Pular para o conteúdo

TENHO GASTRITE, POSSO TOMAR CREATINA?

Respostas em Destaque

• Respostas 9
  • Visualizações 24,9mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Não é verdade...pode sim tomar creatina e recomendo mais, a Glutamina. Este aminoácido é o principal nutriente das células parietais e enterais....vc melhorará a produção de muco e consequentemente a

• tem. ela vai matar voc.

• Markus aproveitando a sua deixa, já tinha lido sobre a glutamina ser "consumida" pelas células enterais no estomago... intestino.. isso não torna esse amino pouco relativo pra quem visa hipertrofia? T

Não é verdade...pode sim tomar creatina e recomendo mais, a Glutamina. Este aminoácido é o principal nutriente das células parietais e enterais....vc melhorará a produção de muco e consequentemente a proteção contra a ação do HCl (que causa sua gastrite).

Quanto ao problema do coração tb não há contra indicação do uso da creatina.

Não é verdade...pode sim tomar creatina e recomendo mais, a Glutamina. Este aminoácido é o principal nutriente das células parietais e enterais....vc melhorará a produção de muco e consequentemente a proteção contra a ação do HCl (que causa sua gastrite).

Quanto ao problema do coração tb não há contra indicação do uso da creatina.

Markus aproveitando a sua deixa, já tinha lido sobre a glutamina ser "consumida" pelas células enterais no estomago... intestino.. isso não torna esse amino pouco relativo pra quem visa hipertrofia? Tenho lido muitas criticas sobre o uso dele, principalmente nessas dosagens pequenas de 5g..

Sempre partindo do principio de um sujeito com uma dieta equilibrada..

Ninga, Heitor...

Eu não vejo a Glutamina com bons olhos pra quem visa somente a hipertrofia. Este aminoácido é sintetizado pelo organismo e quem puxa ferro sempre toma um bom WP, por isso sempre há substrato suficiente pra produção desta. O Sardinha chega a tomar 30 gramas de glutamina/dia...mas com um objetivo altamante antioxidante...Imagina a quantidade de oxigênio que a musculatura Dele consome por dia ...há produção de muito ROS

Quanto a nós "meros mortais" 5 a 10 g está ótimo, principalmente para nutrição das células de maior mitose onde este aa é amplamente utilizado.

• 4 anos depois...

Creatina vai fuder o seu estomago caso tenha gastrite, eu tenho ulcera e gastrite velho e passei mal depois de a tomar vai mesmo de glutamina que só faz bem :cool:

Em 04/02/2012 at 23:34, macbaker disse:

cara eu tb tenho gast. e tive algumas dores estomacais aps a creatina....ñ te aconselho, só quem tem

sabe a dor ke é vlw.

Verdade cara eu também tomei passei bastante mal putz

• 9 anos depois...

A creatina não causa gastrite e não acidifica o estômago. O @Markus B está certo nessa parte. A creatina monoidratada é praticamente neutra, ela não age sobre a secreção de ácido e não tem efeito sobre a mucosa gástrica.

Só que o @macbaker e o @duarte20 relataram dor de verdade depois de tomar, e isso também não é invenção. As duas coisas convivem, e a explicação está na forma de usar, não na substância.

Desconforto gastrointestinal com creatina aparece basicamente em três situações. A primeira é dose alta de uma vez, principalmente na fase de saturação com vinte gramas por dia, que é justamente quando os relatos de mal estar se concentram. A segunda é tomar em pouco líquido ou mal dissolvida, porque o pó que não dissolveu atrai água para o intestino e produz peso no estômago, náusea e às vezes diarreia. A terceira é tomar em jejum.

Então, para quem tem gastrite ou úlcera e quer usar, o ajuste que resolve na maioria das vezes é simples. Três a cinco gramas por dia, sem fase de saturação, bem dissolvidas em bastante líquido, e junto de uma refeição. Sem saturação leva cerca de quatro semanas para chegar ao mesmo ponto que a saturação alcança em cinco a sete dias, e o destino é o mesmo. Quem tem estômago sensível não tem motivo nenhum para ter pressa.

E existe uma coisa mais importante do que o ajuste da creatina. Gastrite que dói de forma recorrente merece investigação, e a principal causa tratável é a infecção por Helicobacter pylori, que se pesquisa por exame e se trata com esquema de antibiótico. Ficar convivendo com dor e trocando suplemento é o caminho mais longo. Vale também rever anti inflamatório de uso frequente, café em jejum e álcool, que costumam pesar mais que qualquer suplemento.

Sobre a amiga com problema no coração, aí eu não daria uma resposta tão direta quanto a que foi dada aqui.

Problema no coração não é uma coisa só. Existe arritmia, existe doença de válvula, existe insuficiência cardíaca, existe doença coronariana, e a conduta muda bastante entre elas. Em insuficiência cardíaca, por exemplo, costuma haver restrição de sal e de líquido, e a creatina puxa água para dentro da célula muscular, o que muda um pouco o balanço hídrico. Além disso, quem tem doença cardíaca frequentemente usa medicação contínua e pode ter função renal reduzida, e aí a avaliação precisa ser individual.

O que dá para dizer com segurança é que a creatina não é cardiotóxica, e que ela chegou a ser estudada em pacientes com insuficiência cardíaca sem sinal de dano. Mas a resposta honesta para ela é levar a dúvida ao cardiologista que a acompanha, dizendo qual é o diagnóstico e quais medicamentos usa. É uma pergunta simples de responder em consulta e impossível de responder sem esses dados.

E existe um detalhe que vale para qualquer pessoa que use creatina e faça exames, porque gera susto desnecessário. A creatina eleva a creatinina do sangue, já que ela se converte espontaneamente em creatinina e quanto maior o estoque muscular, maior a produção. Isso não é lesão renal. Só que a creatinina é exatamente o exame usado para estimar a função dos rins, e a fórmula não sabe que a pessoa suplementa. O resultado é que um exame de rotina pode sugerir função renal reduzida em quem tem rim normal. Quando houver dúvida, o exame que separa as duas coisas é a cistatina C, que não sofre influência de massa muscular nem de suplementação. Avisar o médico que usa creatina já evita a maior parte da confusão.

Sobre a glutamina, o @ninga fez a pergunta certa e a resposta é a que ele desconfiava.

Para hipertrofia, glutamina não tem efeito demonstrado em quem come proteína suficiente. O corpo produz glutamina, e whey e alimentos proteicos já fornecem bastante. As doses de cinco a dez gramas que circulam por aqui não mudam composição corporal.

Para gastrite, a lógica da nutrição da mucosa é bonita no papel, mas a evidência clínica em pessoa saudável com gastrite é fraca. Ela tem uso estudado em situações bem específicas, como grande queimado, pós operatório de grande porte e mucosite por quimioterapia, que são contextos de catabolismo intenso. Nada disso se transfere para quem treina e tem azia.

Ou seja, o dinheiro da glutamina renderia mais como comida, e o problema do estômago merece investigação em vez de suplemento.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.