Pular para o conteúdo

É muito ruim comer bolachas recheadas?

Respostas em Destaque

Ae pessoal...

pode parecer ridículo... mas..

é muito "ruim" comer bolachas??

em especial a passatempo recheada... uAHuhahA....

é que meu irmão compru uma caixa fechada... com 40... eu to comendo umas 4 por dia...

Nem tem muita gordura...

eu peso 89kg, 1,88m, treino a 8 meses...

E ae?

comentem... valeu...

• Respostas 3
  • Visualizações 803
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

Não tem muita gordura, vc tem certeza que está falando da Passatempo Recheada de chocolate, uma das minhas maiores tentações alimentares???

Bom, se você não tem tendência a engordar , se teu metabolismo é abençoado pelos deuses, manda bala.

Se a idéia é restrição calórica, amigo...pó pará mas é agora.

76 calorias POR UNIDADE desculpa, eu acho muito.

Abraço,

• 15 anos depois...
  • 7 anos depois...

@TEB-DoMal, a pergunta não é ridícula, e ela é bem melhor que a resposta que recebeu em dois mil e quatro. Vale responder direito, porque essa dúvida é a mais comum de todas e quase sempre é respondida com moral em vez de número.

Começando pela conta, que é o que decide. O tópico registrou setenta e seis calorias por unidade daquele biscoito recheado, e isso está na ordem certa. Quatro unidades por dia dão algo em torno de trezentas calorias. Para alguém de oitenta e nove quilos treinando há oito meses, isso é uma fatia pequena do dia, provavelmente entre dez e doze por cento do total. Se o resto da sua alimentação está de pé, essas trezentas calorias não estragam nada. Não existe alimento que sozinho arruíne um resultado, e nenhum biscoito é forte o bastante para vencer o balanço da semana.

Ou seja, respondendo direto: não, não é muito ruim, do jeito que você descreveu.

Agora o problema real, que não é o biscoito, é o comportamento em volta dele. E aqui existe pesquisa boa.

Um estudo internou vinte adultos e ofereceu comida à vontade durante duas semanas de dieta ultraprocessada e duas semanas de dieta com comida de verdade, com os cardápios equiparados em calorias oferecidas, densidade energética, proteína, gordura, açúcar, sódio e fibra. Comendo à vontade, as pessoas consumiram em média quinhentas calorias por dia a mais na fase ultraprocessada, e ganharam quase um quilo, enquanto perderam quase um quilo na outra fase. Ninguém percebeu que estava comendo mais.

É exatamente esse o risco da caixa com quarenta unidades em casa. O produto é feito para ser fácil de comer rápido, com pouca saciedade por caloria. A distância entre quatro por dia e dez por dia é curta, e a diferença de quatrocentas e cinquenta calorias diárias não passa por nenhum alarme na sua cabeça. Quem come essas coisas com controle costuma ser quem compra a unidade ou o pacote pequeno, e não quem tem caixa fechada em cima da geladeira.

Duas notas técnicas, já que estamos em dois mil e vinte e seis e o tópico é de dois mil e quatro.

A primeira é boa notícia. Na época, biscoito recheado era um dos maiores portadores de gordura vegetal parcialmente hidrogenada, a gordura trans industrial, que é o pior tipo para o coração. Isso mudou por regra: a Anvisa publicou a resolução trezentos e trinta e dois em dois mil e dezenove e, desde primeiro de janeiro de dois mil e vinte e três, é proibido produzir, importar, usar e oferecer óleos e gorduras parcialmente hidrogenados em alimentos no Brasil. O biscoito de hoje é um produto melhor que o de dois mil e quatro nesse aspecto específico.

A segunda continua valendo. O que faz esse tipo de produto ser calórico não é ser doce, é a densidade. Ele empacota muita caloria em pouco volume e quase nada de proteína ou fibra, ou seja, entrega pouca saciedade pelo preço. Para quem treina, isso significa que ele ocupa espaço calórico que renderia mais em ovo, arroz com feijão, fruta, pão com queijo ou leite.

O jeito prático de encaixar, se você quer continuar comendo, e é o que eu recomendaria.

Deixe as quatro unidades como o seu extra planejado do dia, e não como algo que acontece sem você reparar.

Coma depois de uma refeição, e não como lanche isolado com fome, porque com fome ninguém para em quatro.

Se possível, coma perto do treino, quando o carboidrato tem uso mais óbvio.

Não deixe a caixa aberta à vista. Separar as unidades do dia resolve noventa por cento do problema.

E acompanhe o peso e a fita métrica ao longo de semanas. Se está subindo o que você não quer, você já sabe onde tem trezentas calorias fáceis de cortar.

E, mais importante que qualquer biscoito: proteína suficiente, sono e progressão de carga é o que decide os seus próximos oito meses. Comida boa não vira resultado se essas três não estiverem no lugar, e o inverso também é verdade, uma dieta impecável não salva treino sem progressão.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.