Ir para conteúdo

Hipertrofia Axilar? Há músculo nas axilas?

Featured Replies

Postado

Ontem estava a passar a mão na axila direita e deparei-me com o facto de sentir tipo um músculo logo acima da dorsal (na axila).

Fui verificar na axila esquerda e também senti, contudo muito mais pequeno.

Acham que se deve ao treino de hipertrofia ou será algo de preocupação acrescida?

• Respostas 8
  • Visualizações 3,9k
  • Criado
  • Última resposta

Membros mais ativos neste tópico

Most Popular Posts

Imagens postadas

Postado

Pode postar uma foto???

Você é português(a), não!?!?!:happy:

Postado
56 minutos atrás, Slimani disse:

acho que não da para ver muito bem, e sim sou portugues

Que legal. De que região??? Meu sogro é de mindelo, vila do conde (distrito do porto), e está aí inclusive.

Acho que o toxi respondeu teu questionamento. Provavelmente a inserção do grande dorsal na axila, aumentado pelo exercício.

Editado por FitCoupleHim

Postado
14 minutos atrás, Slimani disse:

sou de lisboa mas o meu pai é do norte, do porto.

Interessante. Seja bem-vindo ao fórum.

• 6 anos depois...
  • 3 anos depois...
Postado

Tópico antigo, mas ele ficou pela metade e a parte que faltou é justamente a que responde a pergunta que o autor fez, que era se havia motivo de preocupação.

Sim, existe músculo na axila. A parede da frente dela é formada pela borda do peitoral maior, a de trás pelo grande dorsal e pelo redondo maior, e a parte de dentro pelo serrátil anterior. Quem treina costas com carga desenvolve justamente essas bordas, e elas ficam palpáveis. Até aí, a resposta que o pessoal deu está certa.

Só que tem um detalhe no post original que ninguém pegou e que muda a conversa: ele sentiu dos dois lados, mas de um lado bem maior que do outro. Assimetria é a palavra chave, e ela abre duas possibilidades bem diferentes.

A primeira é anatômica e é bonita de conhecer. Existe uma variação chamada arco axilar de Langer, que é uma tira extra de músculo que sai do grande dorsal e atravessa a axila indo em direção ao peitoral. Ela aparece em algo perto de sete por cento das pessoas, é totalmente benigna, e tem duas características que batem exatamente com o relato: costuma ser de um lado só, ou bem mais evidente de um lado, e passa a vida inteira despercebida até a pessoa desenvolver as costas e começar a sentir uma faixa firme ali. Ou seja, treino não criou nada, só tornou visível o que já existia.

A segunda possibilidade é a que precisa ser dita, porque foi a pergunta que o autor fez. A axila é cheia de gânglios linfáticos. Um caroço palpável na axila, principalmente de um lado só, é gânglio até que se prove o contrário, e isso é assunto de médico e não de fórum. Na esmagadora maioria das vezes não é nada grave, é reação a uma infecção, uma unha encravada, um corte, uma foliculite de depilação. Mas essa é uma daquelas situações em que a resposta certa não é o palpite mais provável, é a checagem.

E dá para separar as duas coisas em casa, pelo menos como primeira triagem. Músculo muda quando contrai: encoste a mão na região e puxe o braço contra o corpo com força, ou empurre contra a parede. A tira endurece, muda de forma e continua presa ao movimento. Gânglio não faz nada disso. Ele é uma bolinha ou um caroço arredondado que rola sob os dedos, independente de você contrair ou não, e não muda de consistência com o esforço. Se for esse o caso, ou se houver dor persistente, crescimento, endurecimento tipo pedra, febre ou perda de peso sem explicação, é consulta e ponto.

Uma última coisa, sobre a sugestão de fazer menos barra e menos remada caso a pessoa não goste do resultado estético. Eu não faria isso. O grande dorsal é o músculo que dá largura ao tronco e é o que mais melhora a impressão da cintura de qualquer pessoa. Abrir mão dele por causa de uma prega na axila é trocar algo grande por algo mínimo. Se o incômodo for real e for o arco de Langer, ele não some com menos treino, porque ele não veio do treino, e a única coisa que muda de verdade nessa região é o percentual de gordura.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conteúdo similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.