Pular para o conteúdo

Níveis hormonais aceitáveis em mulheres

Respostas em Destaque

Boa noite @Apollo Galeno @Foston!

Tenho 39 anos, 1,65cm , 68 kg e e pratico musculação há cerca de 6 anos.

Apesar de considerar meu nível de treinamento muito bom, meus resultados sempre foram muito medianos. Tenho retenção, gordura acumulada nos braços e uma celulite bem resistente. Sempre fico com a sensação que minha dedicação não aparece no shape.

Minha alimentação é muito  boa, mas não é 100%, sei que há muito o que melhorar aos finais de semana. Comecei a desconfiar que tivesse algo errado que pudesse explicar

Realizei uma bateria de exames e gostaria de saber se, na opinião de vcs, vale a pena investir em reposição hormonal. Pergunto pq a o que me passou essa bateria de exames custou um rim, imagino que a receita que virá custará 2. rs  Sempre tive uma vontade imensa de "tunar" meus hormônios pra ver se conseguia que meu amor por musculação aparecesse no meu shape, mas tenho pavor dos colaterais. Gostaria de saber de meu perfil hormonal é razoavelmente saudável, ou se existem deficiências que justifiquem o investimento e valham o risco dos colaterais. Agradeço muito a atenção e o tempo que dedicam a todos do fórum.

image.jpeg

Editado em por Biaabs2014

• Respostas 6
  • Visualizações 513
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• @Biaabs2014 seja bem vinda. Não adianta adicionar elementos se a base não stiver sendo executada nos 100%. Não há hormônio que faça o trabalho sozinho. Caso queira ajuda, por gentileza, padr

• Apollo Galeno
    Apollo Galeno

Seu tópico esta incompleto. Faltam fotos.....faltam varias coisas. Colheu muito exame e minha pergunta é= vc esta morrendo? Qual sua queixa quando procurou OU colheu essa barsa de exames ? N

• Apollo Galeno
    Apollo Galeno

Tenho CERTEZA que ele não sabe o motivo patológico cientifico!! Ou melhor, o motivo pessoal "dele" para ele ter pedido "é evidente". Padronize e falo mais.

• Moderador
33 minutos atrás, Biaabs2014 disse:

Boa noite @Apollo Galeno @Foston!

Tenho 39 anos, 1,65cm , 68 kg e e pratico musculação há cerca de 6 anos.

Apesar de considerar meu nível de treinamento muito bom, meus resultados sempre foram muito medianos. Tenho retenção, gordura acumulada nos braços e uma celulite bem resistente. Sempre fico com a sensação que minha dedicação não aparece no shape.

Minha alimentação é muito  boa, mas não é 100%, sei que há muito o que melhorar aos finais de semana. Comecei a desconfiar que tivesse algo errado que pudesse explicar

Realizei uma bateria de exames e gostaria de saber se, na opinião de vcs, vale a pena investir em reposição hormonal. Pergunto pq a o que me passou essa bateria de exames custou um rim, imagino que a receita que virá custará 2. rs  Sempre tive uma vontade imensa de "tunar" meus hormônios pra ver se conseguia que meu amor por musculação aparecesse no meu shape, mas tenho pavor dos colaterais. Gostaria de saber de meu perfil hormonal é razoavelmente saudável, ou se existem deficiências que justifiquem o investimento e valham o risco dos colaterais. Agradeço muito a atenção e o tempo que dedicam a todos do fórum.

image.jpeg

Seu tópico esta incompleto. Faltam fotos.....faltam varias coisas.

Colheu muito exame e minha pergunta é= vc esta morrendo? Qual sua queixa quando procurou OU colheu essa barsa de exames ?

No mais, me atenho a falar apenas isso pq seu tópico esta incompleto. Não dou opinião sobre exames e sim sobre humanos.

Padronize e quem sabe não encontre uma resposta mais embasada.

• Autor

Rs, naõ estou morrendo. Não que eu saiba.

Quem que pediu essa barsa de exames foi o Dr Luiz Paulo, tenho certeza que ele sabe o motivo. 

Padronizarei o tópico...pode dar esse como encerrado. Obrigada

Boa tarde irmão!

Irmão, sendo bem direto e sincero contigo.

Hormônios não faz milagres, eles potencializam o básico que vc esta a fazer ( BASICO BEM FEITO )
Agora pensa cmg, oque ele vai potencializar, sendo que nem o básico bem feito vc esta a fazer?

Ele vai fazer vc piorar, e de brinde vai dar colaterais pra ti
E como vc disse, tem medo de colaterais.

Minha sugestão:
Faça sua dieta sem errar, seus cardios sem errar
Seus treinos tudo 100%, vc verá que hormônios são a ultima coisa que vc se deve pensar agora.

É a resposta que eu tenho em cima do que vc nos passou, responda o tópico que a @RenatinhaSA passou, que ai sim , possamos passar uma resposta melhor sobre.

• 1 ano depois...

Bia, você encerrou o tópico antes de receber a resposta que veio buscar, e acho que ela existe. Se ainda passar por aqui, vale ler, porque tem uma possibilidade que ninguém levantou e que, na sua idade e com as suas queixas, é a primeira que eu consideraria.

Você tem trinta e nove anos. Essa é justamente a faixa em que começa, na maioria das mulheres, a transição para a menopausa. Ela costuma começar bem antes de a menstruação parar, às vezes cinco, oito anos antes, e nessa fase os hormônios não caem de forma organizada, eles oscilam. O que isso produz é bastante parecido com o que você descreveu: retenção que aparece e some, mudança na distribuição da gordura, sensação de que o corpo responde menos ao mesmo esforço e uma dificuldade nova de perder o que antes saía. Ou seja, aquilo que você chama de a minha dedicação não aparece no shape pode ter, sim, um componente que não é falta de dedicação nem falha de dieta.

Mas repare como isso muda a pergunta. Você perguntou se vale a pena investir em reposição hormonal pensando em turbinar resultado. A pergunta certa, na minha opinião, é outra: se você está entrando no climatério e se isso merece avaliação. E o profissional dessa conversa é um ginecologista com experiência em climatério, e não um protocolo de otimização. É a mesma palavra, reposição, para duas coisas completamente diferentes.

Duas informações práticas sobre os exames, e essas talvez sejam o que você mais queria.

A primeira é que, nessa fase da vida, FSH e estradiol variam muito de um mês para o outro, e um valor isolado não diagnostica nada. Perimenopausa se identifica principalmente pela história clínica, por como está o ciclo menstrual, pelo sono, pelo humor, por sintomas. Então se alguém olhar um único exame e disser que está tudo normal, isso não encerra o assunto. E dosagem de testosterona em mulher é notoriamente imprecisa nos métodos comuns de laboratório, porque as concentrações são baixíssimas, o que torna essa medida uma base ruim para decidir qualquer coisa.

A segunda é sobre o que eu não deixaria de olhar naquela bateria que você pagou caro, porque são os dois que produzem exatamente a sua queixa e são baratos de resolver. Tireoide, com TSH e T4 livre, que é comuníssimo em mulher na sua faixa e dá cansaço, retenção e dificuldade de emagrecer. E ferro, com ferritina e hemograma, que dá falta de rendimento no treino e cansaço que não passa. Junto disso, vitamina D e glicemia com insulina. Se algum desses estiver alterado, você tem uma explicação concreta e um tratamento simples, e nada disso passa perto de esteroide.

Sobre a celulite, e vou ser honesto porque acho que ninguém te disse. Ela não é sinal de deficiência hormonal e não existe protocolo de hormônio que a resolva de forma confiável. Ela vem da forma como o tecido de sustentação da pele é organizado na mulher, com as fibras dispostas de um jeito que deixa a gordura formar aquele relevo. Por isso ela aparece na imensa maioria das mulheres, inclusive em atletas muito magras e em mulheres que usam de tudo. Reduzir gordura melhora a aparência, mas não some. Digo isso porque, pelo seu texto, ela é uma das coisas que mais te incomodam, e ela é justamente a que menos responderia ao que você estava considerando. Vale saber disso antes de gastar dinheiro e correr risco.

Sobre a retenção, uma coisa simples que ajuda a não se assustar: mulher costuma pesar de um a dois quilos a mais na fase pré-menstrual, e isso é água. Se você se pesa em dias aleatórios, o número vai contar histórias diferentes. Comparar sempre a mesma semana do ciclo com a mesma semana do mês seguinte resolve.

Agora sobre o seu médico. Não me parece justo julgar as intenções de alguém que ninguém aqui conhece, e pedir exames antes de propor tratamento é o procedimento correto. Mas você mesma antecipou o incômodo quando escreveu que a bateria custou um rim e imaginou que a receita custaria dois. Guarde esse instinto e transforme em pergunta na próxima consulta: quais destes resultados estão alterados, qual é o meu diagnóstico, e o que acontece se eu não fizer nada. Se a resposta for clara e apontar um exame específico com um nome de doença, ótimo, siga. Se for vaga e for direto para uma prescrição, aí sim vale uma segunda opinião. O critério não é a quantidade de exames, é a qualidade da explicação.

Por fim, uma coisa que quase ninguém diz. Você treina há seis anos e diz que a alimentação é muito boa, mas não cem por cento nos fins de semana. Depois de seis anos, a diferença entre muito boa e impecável costuma valer alguns por cento de resultado, e não a transformação que você está esperando. Isso não é um defeito seu. É o que acontece com todo mundo depois de alguns anos, e nenhum hormônio devolve a resposta de quem estava no primeiro ano. Vale ajustar a expectativa antes de decidir qualquer coisa, porque expectativa errada é o que empurra muita gente para caminhos que ela mesma teme, e você escreveu que tem pavor de efeito colateral. Esse pavor é uma bússola boa.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.