Pular para o conteúdo

Ajuda na dieta e treino

Respostas em Destaque

• Respostas 27
  • Visualizações 2,3mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• o corpo precisa de descanso, o processo de  hipertrofia é associado ao descanso tbm. Acho legal treinar 3 e descansar 1. 

• Blz valeu 

• @Kami Backsegunda feira era para eu ter treinado pernas mas estava muito dolorido e na terça feira percebi que treinei muito melhor. O que você acaba de eu treinar 3 dias para 1 de descanso 

Imagens Postadas

4 minutos atrás, F.rossi disse:

@Kami Backsegunda feira era para eu ter treinado pernas mas estava muito dolorido e na terça feira percebi que treinei muito melhor. O que você acaba de eu treinar 3 dias para 1 de descanso 

o corpo precisa de descanso, o processo de  hipertrofia é associado ao descanso tbm. Acho legal treinar 3 e descansar 1. 

5 minutos atrás, F.rossi disse:

@Kami Backhoje me pesei e meu peso abaixou um pouco para 37,8kg. Queria saber se essa oscilação é normal?

super normal, é aquilo que te falei, para de ficar subindo na balança e vai mais pelo espelho, e lembre vai levar tempoo pro resultado, isso é totalmente normal. O que não pode é parar que ai atrapalha.

• 4 anos depois...

@F.rossi, o seu tópico é organizado de um jeito que muita gente com o dobro da sua idade não consegue, e o @Kami Back te acompanhou com paciência. Mas tem um número no seu primeiro post que passou batido por todo mundo, e ele é mais importante que a dieta e que o treino. Quinze anos, um metro e sessenta, trinta e oito quilos.

Vou colocar isso em contexto, porque o número sozinho não diz nada.

Seu índice de massa corporal dá quase quinze. Na referência da Organização Mundial da Saúde para menino de quinze anos, o valor central fica perto de vinte, e o limite abaixo do qual se classifica magreza fica em torno de dezesseis. Ou seja, você não está um pouco abaixo, você está abaixo do corte, encostado na faixa que se chama magreza acentuada.

E repare no detalhe que muda a leitura: sua altura não é o problema. Um metro e sessenta aos quinze anos está dentro da faixa normal, um pouco abaixo do meio, e você ainda tem estirão pela frente. Quem está fora da curva é só o peso. Quando altura está razoável e peso está muito baixo, a explicação quase nunca é genética, é balanço de energia ou absorção.

Por isso a primeira coisa que eu peço não é dieta nova. É consulta com pediatra ou endocrinologista pediátrico, levando seus pais junto, com exame de sangue pedido por ele. E aqui está a parte que interessa: o exame de rotina do plano, que você já fez e deu normal, não cobre o que mais importa nesse cenário.

O que costuma entrar nessa investigação é hemograma, ferritina, TSH e T4 livre, glicemia, função renal, e principalmente a sorologia de doença celíaca, que é o anticorpo antitransglutaminase IgA junto com a dosagem de IgA total. Esse último par é o que quase sempre falta. Doença celíaca pode se apresentar sem nenhum sintoma intestinal, tendo baixo peso e crescimento abaixo do esperado como única manifestação, e a proporção de celíacos entre adolescentes investigados por déficit de crescimento isolado é alta o suficiente para que a sorologia seja rotina nessa avaliação. Se for isso, o tratamento é dieta, não é academia, e o ganho vem sozinho.

Isso não é para te assustar. É que aos quinze anos existe uma janela de crescimento que não se repete, e vale gastar uma consulta para saber se tem algo tratável no caminho.

Agora a parte da dieta, e aqui está o erro que explica o seu resultado.

Você come duas mil e noventa e quatro calorias por dia. Treina seis vezes por semana, mais cardio, mais doze séries de abdominal duas vezes por semana. Você tem quinze anos, idade em que o corpo ainda gasta energia crescendo. Duas mil calorias não é bulking no seu caso, é manutenção, e os seus próprios números provam: você subiu duzentos e cinquenta gramas numa semana, perdeu na seguinte, e na terceira ficou igual. Isso é peso estável, e peso estável é manutenção. Não é falta de paciência, é aritmética.

O ajuste é somar de trezentas a quinhentas calorias por dia sobre o que você come hoje, e conferir na balança em duas semanas. Se a média não subir, soma mais.

E tem um segundo problema, que é o volume da comida. Você já disse que não está aguentando comer. Olhe a lista: trezentos gramas de batata doce, duzentos de arroz, quarenta e cinco de aveia, quatro frutas por dia, salada e legumes. É muito volume e muita fibra para pouca caloria, e isso enche o estômago antes de bater a meta. Quem come pouco não precisa de mais comida, precisa de comida mais densa.

Coisas que resolvem isso sem aumentar o volume: leite integral no lugar do desnatado, mais azeite no arroz e nos legumes, mais pasta de amendoim, ovo inteiro em vez de clara, castanha, e usar a refeição líquida que você já criou de manhã também à noite. Só o azeite e a pasta de amendoim já rendem trezentas calorias sem ocupar espaço nenhum.

A proteína, ao contrário do que costumam dizer, não é o seu gargalo. Cem gramas para trinta e oito quilos já é bastante. Se algo tiver que subir, é caloria vinda de gordura e carboidrato.

Sobre a glutamina que foi sugerida, eu pularia. Não existe evidência decente de que ela aumente massa ou força em quem treina, e no seu caso o dinheiro rende muito mais em comida.

Sobre a balança, eu discordo do conselho de esquecê la e ir pelo espelho. Esse conselho é bom para quem já está num peso saudável e sofre com oscilação de água. Não é o seu caso. Para você, o peso é justamente o desfecho principal, e o jeito certo é pesar sempre de manhã em jejum e olhar a média da semana, e nunca o número do dia. A oscilação de quatrocentos gramas que te assustou é água e intestino, e some quando você olha a média.

Sobre o treino, duas coisas. Primeira, e para tirar um medo que talvez você tenha ouvido em casa ou na escola: musculação bem orientada não atrapalha o crescimento nem fecha as placas de crescimento. As entidades de treinamento esportivo são explícitas sobre isso, e o esporte é seguro e recomendado nessa idade. Você não precisa parar de treinar.

Segunda, o treino que você montou tem volume de atleta adulto, com quarenta séries por sessão em alguns dias e sessenta séries só de abdominal e panturrilha por semana. Isso queima energia que você não tem sobrando e ocupa tempo que poderia ser de comer e dormir. Com oito meses de treino, quatro sessões por semana bem feitas, com cada grupo aparecendo duas vezes, rendem mais do que seis. Corte o abdominal para umas quatro séries e tire o cardio enquanto o objetivo for ganhar peso.

E uma última coisa, dita com sinceridade: quando você postou que estava dolorido e não conseguiu treinar perna, e que no dia seguinte treinou melhor, você mesmo respondeu a sua pergunta sobre descanso. Confie nesse tipo de leitura, ela é boa.

Resumindo o que eu faria em ordem: marcar a consulta e pedir a sorologia de celíaca, subir as calorias com comida densa em vez de mais volume, cortar cardio e abdominal em excesso, e reduzir para quatro treinos. Nessa ordem.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.