Pular para o conteúdo

Aspirina X Musculação (AAS Infantil)

Respostas em Destaque

Ola pessoal, tenho uma duvida. Sou cardiopata (estenose valvula pulmonar), a 3 anos atras fiz uma cirurgia de troca de valvula (coloquei uma valvula laboratorial), com isso, meu medico passou AAS Infantil 1 dia sim um dia nao, diz ele que e pro prevençao e por tomar mesmo (ele falou ate que se eu tivesse muito sintomas colaterais eu poderia interromper tranquilamente)

Eai que vem a minha duvida, o aas e um remedio anti inflamatorio nao esteroidal e por ser um AINE (penso eu) vai atrapalhar minha evoluçao ou ate mesmo nao dar nada de resultados, e ai que vem minha pergunta para os experientes "devo parar de treinar ou parar de tomar o aas?" se alguem conseguir me explicar algo agradeço desde ja

Editado em por vitaoar

• Respostas 2
  • Visualizações 2,2mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Difícil, jovem, responder algo assim: sem ver exames, fazer uma anamnese, etc. Por que não pergunta ao seu médico? A princípio ele é a pessoa certa para responder isso.

• 3 anos depois...

A pergunta é boa e tem resposta técnica, e ela é diferente do que a lógica inicial sugere. A resposta curta é que você não precisa escolher entre as duas coisas.

O ponto central é a dose. O ácido acetilsalicílico tem efeitos completamente diferentes conforme a quantidade. Na dose infantil, em torno de 100 mg, ele age praticamente só como antiagregante plaquetário. Ele inibe de forma irreversível a enzima COX 1 dentro da plaqueta, que não tem núcleo e por isso não consegue produzir enzima nova, então o efeito dura toda a vida daquela plaqueta, cerca de sete a dez dias. Nessa dose ele não funciona como anti-inflamatório sistêmico, porque a inibição relevante em tecidos com núcleo é transitória e parcial. Anti-inflamatório de verdade com aspirina exige doses várias vezes maiores.

Isso importa porque a preocupação com anti-inflamatórios e hipertrofia vem de estudos com doses altas e uso contínuo de ibuprofeno ou naproxeno, tomados justamente em torno do treino, e mesmo nesse cenário o efeito encontrado é modesto e inconsistente. Extrapolar isso para 100 mg de aspirina em dias alternados, com indicação cardiológica, não se sustenta. O efeito prático sobre o seu ganho de massa é irrelevante perto de dieta, sono e progressão de carga.

O segundo ponto é bem mais importante que o primeiro. Você tem prótese valvar e o antiagregante foi prescrito exatamente para reduzir risco de evento tromboembólico. Essa não é uma medicação de conforto. Interromper por conta própria para tentar ganhar um pouco mais de músculo é trocar um benefício pequeno e incerto por um risco pequeno mas grave. Se em algum momento fizer sentido suspender, isso é decisão do seu cardiologista, e existe inclusive protocolo próprio de suspensão antes de procedimentos como cirurgia e extração dentária.

O que eu levaria de verdade para a consulta é outra coisa, e é a pergunta que costuma ficar de fora. Não é se o remédio atrapalha o treino, é qual treino é liberado para você. Estenose pulmonar corrigida com troca de valva pede avaliação individual sobre intensidade, e o item que mais interessa na musculação é a manobra de Valsalva, ou seja, aquele bloqueio de respiração em cargas máximas, que eleva pressão intratorácica de forma abrupta. Muita gente com cardiopatia corrigida treina normalmente, com a orientação de evitar falha máxima e prender a respiração. Um teste ergométrico ou ergoespirométrico e um ecocardiograma recentes respondem isso com segurança.

Dois cuidados práticos de quem treina usando antiagregante. Você vai notar mais hematomas e sangramento maior em cortes, e isso é esperado. E, se em algum momento for usar anti-inflamatório comum para dor muscular ou lesão, avise o médico, porque alguns AINEs competem com a aspirina no mesmo sítio da plaqueta e podem reduzir o efeito protetor dela, além de somarem risco de sangramento gástrico. Nesse contexto, o cuidado com automedicação para dor vale mais do que qualquer ajuste de treino.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conteúdo Semelhante

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.