Pular para o conteúdo

Tem algum problema usar oxandrolona tomando antidepressivos?

Respostas em Destaque

• Respostas 6
  • Visualizações 1mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Apollo Galeno
    Apollo Galeno

Não te conheço... Não sei nada sobre vc e sua saúde......  

• Então a depressão foi ocasionada pelo rebote de uma TPC mal feita. Se quiser ciclar com ox, acrescente uma testo (injetável, não oral) e monitore seus níveis com exames de sangue. Ao terminar o c

• Esteroides podem causar alterações comportamentais. Podem incitar a agressividade como podem potencializar a depressão dependendo da fase do ciclo. A testosterona pode inclusive auxiliar no bem e

• Moderador

Esteroides podem causar alterações comportamentais. Podem incitar a agressividade como podem potencializar a depressão dependendo da fase do ciclo.

A testosterona pode inclusive auxiliar no bem estar mas ao mesmo tempo pode agravar o quadro psiquiátrico ao fim do ciclo, quando os níveis de testosterona começam a cair e no caso do depressivo, isso vai agravar o tratamento.

Então não dá para te dar uma resposta objetiva até porque não sabemos do teu caso, dos medicamentos que usa, por que usa e nem do seu estado emocional para dizer que é seguro o uso. 

• Autor
18 horas atrás, Locemar disse:

Esteroides podem causar alterações comportamentais. Podem incitar a agressividade como podem potencializar a depressão dependendo da fase do ciclo.

A testosterona pode inclusive auxiliar no bem estar mas ao mesmo tempo pode agravar o quadro psiquiátrico ao fim do ciclo, quando os níveis de testosterona começam a cair e no caso do depressivo, isso vai agravar o tratamento.

Então não dá para te dar uma resposta objetiva até porque não sabemos do teu caso, dos medicamentos que usa, por que usa e nem do seu estado emocional para dizer que é seguro o uso. 

Eu tenho transtorno obsessivo compulsivo e síndrome de Tourette. Uso oxalato de escitalopram, clomipramina e risperidona. Eu fiz um ciclo de dianabol com uma testo (tudo oral) feito pelo Leandro Twin. Depois de 4 anos fiz um ciclo com oxandrolona. O problema é que depois que fiz o ciclo com a oxandrolona eu tive um depressão horrível, fiquei 9 meses em casa, aí perdi os 6kg que consegui com o ciclo. Eu fiz esses ciclos, porém não tomava remédio, pois tinha parado, fiquei com medo, na época. Meu medo é tomar e ter essa depressão de novo. Será que o remédio evitaria? O que vc acha?

• Moderador

Então a depressão foi ocasionada pelo rebote de uma TPC mal feita.

Se quiser ciclar com ox, acrescente uma testo (injetável, não oral) e monitore seus níveis com exames de sangue. Ao terminar o ciclo, faça uma TPC bem feita que não ter depressão novamente. 

• Autor
18 horas atrás, Locemar disse:

Então a depressão foi ocasionada pelo rebote de uma TPC mal feita.

Se quiser ciclar com ox, acrescente uma testo (injetável, não oral) e monitore seus níveis com exames de sangue. Ao terminar o ciclo, faça uma TPC bem feita que não ter depressão novamente. 

A TPC foi assim:

[Tamoxifeno]

-- 30 Dias--

=> 20mg - Por Dia

[Silimarina] (Do dia 1 ao 14)

=> 300mg -- 150 mg de 12 em 12 Horas

[Vitamina E - 1000UI]

=> 1 Cápsula por dia - durante 30 dias

Não está certo?

• Moderador
Em 13/06/2020 em 18:53, Jack Marombinha disse:

Olá, amigos, a minha dúvida é a seguinte: tem algum problema fazer um ciclo tomando 2 antidepressivos + 1 antipsicótico? É perigoso? Pode dar algum problema?

Não te conheço...

Não sei nada sobre vc e sua saúde......

• 6 anos depois...

Tópico antigo, mas esta pergunta aparece sempre e a explicação que ficou registrada aqui não me parece a correta. Vale corrigir, porque quem chegar depois com dúvida parecida vai levar a conclusão errada.

O @Locemar concluiu que a depressão de nove meses veio de uma TPC mal feita. Isso pode ter contribuído, mas tem uma informação no relato do @Jack Marombinha que explica muito melhor o que aconteceu e que passou batido: ele contou que fez os ciclos sem tomar os remédios, porque tinha parado.

Aí está o problema principal. Quem tem transtorno obsessivo compulsivo em tratamento com escitalopram, clomipramina e risperidona e suspende os três, tem risco altíssimo de recaída, e recaída de TOC vem acompanhada de depressão com frequência. Nove meses em casa é a descrição de um quadro psiquiátrico que voltou, não de um rebote hormonal de fim de ciclo. Rebote de TPC costuma durar semanas, melhora quando o eixo volta e não costuma incapacitar alguém por quase um ano. Some a isso que parar risperidona em quem tem síndrome de Tourette costuma trazer os tiques de volta, e que a retirada abrupta de clomipramina tem síndrome de descontinuação própria.

Então, respondendo a sua pergunta central, se o remédio evitaria: a chance de aquilo ter sido causado pela interrupção é muito maior do que a de ter sido causada pelo ciclo. Manter o tratamento é justamente a parte que faltou. E aqui vai a regra que eu considero inegociável neste caso: nunca suspenda medicação psiquiátrica para fazer ciclo. Se em algum momento a conta não fechar, quem sai é o ciclo, não o tratamento.

Agora, respondendo objetivamente ao que você perguntou sobre misturar as coisas, porque há pontos reais a considerar e nenhum deles foi levantado.

A risperidona é, entre os antipsicóticos, o que mais aumenta prolactina. E prolactina alta suprime LH e testosterona por conta própria, além de derrubar libido. Isso importa duas vezes para você. Primeiro porque parte do que muita gente busca no ciclo, disposição e libido, pode estar sendo puxada para baixo por esse lado o tempo todo. Segundo porque prolactina alta atrapalha justamente a recuperação do eixo depois do ciclo, que é a fase que você teme. Dosar prolactina, junto com testosterona total, LH e FSH, é o exame mais informativo que você pode fazer antes de qualquer coisa.

A clomipramina é um tricíclico, e tricíclicos têm efeito cardíaco relevante, incluindo alteração da condução elétrica do coração. Esteroides sobem pressão, sobem hematócrito e pioram o perfil lipídico. As duas coisas juntas somam carga cardiovascular, e é razoável ter um eletrocardiograma e pressão medida em casa antes e durante, o que ninguém costuma fazer.

Tem também uma interação específica com a sua TPC que quase ninguém conhece. O tamoxifeno é uma pró droga, ou seja, ele precisa ser transformado pelo fígado, pela enzima CYP2D6, no metabólito que realmente age. Vários antidepressivos inibem essa enzima e reduzem essa conversão. No seu caso a notícia é razoável: escitalopram é inibidor fraco a moderado e a clomipramina é menos potente nesse aspecto do que a maioria dos antidepressivos, então a interferência tende a ser modesta. O recado prático é outro: se algum dia o seu psiquiatra trocar por paroxetina ou fluoxetina, que são inibidores fortes, aí a conversa muda de verdade, e você precisa saber disso.

Sobre a TPC que você postou, respondendo direto: não, não estava certa. Tamoxifeno vinte miligramas por trinta dias é pouco tempo e não vem acompanhado de nada que ajude a religar o eixo, e vitamina E e silimarina são decorativas nesse contexto, não fazem nada pela recuperação hormonal. Além disso, TPC não se avalia pelo protocolo no papel, se avalia por exame. Sem dosar testosterona, LH e FSH umas quatro a seis semanas depois, ninguém sabe se o eixo voltou ou se ficou meses arrastado, e é justamente esse arrastar que produz o humor no chão que você viveu.

E uma coisa a favor do seu caso, para não parecer só alerta. A oxandrolona é dos compostos com menos relato de alteração de humor e agressividade, e ela não aromatiza, o que evita a montanha russa de estradiol que costuma bagunçar o humor. Se um dia você repetir, o desenho que faz mais sentido no seu cenário é ciclo curto, dose baixa, com acompanhamento psiquiátrico avisado do que você está fazendo, medicação mantida sem alteração e exames antes, durante e depois. O @Apollo Galeno tem razão em não dar aval sem conhecer o caso, e neste aqui existe uma pessoa que precisa saber de tudo isso: o seu psiquiatra. Contar para ele não é pedir autorização, é a única forma de ele interpretar corretamente uma piora, caso ela apareça.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.