Pular para o conteúdo

Qual é a diferença entre óleo de cártamo e CLA?

Respostas em Destaque

• Respostas 5
  • Visualizações 2,3mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• jeancarlocapone
    jeancarlocapone

olha pelo q eu sei, os dois sao a mesma coisa....se eu estiver errado, por favor me avisem ok

• CLA significa conjugated linoleic acid, ou, em bom português, ácido linoléico conjugado. LA ou outro nome parecido é óleo de cartamo que pode ser comercializado no Brasil o outro está proibido. Pode

• topico antigo

• 5 anos depois...

CLA significa conjugated linoleic acid, ou, em bom português, ácido linoléico conjugado.

LA ou outro nome parecido é óleo de cartamo que pode ser comercializado no Brasil o outro está proibido. Pode ser que vc ainda encontre o CLA Accelerator 1000mg da midway essa marca da voltando com tudo.

• 7 anos depois...
  • 6 anos depois...

@King Nutrition, os dois não são a mesma coisa, como o @jeancarlocapone supôs, e a diferença explica muita confusão que existe até hoje nas prateleiras.

O óleo de cártamo é um óleo vegetal rico em ácido linoleico comum, um ômega-6, e praticamente não contém CLA. O CLA, ácido linoleico conjugado, é uma forma com a estrutura química rearranjada, que existe em pequena quantidade na carne e no leite de ruminantes e, nos suplementos, é produzido industrialmente a partir de óleos como o de cártamo e o de girassol. Por isso o @fisiculturismo disse que o cártamo é o precursor: ele é a matéria-prima da fábrica, mas o corpo converte muito pouco do óleo de cártamo em CLA. Tomar cápsula de óleo de cártamo não equivale a tomar CLA.

Sobre a situação no Brasil, que o @Magarj mencionou: desde 2007 a Anvisa não permite o CLA em alimentos e suplementos, por falta de comprovação de segurança e eficácia. E a própria Anvisa já interditou lotes de cápsulas vendidas como "óleo de cártamo" que, na análise, continham CLA em grande quantidade. Ou seja, o rótulo nem sempre corresponde ao conteúdo.

E vale ajustar a expectativa sobre o efeito: nas metanálises com humanos, o CLA produziu uma perda de gordura muito pequena, na casa de um décimo de quilo por semana, e alguns estudos observaram piora da sensibilidade à insulina e do HDL com um dos seus isômeros. O óleo de cártamo, por sua vez, é só uma gordura comum, com as mesmas calorias de qualquer óleo.

Para consultar o nível de evidência desses e de outros suplementos vendidos para emagrecer, o orientador de suplementos do site resume os estudos: https://fisiculturismo.com.br/ferramentas/suplementos/

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.