Jump to content
Sign in to follow this  
doug_santista

artes marciais prejudica no treino de hipertrofia???

Rate this topic

Recommended Posts

Tenho a maior vontade de fazer muay thai ou o kung fu, só q meu objetivo na musculação é hipertrofia, fazendo alguma dessas artes, vcs acham q prejudicaria e muito no meu ganho de massa???

quem pratica ou ja praticou opinem ae, ou quem nao pratica expoe suas ideias.

faloww

Prejudica.

Se muito ou pouco, vai depender do seu tipo físico e predisposição genética para ganho de massa.

Se for endomorfo, o treino aeróbico até ajuda a queimar calorias excedentes, não prejudicando tanto, se for ecto, respirar mais forte já atrapalha (he he - apenas uma figura de linguagem para elucidar).

O que é fato é que ambas são lutas extremamente aeróbicas, portanto irão ter um reflexo em seu rendimento no treino hipertrofia sim.

Abraços.

Olá Doug!

Sempre treinei e puxei ferro e consegui bon resultados. Tudo dependerá em vc dos dias que vai treinar kung-fu ou thai e os dias em que treinará musculação. Basicamente vc deverá acertar a rotina de treinos. O descanso, tanto na musculação como nas arte marciais é fundamental! Cuidado com o excesso!

Fique com Deus!

Eu antes era obrigado a fazer educação fisica atarde do colegio e dividia meu treino com ABCD, dai eu descobri uma academia de boxe (ja tinha praticado quase 1 ano de boxe antes) que liberaria um atestado e dai eu nao precisava mais fazer ed.fisica na escola.

Agora eu to com um A - boxe - B - boxe - C, to tento otimos resultados, no dia do boxe minha dieta muda um poco, mais não muito.

É possível sim vc conciliar os dois, mas a sua alimentação terá que ser muito bem feita e reforçada. Sugiro que você procure um nutricionista especializado para que ele possa fazer uma avaliação e ver o quanto vc deve ingerir para que não haja um desgaste excessivo do corpo.

É que é foda sou ectomorfo q queria ter bons ganhos em massa muscular, só q treinando kung fu, q seja provavel eu fazer, vai atrapalhar q eu to ligado, e em procurar um nutricionista, quanto q deve ser uma consulta de um em media??? alguem sabe???

essa é uma questao legal, eu nao manjo muito, mas acredito q atrapalhe sim ainda mais Kung-fu, au fiz 3 anos e fiquei seco seco, mas isso a muito tempo! Depois fiz judo, parei e fiquei so na musculacao, no ano passado voltei pro judo e como tava com o corpo meio pesado e meio travado deviso aos exercicios de hipertrofia foi dificl de continuar ate q parei novamente, mas por relaxo e nao por causa da musculacao!!!

Questão boa.

EU por exemplo vou voltar a treinar de seg e quinta( acho qdefinio já).

Achoq a alimentação é fundametal...mas vou ver soh se um malto antes e depois resolve...e comida quando cehgar em casa.

Doug, na minha opinião você deve focar em seu objetivo.

Você quer ganhar massa ou treinar uma luta?

Lembre-se que a estratégia mais comum para pessoas com dificuldade em ganhar peso é simples: engorde feito um porco depois malhe feito uma besta.

Claro que não me refiro a comer 1Kg de banha de porco todo o dia apenas para aumentar o BF. Para nós, ecto ou mesomorfos, ganhar massa gorda de boa qualidade para o treino (branca) é um sacrifício. Se expor a uma atividade física predominantemente aeróbica, seria desviar do objetivo, queimando calorias com um treino que não irá lhe trazer uma quantidade significativa de massa muscular.

Como uma referência para apoiar sua escolha, segue uma relação com o valor médio em kcal gasto em 30min de atividade

Lutar Boxe 300

Lutar capoeira 270

Lutar Karatê 290

Lutar Jiu-Jitsu 280

Lutar judô 285

Lutar kung fu 290

Lutar Tae Kwon Do 280

(FONTE: Valéria Alvin Igayara de Souza

CREF 7075/ GSP - Consutora de fitness do Cyber Diet.

Especialização em treinamento - Dados médios para uma pessoa de 60Kg)

Para um comparativo

Correr a 12 km/h 445

2x por semana em 1h de aula, são no mínimo 1120 kcal adicionais na sua dieta por semana.

Também tem o reverso, se treinar kung-fu, já imaginou fazer um kati um dia depois de ter se arrebentado no salão? Vai parecer um caranguejo. Ou então tomar uma joelhada daquelas bacanas na perna no dia após um treino animal no leg? Vai pular feito um saci. O que quero dizer é que a performance também não seria a ideal. Claro que para aqueles que curtem o desafio de expor seu corpo a um limite máximo, isso seria bem interessante, porém estou defendendo a ótima performance em uma ou outra modalidade e não um "iron man" particular.

Não digo que as duas não possam caminhar juntas, podem SIM, desde que o treino de musculação seja focado no auxílio a arte marcial, entretanto, treinar hipertrofia E uma arte marcial seria condenar a performance pessoal a algo sempre mediano dentro da nossa potencialidade pessoal.

Portanto concluo. O máximo de um, O máximo de outro ou o mediano dos dois.

PS - SM, malto não vai te ajudar nesse caso, ok? Recomendo uma pesquisada a respeito do relacionamento entre CHO de alto IG e atividades de endurance. :wink:

Um abraço!

Valeu tava pensando nisso agora.!!

mas é pq meu trineo é

boxe chines na seg

Hit na terça

KF na quin

HIT na sexta.

oq acredita q seria ceitavel ingerir apos esses aerobicos lor assim se dizer.

Quando me refeir malto é q sempre misturo malto com açucar maskavo(dextrose), logico ocmendo banana antes, arroz (janta), quando chego;

Recomenda algo em especial?

Alguem sabe um treino para WORLD STROGEST MAN??

É realmente, vou ter q escolher q eu mais quero, só q tenho mó desejo de fazer kung fu, a merda q quero hipertrofiar q tb é o meu maior desejo, um dos dois vai ter q bater mais forte, nao tem jeito.

e vlw pelas opiniões

Bom, acho que o unico que pode responder isso pra voce é voce mesmo,

O que eu faria é o seguinte: Aumente um pouco a dose de carboidratos e um pouquinho de proteina, umas 25 gramas, um ovo + um bife de frango generoso talvez. no dia em que for puxar ferro e fazer kung fu, aumente em media 120 gramas de carboidrato (Matodextrina por exemplo), o que daria mais 480 calorias em média no seu dia. Se voce comecar a perder peso e massa muscular aumente mais um pouco, até achar o balanço certo.

Outra coisa que voce vai ter que fazer, (pelo menos deveria) é aumentar um pouco o periodo de descanso (sono, durmir mesmo).

Daí, em relacao a desgaste físico, voce vai ter que ver se nao vai estar se sentindo muito cansado, fraco, etc... se estiver suspenda um dos dois (kung ou musculacao) ou entao intercale as duas coisas, como alguem ja disse aí, é claro que intercalando o ganho de massa muscular provavelmente sera menor por treinar menos musculacao, mais ocorrera.

Abraço.

Bom, talvez possa servir como um exemplo, apesar de serem atividades completamente diferentes. Treino hipertrofia a alguns anos, tive algumas pausas mas atualmente estou a 1 ano e meio direto. Cheguei ao ponto em que os ganhos são suados, uma briga diária para conseguir algumas gramas de massa magra. A alguns meses estou praticando escalada esportiva junto com a hipertrofia. Na questão de ganhos, pode parecer estranho, mas em alguns grupos musculares senti melhora, porém em outros senti maior dificuldade até em treinar. Ainda estou nivelando meu treino para que encaixe junto com a escalada que pratico 3 vezes por semana, mas estou confiante de que se conseguir acertar direitinho os dias de cada grupo muscular, não vejo razão para que a outra atividade interfira. Porém, existe a questão do overtraining, que ainda estou tentando entender para tentar resolver da forma mais lógica possível, que seria: se você treina pouco, pode se alimentar de forma razoavel e pode descansar menos, agora se você treina muito, vai ter que se alimentar "muito bem" e vai ter que "descansar" melhor ainda.

Bom, talvez possa servir como um exemplo, apesar de serem atividades completamente diferentes. Treino hipertrofia a alguns anos, tive algumas pausas mas atualmente estou a 1 ano e meio direto. Cheguei ao ponto em que os ganhos são suados, uma briga diária para conseguir algumas gramas de massa magra. A alguns meses estou praticando escalada esportiva junto com a hipertrofia. Na questão de ganhos, pode parecer estranho, mas em alguns grupos musculares senti melhora, porém em outros senti maior dificuldade até em treinar. Ainda estou nivelando meu treino para que encaixe junto com a escalada que pratico 3 vezes por semana, mas estou confiante de que se conseguir acertar direitinho os dias de cada grupo muscular, não vejo razão para que a outra atividade interfira. Porém, existe a questão do overtraining, que ainda estou tentando entender para tentar resolver da forma mais lógica possível, que seria: se você treina pouco, pode se alimentar de forma razoavel e pode descansar menos, agora se você treina muito, vai ter que se alimentar "muito bem" e vai ter que "descansar" melhor ainda.

É essas duas ultimas linhas do seu post, é uma verdade.

OVER TRAINING até onde eu sei é que existe um limite do seu corpo, existe um limite que seu corpo aguenta suportar de xercicios fícos sejam eles quais forem, se voce saturar esse limite, Suponhamos que seja de 3h por dia e voce comece a malhar 4h/dia, voce ao inves de ganhar massa muscular e saúde, voce perde massa muscular e baixa a imunidade, perde saude. É mais ou menos isso.

ABRACO

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

• Similar Content

• By v_shape
      Este texto é tradução de parte de artigo científico original em inglês, postado em 09 de Agosto de 2010.
      Como não sou tradutor, não me responsabilizo por eventuais erros de interpretação e radução meus nem pelas idéias do autor.
      Exercícios Resistidos com Alto Volume e Cargas Moderadas Estimulam Mais a Síntese Proteica Muscular Esquelética do que Exercícios Resistidos com Cargas Altas e Baixo Volume em Homens Jovens
      Nicholas A. Burd1, Daniel W. D. West1, Aaron W. Staples1,Philip J. Atherton2, Jeff M. Baker1, Daniel R. Moore1, Andrew M. Holwerda1, Gianni Parise1,3, Michael J. Rennie2, Steven K. Baker4, Stuart M. Phillips1*
      1 Grupo de Pesquisa sobre o Metabolismo do Exercício, Departamento de Cinesiologia, Universidade McMaster, Hamilton, Ontário, Canadá, 2 Escola de Graduação em Medicina e Saúde, Hospital City, Universidade de Nottingham, Derby, Reino Unido, 3 Departamento de Física Médica e Radiologia, Universidade McMaster, Hamilton, Ontário, Canadá, 4 Departamento de Neurologia, Michael G. Escola de Medicina DeGroote, Universidade McMaster, Hamilton, Ontário, Canadá
      Resumo
      Objetivo
      Nós procuramos determinar o efeito da intensidade (% da Repetição Máxima - 1RM) do exercício resistido e do volume sobre a síntese proteica muscular, sinalizadores anabólicos, e expressão do gene miogênico.
      Metodologia/Principais descobertas
      Cinquenta homens (com idade entre 20 e 22 anos; com IMC entre 23,3 e 24,9 Kg/m2) executaram 4 séries do exercício extensão de pernas com diferentes cargas e/ou volumes: a 90% da repetição máxima (1RM) até sua falha individual (Falha90), a 30% 1RM combinado com 90% (30CM - 30% da Carga Máxima), ou 30% 1RM executados até a falha individual (Falha30). Houve infusão de [anel-13C6] fenillalanina com uso de biopsias para mensurar as taxas de síntese de proeínas musculares mistas (MIX), miofibrilares (MYO) (87%), e sarcoplasmáticas (SARC) em descanso, e 4hs e 24 hs após o exercício. Exercícos a 30CM induziram a significante aumento sobre o período de descanso na síntesse de proteínas musculares mistas (MIX) (121%) e miofibrilares (MYO) de 87% após 4 horas do exercício físico, mas após 24 horas apenas as proteínas mistas (MIX) aumentaram. O aumento na taxa de síntese proteica muscular em MIX e MYO 4 horas após os exercícios com Falha90 em Falha30 foi maior que o 30CM, sem nenhuma diferença entre estas condições; porém, MYO permaneceu elevada (199%) sobre o restante das proteínas durante 24 horas após o treino somente no Falha30. Existiu um aumento significativo em AktSer473 (sinalizador celular) 24 horas após o exercício em todas as condições (P = 0,023 e mTORSer2448 fosofrilação em 4 horas após o exercício (P = 0.025). Fosforilação de Erk1/2Tyr202/204, p70S6KThr389, e 4E-BP1Thr37/46 aumentado significativamente (P<0.05) somente na condição Falha30 ao final de 4 horas após o exercício, enquanto que a fosforilação de 4E-BP1Thr37/46 foi maior 24 horas após o exercício do que em repouso em ambas as condições Falha90 (237%) em Falha30 (312%). A expressão Pax7 mRNA aumentou 24 horas após o exercício (P = 0.02) em todas as condições. A expressão mRNA da MyoD e miogenina foram constantemetne elevados na condição Falha30.
      Conclusão
      Estes resultados sugerem que exercícios físicos resistidos com cargas moderadas e alto volume são mais efetivos em induzirem mais anabolismo muscular do que os exercícios com cargas altas e baixo volume ou os dois combinados juntos.
      INTRODUÇÃO
      Exercícios resistidos estimulam a síntese de proteínas musculares esqueléticas, as quais são resumidamente chamadas de hipertrofia muscular. Normalmente se recomenda que contrações com altas cargas (exemplo, ≥70% da repetição máxima; 1RM) sejam executadas para fornecer um estímulo ótimo para o crescimento muscular. Foi estabelecido recentemente, contrariamente, que a síntese de proteínas miofibrilar (MYO) é na verdade maximamente estimulada em 60% da 1RM, no estado de pós-absorção, com nenhum aumento para a condição de cargas altas (ex., 75–90% 1RM) . Além disso, executar contrações com cargas moderadas (~20% 1RM) com oclusão vascular é suficiente para induzir a um aumento na síntese de proteína muscular mista (MIX), a qual explica os aumentos significativos em tamanho e força muscular, equivalente aqueles vistos em contrações de alta intesidade, que ocorrem com treinamento de oclusão sanguínea. Juntos, estes dados sugerem que cargas altas externas (ex., alta intensidade) não são pré-requisito para induzir aumentos na síntese de proteína muscular gerando assim hipertrofia muscular.
      O estudo de Henneman descreveu que o recrutamento das unidades motoras ocorre de forma progressiva das pequenas para as maiores (ex., o princípio do tamanho). Como oposto ao requerimento para alta contrações de alta intensidade nós acreditamos que o número total de contrações, independentemente da intensidade, podem resultar em uma ativação total das unidades motoras e recrutamento das fibras musculares e deve ter igual ou maior importância que a intensidade para atingir a estimulação da síntese de proteína muscular. Especialmente no mesmo de ativação da fibra muscular e presumindo uma estimulação similar da síntese de proteína msuclar miofibrilar (MYO), deverá ocorrer independentemetne da intensidade que o exercício tenha sido executado até a fadiga individual (falha) na mesma linha de observação do treinamento oclusivo.
      A regulação da síntese de proteína muscular é multifacetada e investigações recentes demonstram tanto as vias sinalizadoras quanto os Akt-mTOR e as proteína quinase ativadas por mitogeno (PKAMs; ex., Erk1/2) em cascata são importantes promotores de anbolismo induzido por exercício. Mesmo assim, destas investigações é difícil dicernir se as proteínas sinalizadoras de anabolismo por exercício são ativadas por longos períodos de tempo (ex., ≥24 h) e desempenham um papel importante na sustentação do aumento da síntese de proteína muscular que parecem ocorrer durante os dias após o exercício. De forma similar, a geradora de músculo nos adultos (células satélites) tem sido sugeridas como escenciais para a hipertrofia muscular como uma adaptação ao treinamento resistido. Mesmo assim é difícil determinar a importancia da expressão aumentada de Pax7, um marcador da ativação da célual satélite, o qual junto com outros fotores de regulação miogênica (FRMs), como o MioD, Mif5, MRF4, e miogenina, os quais estão envolvidos na ativação, proliferação e diferenciação das células tronco musculares, estão relacionandas ao aumento da respotas da síntese de proteína muscular induzido pelo exercício, especialmente em períodos pós treino (ex., >24hs) após a seção de treino.
      Neste estudo, nós procuramos sistematicamente investigar o impacto de dois tipos distintos de exercícios com cargas paralelamente com diferentes volumes de exercícios na sinalização anabólica, expressão do gene miogênico, e taxas de síntese de proteínas musculares (MIX, MYO e SARC). Utilizamos principalmente o modelo unilateral no qual os participantes executaram exercícios a 90% da 1RM até a falha (Falha 90), 30% da 1RM na qual o valor do trabalho externo foi combinada com o Falha 90 (30CM), ou 30% da 1RM até a falha (Falha30). Isto nos forneceu a ferramenta necessaria para desvendar as influências separadas entre carga (intensidade) e volume em variáveis anabólicas específicas após executar exercícios resitidos. Nós hipotetizamos que a resposta anabólica ao exercício poderia ser similar aos tipos de treinamento (as 3 condições) formulados para recrutar a ativação máxima de fibras (ex., Falha90 e Falha30); mesmo assim, a intensidade do exercício seria importante para maximizar a resposta anabólica entre entre os modos de exercícios envovlidos (Falha90>30CM).
      Fonte: https://journals.plos.org/plosone/
      Abraço.
    • By bloko
      Montei um ciclo com as sugestões do @Apollo Galeno que fizemos em outro tópico e vou manter o relato aqui.
      Primeiro ciclo.
      Idade 32 anos
      altura 1,71
      peso 67kg
      Tronco Normal: 96,50 cm
      Cintura: 78,50 cm
      Abdômem: 81,50 cm
      Quadril: 100,50 cm
      Braço Relaxado Dir: 30,50 cm
      Antebraço Dir: 26,50 cm
      Coxa Dir: 50,30 cm
      Panturrilha Dir relaxada: 37,30 cm
      BF 15.09%
      Tempo de treino 2 meses de musculação, faço outros esportes
      objetivo 'ciclo estético', ganhar peso rápido e da forma mais "limpa", que se mantenha o possível após o ciclo sem grandes colaterais. Ganhando pouco volume e mantendo definição
      Aes: cipionato 200mg  GOLD e oxandrolona 10mg GOLD
      - Cipionato 200 mg / semana (3 aplicações por semana )
      - Oxandrolona 20 mg/dia (tomar de 12/12 hs) pretendo aumentar no decorrer
      Devo tomar por apenas 6 semanas, se eu chegar a 71kg ou mais encerro na sexta semana.
      Tenho dúvidas sobre o final do ciclo, se corto abruptamente tudo ou vou aos poucos. Minha testo esta boa agora, mostrei os exames no outro tópico (em 650 se não me engano), quero que ela volte ao normal o mais rapido que der quando terminar o uso.
      Tenho também Anastrozol 1mg GOLD que pretendo usar durante o ciclo. E consigo HCG com um amigo se for indicado pra melhor tpc.
      Treino:
      ABC peito e triceps segunda, costa e biceps quarta, perna e ombro sexta - faço 4 exercícios de grupos musculares grandes e 2 ou 3 exercícios de grupos pequenos. Faço apenas 1 série até a exaustão sendo de 8 a 12 repetições no máximo com 5 segundos na contração e 5 segundos na volta, cada exercício dura em média 80 a 120 segundos (treino que peguei alguns anos atrás de hipertrofia que trabalha muito bem os musculos)
      Terça e quinta Bjj
      Finais de semana surf
      Total 3 dias hipertrofia e 3 dias aerobico
      Dieta:
      259g proteina 368g carboidrato 70g gordura = 3.195kcal
      cafe da manha 4 ovos + banana + 40g de aveia
      almoço 150g arroz + 100g feijao + 2 bifes salada a vontade
      lanche pre treino 250ml agua dose whey top growth  + banana + 20g aveia
      pós treino 250ml agua dose whey top growth  + banana
      janta 150g arroz + 100g feijao + 2 bifes salada a vontade
      ceia 2 ovos + 30g pipoca (geralmente coloco estes ovos nos shakes e na ceia como apenas pipoca)
      Suplementos:
      Tomo regularmente: Vit D 5.000UI, omega 3, creatina glutamina e bcca
      Comprei para o ciclo OPTIMEN multivitaminicio que parece ser paulada - segue foto do suplemento

É isso galera, estando tudo ok por aqui o ciclo deve iniciar segunda feira 20.01.2020
      Aceito todas as opiniões e sugestões, foi exatamente pra isso que criei o tópico e vou fazer o relato.
      Estou fazendo primeiro ciclo e tenho a intenção de que seja o unico. Depos é manter o peso com dieta e equilibrio. Mas agora como tenho trabalho muito corrido e sou ativo, metabolismo acelerado, mesmo fazendo dieta não consigo passar dos 70 "ao natural". Vim estudando bastante e acho que vale a pena fazer este ciclo 🤞💪🙏
      conto com a sugestao dos mais experientes

• By juninho1
      Sei que é impossível ganhar massa muscular e perder gordura.
      Me disseram que chá verde não "emagrece" ele faz com que somente a gordura do corpo "queime" mais rápido. ISSO É VERDADE?
      SEGUNDA PERGUNTA
      Se eu acrescentar chá verde na minha dieta para hipertrofia estarei acumulando menos gordura????????????????????????????????
      Valeu pessoal todo comentário será bem vindo, abraço
    • By Renato França
      Mulheres e dificuldade de ganhar massa
      Muitas mulheres se queixam de dificuldade para ganhar massa muscular (mesmo com treino regular e dieta), flacidez, celulite, retenção hídrica e facilidade para engordar ou dificuldade de perder gordura. Não é novidade para ninguém que alimentação desequilibrada e sedentarismo contribuem para tudo isso. Mas hoje vou trazer algumas informações sobre outro fator, os anticoncepcionais, que pode ter relação com essas queixas e que está presente na vida de boa parte das mulheres em idade reprodutiva.
      Efeitos dos anticoncepcionais
      O uso de anticoncepcionais é muito difundido hoje em dia e é prescrito para diversas finalidades, não só inibir a ovulação e agir como contraceptivo propriamente dito. Mas também, em alguns casos, para controle da oleosidade da pele e acne, síndrome dos ovários policísticos, irregularidades do fluxo menstrual, hirsutismo (produção excessiva de pêlos nas mulheres). O problema é que muitas vezes para controlar um desses aspectos, ocorre a desregulação de todo eixo dos hormônios sexuais e outros sintomas surgem, ou seja, “tampa de um lado e descobre de outro”. 
      Vários desses sintomas e queixas são gerados e/ou piorados por maus hábitos de vida, resistência à insulina, dieta com alta carga inflamatória, deficiências nutricionais, má gestão do stress, etc. Então, se melhorar a dieta e atuar na correção desses desequilíbrios, não haveria necessidade do uso dos anticoncepcionais para fins secundários. Já para o fim primário, a contracepção, há métodos não hormonais que podem ser usados e isso tem de ser conversado e acordado com o ginecologista de acordo com o caso de cada paciente.
      A maior parte dos contraceptivos, seja por via oral (pílula), transdérmico (adesivo) ou anel vaginal, são contraceptivos combinados, compostos de um tipo de estrogênio associado a uma progestina. Ambos são hormônios sintéticos e, portanto, são interpretados de forma diferente do estrogênio e progesterona produzidos pelo corpo, o que leva a uma cascata de alterações hormonais. Vou falar de algumas delas que podem levar a uma maior resistência na obtenção de resultados de hipertrofia muscular e redução do percentual de gordura com a dieta e treino. Mulheres produzem testosterona
      Os hormônios sexuais, como a testosterona, circulam no sangue com uma parte ligada a albumina, parte ligada a globulina ligadora dos hormônios sexuais (SBGH) e uma parte livre (fração ativa do hormônio). É bom salientar que a testosterona é produzida em maior quantidade por homens, mas as mulheres também produzem testosterona (10 a 25 vezes menos) e ela tem funções fisiológicas importantes também no corpo feminino.
      Efeitos dos anticoncepcionais sobre a testosterona 
      Quando uma mulher toma um anticoncepcional composto por hormônios sintéticos, eles se ligam muito mais a albumina sérica do que a globulina ligadora dos hormônios sexuais (SBGH) e ocorre uma resposta exacerbada na produção de SHBG. Com uma quantidade de SHBG muito maior do que o necessário para transportar os hormônios sexuais produzidos pelo corpo, praticamente toda a testosterona fica ligada a SHBG e sobra uma fração ínfima de testosterona livre (fração ativa da testosterona). Essa baixa testosterona livre, mesmo que o valor de testosterona total esteja normal, pode levar a sintomas de deficiência de testosterona como: maior dificuldade para ganho de massa muscular, maior tendência ao ganho de gordura e retenção hídrica, baixa libido, maior sensação de fadiga e cansaço físico e mental.
      Essa alterações hormonais são confirmadas nos exames de sangue que solicito e analiso das minhas pacientes em uso de anticoncepcionais. Algumas delas demonstram maior dificuldade em evoluir em resposta a dieta e treino. Vamos a alguns dados da literatura:
      Um estudo feito por Piltonen e colaboradores (2012), no Departamento de Ginecologia e Obstetrícia de Oulu na Finlândia, verificou que o uso de anticoncepcionais combinados tanto por via oral, transdérmica e vaginal, em mulheres jovens e com peso normal, levou ao aumento de marcadores de inflamação crônica (proteína C reativa), piora da sensibilidade à insulina, aumento da SHBG e consequentemente redução da testosterona livre. Ou seja, independente da via de administração as alterações metabólicas são as mesmas. Lee e colaboradores (2009) analisaram a resposta em mulheres jovens (18 a 31 anos) a 10 semanas de treino resistido e verificaram um ganho muscular 40% menor em mulheres que faziam uso de contraceptivos orais em comparação às mulheres que não faziam uso. Os autores concluíram que esse resultado negativo no grupo que tomava anticoncepcional se deveu aos menores níveis de DHEA e S-DHEA (importantes para síntese de testosterona), IGF-1 (fator de crescimento semelhante à insulina – importante para a construção muscular) e maior nível de cortisol (hormônio do stress, que tem ação catabólica). Além disso, os autores comentaram que outro fator que limitou o ganho muscular foi que as progestinas que compõe o anticoncepcional se ligam competitivamente aos receptores de testosterona, impedindo a ligação da própria testosterona ao seu receptor e assim reduzindo seus efeitos.
      Outros riscos dos anticoncepcionais
      Não comentei sobre o risco de trombose venosa, pois não era o foco do texto. Mas, basta uma lida rápida na bula de um anticoncepcional que você verá o tanto de ressalvas e alertas quanto ao aumento do risco de eventos tromboembólicos. 
      Conclusão
      A minha dica é, pense 2 vezes em tomar ou continuar tomando anticoncepcionais hormonais e converse com um médico ATUALIZADO e com visão global da sua saúde. Também não se engane pensando que os que são de baixa dosagem são inofensivos, pois essas alterações são observadas inclusive nesses casos (vejo isso na prática nos resultados dos exames de pacientes). Se quiser tirar a dúvida, minha dica é que faça regularmente exames de sangue completos para monitorar todas essas variáveis e não colocar sua saúde em risco, nem limitar seus resultados da dieta e treino.
      Por fim, não quero dizer que mulheres que tomam anticoncepcionais não podem conseguir alcançar bons resultados estéticos, porque tenho pacientes que mesmo tomando chegam a excelentes resultados. No entanto, provavelmente se não tomassem chegariam um pouco mais longe.
      Por Nutricionista Renato França
      Sócio-proprietário da Clínica de Nutrição Esportiva e Funcional Renato França em Brasília - DF Diplomado pelo The Institute for Functional Medicine (EUA) Especialista em musculação e treinamento de força pela UnB Instagram: https://www.instagram.com/nutricionistarenatofranca/ Fanpage: https://www.facebook.com/renato.franca1
    • By carloscomp
      Treinamento de Alta Intensidade - HIT e Hardgainer

Introdução

Olá pessoal, neste tópico estarei postando diversos asssuntos referentes ao sistema HIT de treinamento, método introduzido por Arthur Jones na década de 70 e utilizado por grandes como Mike Mentzer, Casey Viator e muitos outros.

Um resumo basico para HIT seriam treinos intensos, breves, infrequentes e em boa forma. Rotinas geralmente são fullbody, mas temos tambem as split no estilo pull/push ou upper/lower body, além do método Heavy Duty , criado por Mike Menzter, onde podemos usar até mesmo rotinas split 4X.

Outra caracteristica marcante do método é a cadencia, o comum 1-1 é considerado como jogar o peso, não permite ideal estimulo ao musculo, Stuart McRobert no seu livro Beyond Brawn recomenda 3-3, ou seja, 3s para erguer o peso e 3s para baixar o peso. Com isso cada serie deve durar entre 40 a 80s, isso permite manter o musculo sob tensão por tempo suficiente para estimular força e hipertrofia.

Falando em Stuart McRobert, estarei postando rotinas e artigos deste grande autor. Ele pode ser considerado da escola HIT, no entanto ele é mais moderado por que para ele o importante é progressão de cargas e boa forma nos exercicios, treinando sempre com alta intensidade para alcançar os objetivos, ou alcançando a falha ou proximo a falha.

Aviso importante:

Todas as rotinas citadas aqui possuem grandes exercicios como agachamento livre, levantamento terra, supino, military press e outros exercicios que exigem tecnica impecavel na execução, além disso se você possui algum problema fisico procure seu médico antes de iniciar qualquer tipo de programa de treinamentos. Estude os exercicios, veja videos, peça para pessoas experientes te ensinar e comece bem leve, não tenha vergonha de por exemplo começar só com a barra vazia.

Artigos, Rotinas e links:

Links relacionados
      Dr. Elligton Darden Drew baye Hard Training Pit Stop Dave Draper Dinosaur Training  

Considerações Finais

Os métodos citados nesse topico tem o objetivo de ajudar as pessoas com dificuldade de ganhar massa muscular e força a terem uma alternativa realista de como alcançar seus objetivos. Convido a todos a lerem aos artigos antes das rotinas, pois só assim você terá noção do que está treinando e quais objetivos pode alcançar. Eu treino dessa maneira e acho fantastico pois realmente me permite treinar forte, com progressão e tendo ganhos realistas sem me preocupar com esteróides, nem mesmo suplementos caros que pouco adicionariam a meu progresso.

Algumas pessoas podem achar HIT um método ultrapassado e sem sentido mas ninguem parou para ler a vasta gama de conceitos e métodos que tal sistema engloba, com o foco em drugs-free. Hardgainer pode ser considerado um braço do HIT, pois não exige treinar até a falha mas exige rotinas abreviadas, treino duro e infrequente.

Troca de rotinas todo mes, treinar 6X na semana, alguns em 2 turnos, pouco descanso entre treinos, 3 exercicios para biceps com 50-60 repetições em um unico treino, foco exagerado isoladores, overlaping grande entre treinos, supervalorização de suplementos, confusão muscular, e o pior: uso de esteóides, isso tudo não ajuda ninguem a alcançar seus objetivos com saúde, com esteróides você pode acelerar o processo de hipertrofia e força, na verdade enganar seu corpo e sua genética, mas eu pergunto: vale a pena o risco? Seu figado, seus rins, seu coração irão pedir a conta no futuro, não tenha duvidas disso.

E deixo uma pergunta, se sua rotina não te deu resultados satisfatórios nos ultimos 3 meses, por que ela daria resultados nos proximos 3? Nessa caso, você não tem nada a perder e muito provavelmente alcançará resultados positivos antes do esperado com as rotinas citadas aqui. Give a try!

Abraços,

Carlos

• Create New...