhã? (veja sua rotina)=

Não liga não querido.....mas é que vc está aceitando o desafio e está cumprindo a risca..........e eu estou investindo coisas novas em vc........ok??

Veja e faça suas ponderações...

Grande Tarde Mestre!

Excelente !

Boa Tarde......

Obrigado Coach, rsrs. Isso motiva!
A impressão é que quando aumentou o carboidrato o metabolismo acelerou junto.

Com pump do treino, fica chato real.  Mas a gente sempre quer mais... kkkk

E ai.....confirme:

1) Está na 4 ou 5 semana (50 dias?)= Começando a 8º semana, são 13 semanas. Mas podendo estender, se necessário, o que acha? Tenho AE para 14 semanas.

2) Vamos dar um ultimo regaço no volume antes de iniciar fome eterna da definição ??? = Partiu, gostei desse up de carbo e a última refeição gordura e proteína.

3) Quer ficar bem bem bem fibrado e seco? = Bora, pelo caminhar, não estou muito longe disso, me preocupo só em perder muito volume. Mas tmj.

4) Qual sua capacidade de fazer mais de 1 aerobico por dia ? (nem que seja hit)= Conseguiria fazer pela manhã, não sei com a mesma frequência que faço pós treino. Único problema que iria diminuir o tempo do meu descanso, dormiria menos.

5) Qual possibilidade fazer um AEJ de 30 a 40 minutos pela manhã? (veja sua rotina)= Não sei se com a mesma frequência do hit. Único problema que iria diminuir o tempo do meu descanso, dormiria menos.

Suave, manda vê.

Veja e faça suas ponderações...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta em nossa comunidade! É rápido, fácil e grátis!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

• Conteúdo Similar

• Por fisiculturismo
      Segue o conteúdo completo da live "Uso de esteroides anabolizantes em mulheres: uso estético x uso terapêutico" que já ocorreu:
      Live no Instagram de um dos maiores estudiosos sobre hormônios do Brasil, que é o famoso Dudu Haluch (@duduhaluch). Também participará da live o médico Dr. Luiz Paulo.
      O tema é de maior interesse das mulheres: uso de esteroides anabolizantes  em mulheres - uso estético x uso terapêutico.
      Serão abordadas as seguintes drogas: testosterona, trembolona e gestrinona.
      Para acompanhar a livre, acesse o Instagram do Dudu:
      https://www.instagram.com/p/CDT7enVFEEt/

• Por MOTUMBO
      Galera, ja estou de volta, assim é bom que nem da tempo de sentir saudades kkkkkk.... Vamo que vamo para mais um novo desafio e adoraria ter vocês ao meu lado novamente.
      OBJETIVO: RUMO AOS 100KGS SECO
      Altura: 1,79m
      Peso: 96kg
      Medidas:

Medicações em uso (Anticoncepcional, antidepressivo,anti hipertensivo, etc...): nenhum
      Problemas de Saúde e história de cirurgias: nenhum
      Tempo de treino: 6 anos (1 ano consistente)
      Ciclos FEITOS com dose e tempo: https://fisiculturismo.com.br/forum/topic/117352-projeto-hulk-cutting/
      Ciclo PROPOSTO com Aes (Marca) dose e tempo: deixo doses e tempo a cargo dos mestres ou pessoal mais experiente.
      - Enantato 250mg/ml (landerlan) 
      - Deca 200mg/ml (landerlan) 
      - Dianabol 10m (landerlan)
      Divisão de treino e horario do mesmo:
      - HIT pós treino 7x na semana (15min pulando corda - 1min ativo / 30s descanso)
      - segunda: peito/triceps
      - terça: costas/biceps
      - quarta: deltoides/abs
      - quinta; penas/panturrilha
      - sexta: biceps/ triceps/ abs
      - sabado: costas/deltoide posterior ((pontos fracos) 
      - domingo: apenas aeróbico
      Dieta com quantidade de proteina/carboidrato/gordura por dia:
      ÁGUA : 4,8 litros
      MACROS:   3950 kcal             377g Carboidratos (38%)   /    302g Proteinas (31%)     / 133g Gorduras (31%)       (não sei se errei algo, achei 4000kcal muito alto)
       TENHO FEITO 2 REFEIÇÕES LIVRES NA SEMANA 
      7:00 - 1 Refeição – Vit D 5000ui junto com refeição + 150mg de Vit C 
      5 ovos inteiros + 1 banana + 1 xícara de café
      12:00 - 2 Refeição –
      200g de carne de boi/frango/peixe + 100g de arroz ou macarrão + 100g de feijão+ salada verde ou de cor laranja (obrigatório) + 1 colher de sopa de azeite extra virgem 
      17:00 - 3 Refeição (1 hora e 30 minutos antes do treino) – 150mg de Vit C 
      40g de whey  + 40g de aveia + 1 Banana
      pré treino  (45 minutos antes)= 250g de Cafeina + 5 mg de Ioimbina  + 5g de creatina
      Durante seu treino= 1000ml de agua com 20g de dextrose ou até mesmo maltodextrina
      Pós treino Imediato= 2 colher sopa de doce de leite + 2 Bananas
      19:30 4 Refeição – 150mg de Vit C 
      200g de carne boi/frango/peixe +100g de arroz ou macarrão + 100g de feijão + salada verde ou de cor laranja (obrigatório) + 1 colher de sopa de azeite extra virgem + 2 azeitonas + 2 fatias de pão + 2 ovos + 1 colher de pasta de Amendoin
      22:00 - 5 Refeição – 
      2 ovos + 250 ml de iogurte + 30g de aveia
      Fotos: 

TMJ GALERA!!!
    • Por brunotm
      Bom dia,
      Tenho 26 anos, já malho há uns 8-10 anos, fiz alguns ciclos de oxandrolona/stan e deca/durateston há alguns anos, mas resolvi começar um novo ciclo visando bulking e, posteriormente, cutting se necessário. Gostaria de uma avaliação e ajuda de vocês.
      Segue, em anexo, minha avaliação nutricional de franguináceo e ciclo para análise:

CICLO - BOLD + DECA + TESTO (10 SEM.):
      - SEMANAS 1-8 (Bulking):
      Deca 200mg/sem. (100+100)
      Boldenona 200mg/sem. (100+100)
      Durateston/enantato 500mg/sem. (250+250)
      Xantinon intraciclo
      Vit E 400UI/dia
      Vit D intraciclo??
      Anastrozol 0,5mg DSDN (apos 7 dias de ciclo)
      Tamoxifeno 20mg intraciclo - se ginecomastia
      HCG 250UI 3x/semana

- SEMANAS 9-10 (Cutting):
      Enantato 500mg/sem. (250+250)
      OU GH
      Xantinon intraciclo
      Vit E 400UI/dia
      Vit D intraciclo??
      Anastrozol 0,5mg DSDN
      HCG 250UI 3x/semana

- TPC - SEMANAS 12-16 - APÓS 2 SEMANAS DO FINAL DO CICLO:
      Tamoxifeno 20mg/dia por 04 semanas
      HCG 500UI 2x/semana por 03 semanas
      Silimarina pós-ciclo

Aguardo a avaliação de vocês. To disposto a toda e qualquer crítica. Obrigadão desde já! 😉

• Por Thiago Carneiro
      O norte-americano Dallas McCarver foi o terceiro homem do mundo a conseguir se tornar profissional IFBB (International Federation of Bodybuilding and Fitness) aos 21 anos.
      Em 2015, havia competido no maior e mais importante campeonato de fisiculturismo do mundo, o Mister Olympia. Era uma grande promessa do esporte, com seus impressionantes 150 (cento e cinquenta) quilos distribuídos em 183 cm (cento e oitenta e três centímetros) de altura.
      O fisiculturista já havia apresentado um problema de saúde durante uma competição no Arnold Classic da Austrália, em março de 2017, tendo desmaiado no palco e tendo sido carregado para o hospital.
      O corpo de Dallas McCarver foi encontrado no dia 22 de agosto de 2017, em seu apartamento na Flórida, por sua namorada.
      Ele faleceu aos 26 anos, em decorrência de ataque cardíaco, enquanto se alimentava. Sua autópsia atestou cardiomegalia (peso de 820g) e hipertrofia concêntrica do ventrículo esquerdo, arteriosclerose, rins hipertrofiados, fígado com 4 vezes o tamanho normal e câncer de tireoide.
      Na autópsia, constou como causa mortis o ataque cardíaco por uso crônico de esteroides exógenos. Laudo toxicológico apresentou resultado positivo para trembolona e cannabis.
      A trembolona tem relação direta com o aumento cardíaco. Em razão da cardiomegalia, também é possível que o atleta tenha feito uso de GH em altas doses.
      Dallas McCarver, uma grande promessa, se foi. Esse foi mais um caso de abuso no esporte, onde vence o corpo que suporta mais drogas. Evite abusos e sempre busque orientação profissional.
    • Por Joaninha
      Olá !! 
      Vamos a mais um relato pra enriquecer esse forum e motivar mais ainda?! 
      Começando pelo começo.. 
      Joaninha
      25 anos
      1.56 
      58-59kgs
      Não tenho problema de saúde nenhum
      Não uso remédio. Mas a testo é sagrada 😂
      Meus treinos eu posso detalhar melhor mais tarde.  6x por semana o que eu chamo de powerbuilding, alternando o foco entre força e hipertrofia. Meus treinos são muito parecidos com os do Batata daqui, copio ele sempre que possível. 
      Todo dia faço algum tipo de aerobico, o que mais gosto são os de baixo impacto porque meu treino acaba comigo. 

Dieta : Ta mais ou menos assim:
      Tentando seguir
      120g cho
      140g prot e 50g fat 

PROTOCOLO DE AES:
      12 SEMANAS COM 100mg de BOLDENONA VETERINÁRIA + 15mg de Cipionato de testosterona
      ATUALIZAÇÃO: Pretendo fazer mais cerca de 8 semanas com turinabol  + boldenona. Talvez mantenha a testo em uma dose um pouco mais baixa, ou deixe-a para depois. Começo a relatar isso na página 11.

• Criar novo...