Pular para o conteúdo

Teobromina - substância milagrosa?

Respostas em Destaque

A teobromina como muitos sabem é encontrada no cacau e no guarana. Tambem é encontrada no chocolate em pequenas quantidades. Mas o que poucos sabem é que ela é um eficiente vasodilatador e tambem um diuretico poderoso. Seria entao a teobromina a substancia dos milagres? Creio que ainda nao existem suplementos a base dessa substancia, ou nenhum alem do po de guarana ou capsula de guarana. Eu particularmente ja to correndo atras do meu cacau em po. Conhecendo muitos donos de padaria, farmacia, biomedicos... nao deve ser muito dificil. De qualquer jeito eu deixo aqui minha duvida, Seria a teobromina uma substancia milagrosa no fisiculturismo? Alem de deixar veias aparentes ela diminui a retencao liquida? E os colaterais? Serao mesmo nulos? Acho que serei o cobaia dessa ai, vou ficar 1 mes sem pre treino, tomando so cacau pra ver no que da. Dizem tambem que ela é antioxidante e podera ser a cura do cancer icon_eek.gif

• 6 anos depois...
  • Respostas 2
  • Visualizações 1,5mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• fisiculturismo
    fisiculturismo

Algum novidade científica sobre a teobromina? Não encontramos nada muito interessante no YouTube:  

• 7 anos depois...

@fisiculturismo, a novidade científica é que a teobromina foi estudada, e o resultado ficou bem longe de milagre, apesar de ela não ser inerte.

Ela é uma metilxantina, prima da cafeína, com efeito estimulante bem mais fraco no sistema nervoso. Tem ação diurética leve e algum efeito dilatador de brônquios e vasos. O cacau em pó tem cerca de 2 a 3% de teobromina, então 10 g de cacau fornecem algo perto de 200 a 300 mg. Um detalhe: o guaraná tem muito mais cafeína que teobromina. Quem sente efeito com guaraná em pó está sentindo, sobretudo, a cafeína.

Nos estudos com doses parecidas com as de suplemento, a teobromina sozinha não melhorou desempenho nem disposição de forma consistente, e rende bem menos que a cafeína como pré-treino. O que o cacau tem de interessante vem mais dos flavanóis, como a epicatequina, que em alguns estudos melhoraram discretamente a função dos vasos e a pressão arterial. É um efeito de saúde modesto, e não algo que deixe as veias saltadas no palco.

Sobre retenção de líquido, o efeito diurético é pequeno e passageiro. Não é ferramenta para "secar" antes de uma foto. E os colaterais não são nulos: em doses acima de cerca de 1 g por dia aparecem náusea, dor de cabeça, suor e agitação. Para cachorros ela é tóxica mesmo em pouca quantidade, então cuidado com cacau ao alcance deles.

@Micael Silva, cacau em pó sem açúcar é um ótimo alimento, com fibra e flavanóis, e pode ficar na dieta. Só não vai substituir um pré-treino com cafeína nem curar câncer, alegação que nunca se confirmou em humanos. Para comparar dose, mecanismo e nível de evidência de outros pré-treinos, consulte https://fisiculturismo.com.br/ferramentas/suplementos/.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conteúdo Semelhante

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.