Pular para o conteúdo

Hiperlordose ou ATP (anterior pelvic tilt)

Respostas em Destaque

Fala pessoal, é o seguinte: eu não sei se tenho hiperlordose ou ATP, não consigo diferenciar os dois.

Semana passada fui fazer agacho, quando sai já senti uma pequena dor lombar, e logo em seguida fui para o lev. Terra, e meu Deus, quando terminei a primeira série a dor era tanta, que era como se a lombar tivesse me puxando para trás, as minhas costas queriam arquear para aliviar a dor.

Vou enviar duas imagens ai embaixo, queria saber se é uma hiperlordose ou atp. Outra coisa, terei que parar de agachar e terrar? Não é a primeira vez que eu sinto as dores, mas elas nunca foram tão fortes, geralmente era algo bem de boa. Exercícios para correção disso, seria fortalecer o core e alongar o posterior? Obrigado desde já.

IMG_20201027_102236.jpg

IMG_20201027_102051.jpg

• Respostas 6
  • Visualizações 1,7mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Dr. Fernando Britto Barboza
    Dr. Fernando Britto Barboza

Boa tarde. Nenhuma das duas alterações são motivo para suas dores. Faça fortalecimento de core e reveja a técnica de execução do movimento e a carga utilizada. 

• Não. Tem apenas que aprender a fazer o movimento correto com a carga adequada pra sua força. Além do fortalecimento da região do core. 

• fisiculturismo
    fisiculturismo

Imagens Postadas

• Autor
46 minutos atrás, Dr. Fernando Britto Barboza disse:

Boa tarde. Nenhuma das duas alterações são motivo para suas dores. Faça fortalecimento de core e reveja a técnica de execução do movimento e a carga utilizada. 

Mas há uma hiperlordose ali?

• 5 anos depois...

Respondendo à dúvida conceitual que ficou no ar, @EMD: hiperlordose e anteversão pélvica são coisas relacionadas, mas não sinônimas. A anteversão é a posição da pelve, girada para frente, com as espinhas ilíacas anteriores à frente da sínfise púbica. A hiperlordose é o aumento da curvatura lombar, medido em imagem por ângulos específicos. A anteversão costuma acompanhar aumento da lordose, mas dá para ter uma sem a outra, e nenhuma das duas se diagnostica direito por foto, porque o que aparece no espelho depende de postura no momento, gordura local e até de como a pessoa está respirando.

O ponto mais importante é o que o @Dr. Fernando Britto Barboza colocou, e ele está apoiado na literatura: anteversão pélvica e hiperlordose são achados comuns em pessoas sem dor nenhuma, e não têm boa correlação com dor lombar. Ou seja, olhar para a curvatura como causa da sua dor provavelmente é procurar no lugar errado. A explicação mais provável para dor que aparece no agachamento e explode no levantamento terra é técnica sob fadiga, carga acima do que a musculatura estabilizadora sustenta hoje, ou progressão rápida demais.

Do que fazer na prática. Não precisa abandonar agachamento e terra, como o @Locemar já disse, mas vale regredir por algumas semanas: reduza a carga em 20 a 30 por cento, trabalhe em faixas de 5 a 8 repetições com margem, e use variações que reduzem a demanda lombar enquanto você reorganiza a técnica, como terra com barra hexagonal ou a partir de blocos, e agachamento em caixa. Filme de lado e observe se a lombar arredonda ou hiperestende no fim do movimento, que é onde a maioria das dores nasce.

Para o trabalho corretivo, a parte que mais rende não é alongar o posterior, e sim aprender a controlar a posição da pelve e a respirar sob carga. Vale incluir dead bug, prancha frontal e lateral, bird dog, ponte de glúteo e agachamento com foco em manter costelas alinhadas sobre a pelve, junto com mobilidade de flexores do quadril, que costumam estar encurtados em quem passa muito tempo sentado. Glúteo forte ajuda a estabilizar a pelve, e por isso hip thrust e ponte entram bem.

Uma coisa que precisa ser dita: dor que irradia para a perna, formigamento, dormência, perda de força no pé ou qualquer alteração para urinar ou evacuar mudam completamente o quadro e pedem avaliação médica sem demora. Dor lombar localizada, que melhora com repouso relativo e piora com carga, quase sempre é mecânica e responde bem a ajuste de técnica e progressão. Se a dor persistir por mais de duas ou três semanas mesmo com a carga reduzida, vale avaliação presencial com fisioterapeuta ou médico do esporte, que examinam movimento e força, coisa que foto nenhuma substitui.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.