Pular para o conteúdo

Dor no esterno

Respostas em Destaque

Boa tarde

Estou com uma dor no esterno que ja melhorou mas ainda persiste. Antes tinha essa sensaçao de que o peito 'pedia' para que eu tentasse estalar o esterno. Agora, essa sensaçao (eu realmente conseguia estalar o esterno) passou mas a dor ainda existe, embora seja menor. É comum isso? Existe alguma pomada para os casos mais simples? Li sobre um cara que usou palmilha por ter sido diagnosticado com encurtamento de uma das pernas. Eu nao sei se tenho isso, mas tenho pé chato (pisada para dentro) desde criança. Obrigado desde ja.

• Respostas 2
  • Visualizações 939
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Pode ser costocondrite que é uma inflamação na cartilagem do esterno e pode ser causada por algum esforço repetitivo como atividades física ou tosses muito intensas.

• 8 anos depois...

A hipótese que o @Locemar levantou é a mais provável, e vale desenvolvê la, porque essa é uma das queixas mais comuns em quem treina peito e uma das que mais assustam sem necessidade.

Costocondrite é a inflamação da cartilagem que une as costelas ao esterno. A dor é bem localizada, geralmente na altura da segunda à quinta costela, piora ao apertar o ponto com o dedo, ao respirar fundo, ao tossir e ao fazer movimentos que abrem o peito. E é justamente essa última característica que a liga ao treino, porque supino com amplitude grande, crucifixo, mergulho e crossover carregam bastante essa região.

A característica mais útil para se tranquilizar é a dor à palpação. Dor que se reproduz apertando um ponto específico da junção entre costela e esterno é dor de parede torácica, ou seja, musculoesquelética, e esse é o padrão típico. Dor de origem cardíaca, ao contrário, não muda quando se aperta o peito, é mais difusa, costuma vir com esforço, com falta de ar, suor frio, enjoo ou irradiação para braço, mandíbula ou costas, e não melhora com mudança de posição. Se aparecer qualquer coisa desse segundo grupo, o assunto deixa de ser treino e vira urgência.

Sobre a vontade de estalar o esterno e a sensação de alívio ao conseguir. Isso é comum e não é sinal de nada quebrado. Ali existem articulações pequenas entre as costelas e o esterno, e entre as costelas e a coluna, e o estalo vem do mesmo mecanismo de qualquer outra articulação. O problema é que forçar o estalo tende a manter o ciclo, porque o alívio dura pouco e o estímulo repetido irrita ainda mais a região. Não forçar é parte do tratamento.

Sobre a pergunta de pomada, aqui vai a resposta honesta. Anti inflamatório tópico ajuda pouco em cartilagem, porque a absorção pela pele não chega bem nessa profundidade. O que resolve costocondrite é tempo e retirada do estímulo, e ela costuma levar semanas a alguns meses. O que acelera é reduzir amplitude e carga nos exercícios que abrem o peito, evitar por um período o crucifixo com amplitude máxima, o mergulho e o supino descendo até encostar no peito com carga alta, e trocar temporariamente por supino com halteres em amplitude parcial ou por máquinas com apoio. Calor local costuma dar mais conforto do que gelo em quadro que já dura semanas. Manter o resto do treino é perfeitamente possível.

Sobre a menção a palmilha e a discrepância de comprimento de perna, vale um alerta contra esse caminho. É pouco provável que a origem esteja aí. Pé plano e pisada para dentro são achados extremamente comuns, existem em gente sem sintoma nenhum, e a ligação deles com dor no esterno é indireta demais para servir de explicação. Palmilha faz sentido quando existe queixa em pé, tornozelo, joelho ou quadril, sob avaliação, e não como tratamento de dor torácica.

Uma última coisa. Dor no esterno persistente também aparece em quem tem refluxo, e nesse caso costuma ter queimação, piorar deitado e depois de refeição grande. Vale considerar, porque a conduta é completamente diferente.

Se a dor durar mais de algumas semanas apesar do ajuste no treino, se vier com inchaço visível na região ou com febre, ou se surgir qualquer sintoma do grupo cardíaco descrito acima, é caso de avaliação médica.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.