Pular para o conteúdo

Nosso peso aumenta enquanto malhamos?

Respostas em Destaque

tipo, em primero lugar ola pra todos :( sou novo no forum e tipo.. esse topico me chamou a atençao, tipo tenho 17 anos 1,77m e atualmente 76kg

tipo.. quando eu comei a malhar (a 7 meses atraz) eu tinha 61kg !!!! :)

com 2 meses de academia meu peso estava em 68kg, todos da academia ficavam poooo se tah tomando bomba hein kra.. até minha mae veio me perguntar se eu n estava tomando bomba.. e realmente nao estava, aih eh que tah.. tudo indica q a minha genética eh perfeita mas como tudo q eh pro teim um contra, minha surpresa veio quando fiquei 2 semanas afastado da academia e perdi quase metade do peso q adquiri na academia.. meu braço perdeu quase 2cm, eu estou tentando entender o pq disso, pois estou preocupado com o verao, alguem teim alguma sugestão a me dar ?

e a moral da história, se os seus resultados demoram vir, vao demorar pra sair tb, hehe

• Respostas 33
  • Visualizações 24,5mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Vou deixar que o pharm responda a maior parte das suas questões, só vou te explicar algumas coisas. Creio q qdo o pharm disse em 1,2L de água, ele estava se referindo à capacidade de armazenamento na

• Obrigado thiago. Vamos esperar agora o pharmabio responder o restante das minhas dúvidas. Falou.

• Po o estomago tem de 600 a 1200ml de capacidade é, eu so tenho 18 anos e tomo 3 copos de 500ml de vitamina de banana depois do almoço huhuhu, chega fico passando mau..

• 14 anos depois...
  • 8 anos depois...

@FOTOCROMATICO, a sua desconfiança estava certa e o raciocínio que você usou também. O tópico chegou na resposta correta pelo caminho certo, invocando conservação de massa, e o @Knot e o @Nsqlg fecharam bem. Mas ficaram duas coisas de fora que valem a pena, porque uma delas é surpreendente e a outra é de segurança.

A primeira: durante o treino o seu peso não fica igual, ele diminui, e não só pelo suor.

Além da água perdida no suor e na respiração, você perde massa pelo carbono que sai no ar expirado. Quando gordura e carboidrato são oxidados, os átomos de carbono saem do corpo como gás carbônico, pelo pulmão. Existe um trabalho publicado no BMJ que fez essa contabilidade átomo por átomo e mostrou que, de dez quilos de gordura perdidos, oito vírgula quatro quilos saem pelos pulmões como gás carbônico, e apenas um vírgula seis vira água eliminada em urina, suor e demais fluidos. Ou seja, o principal órgão excretor do emagrecimento é o pulmão. Os próprios autores registraram que mais da metade dos médicos, nutricionistas e educadores físicos consultados achava que a gordura virava calor ou energia, o que não fecha em massa.

Isso não conflita com o Lavoisier que o @Knot citou, pelo contrário: massa entra pela comida, pela bebida e pelo oxigênio da respiração, e sai pela urina, fezes, suor e ar expirado. Durante uma hora de treino você não come nem bebe nada de sólido, e exporta água e carbono. Ou seja, o @aprendiz estava certo com a balança dele, e o motivo é maior do que só o suor.

A segunda parte: o que o seu professor provavelmente quis dizer. O @Mvrck fez a pergunta certa quando desconfiou que era volume, e não peso. Durante e logo depois do treino o músculo trabalhado aumenta de volume, por acúmulo de líquido dentro e ao redor da célula. É o pump. Isso muda a forma, muda a medida da fita e não muda a massa total do corpo. E o inchaço que a @Tamires Ana descreveu em dois mil e dezoito é exatamente isso, mais retenção temporária ligada à resposta inflamatória do treino. É deslocamento de líquido dentro do sistema, não é massa criada.

E aí vem o que, olhando hoje, é a parte mais importante deste tópico e que passou como conversa lateral.

@Aveia Quaker relatou beber cerca de cinco litros de água em quarenta minutos a uma hora de treino, e ganhar dois a dois quilos e meio de peso na balança durante a sessão. Isso é muito acima de qualquer necessidade fisiológica. As taxas de suor variam de menos de meio litro por hora a mais de dois litros por hora nos casos extremos, e a reposição habitual em exercício fica na faixa de zero vírgula quatro a zero vírgula oito litro por hora.

E existe risco real nisso, com nome: hiponatremia associada ao exercício, que é a queda do sódio no sangue abaixo de cento e trinta e cinco por diluição. A causa principal é justamente beber além da perda durante a atividade, e os sintomas podem aparecer até vinte e quatro horas depois. As diretrizes atuais recomendam beber conforme a sede, e não seguir volume fixo, porque nenhum volume prescrito se mostrou protetor. Casos graves envolvem confusão, convulsão e edema cerebral, e já mataram atletas em maratona.

Ganhar dois quilos e meio na balança durante uma hora de treino significa reter líquido muito além do que se perdeu, que é a definição do mecanismo. Vale corrigir aqui, mesmo passados vinte e três anos, porque a frase que ficou registrada no tópico foi água só ajuda, e ela não é verdadeira em qualquer quantidade.

O @Pharmabio, aliás, foi o único que puxou o freio na época, sugeriu check up e levantou a possibilidade de diabetes insípido, com a explicação correta sobre vasopressina. Isso continua válido: sede exagerada e persistente junto com urinar muito merece investigação médica, e as duas causas que primeiro se procura são diabetes mellitus e diabetes insípido. É exame simples e vale a pena.

Uma última correção pequena, ao @Knot: a ideia de que músculo bem hidratado aumenta a síntese proteica vem da hipótese do inchaço celular, que é plausível e discutida na literatura, mas não é um efeito estabelecido de tomar água a mais. Hidratação adequada importa para desempenho e para termorregulação, e é isso que ela entrega. Além do adequado, não vira anabolismo, vira urina, e em excesso vira risco.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.