Pular para o conteúdo

Minha experiência com a Gestrinona em Gel

Respostas em Destaque

@Andréas_G , obrigado pelo retorno, e o detalhe que você acrescentou sobre o T3 fecha uma peça importante do quebra cabeça. Vale registrar porque isso ajuda muita gente que passa pela mesma coisa e não entende o que aconteceu.

Queda de cabelo em chumaços depois de meses de uso de T3 tem um nome e um mecanismo. É eflúvio telógeno, ou seja, um evento que empurra de uma vez uma grande quantidade de folículos da fase de crescimento para a fase de queda. Ele é clássico em qualquer variação brusca de hormônio tireoidiano, tanto para mais quanto para menos, e tem duas características que confundem. A primeira é o atraso, já que a queda costuma aparecer de dois a três meses depois do evento que a causou, o que faz a pessoa procurar a causa no momento errado. A segunda é que ele é difuso e reversível, diferente da queda androgênica, que afina o fio e segue um padrão específico. Isso significa que, no seu caso, o cabelo que caiu por causa daquela fase provavelmente voltou depois de alguns meses.

E aqui vem o ponto que interessa para quem lê o tópico hoje. Existe um detalhe conhecido em quem não tem tireoide e usa T3 associado. O T3 reduz o TSH com muita eficiência, e o TSH mais baixo faz o organismo produzir menos T4 ativo a partir da reserva, ao mesmo tempo em que o próprio T3 exógeno tem meia-vida curta e produz picos e vales ao longo do dia. Ou seja, a mesma pessoa pode oscilar entre horas de excesso e horas de falta, e é exatamente essa oscilação que dispara o eflúvio. Por isso a orientação do seu médico de manter o esquema com levotiroxina estável, sem ficar mexendo, faz bastante sentido no seu contexto, e não é conservadorismo à toa.

Isso também explica por que a leitura dos seus exames de 2017 era delicada. Numa mesma janela você tinha andrógeno reduzindo as proteínas transportadoras, com a SHBG despencando de 85,9 para 21, e uma reposição tireoidiana ajustada antes disso. Quando as proteínas de transporte caem, a fração livre do hormônio muda mesmo com a dose inalterada, e o sintoma aparece antes de qualquer número chamar atenção. Não é erro de ninguém, é uma interação que raramente entra na conversa porque cada especialidade olha um pedaço.

Sobre a sua disposição em colaborar, e falo isso com sinceridade, o valor deste tópico está justamente no que você fez, ou seja, publicar exames com data, antes e depois, incluindo os que não favoreciam a narrativa, como a queda do HDL de 54,8 para 42,5. Esse tipo de registro é raro em português e é o que faz o tópico ainda ser encontrado quase dez anos depois. Se algum dia você reunir a linha do tempo de 2018 até hoje, com as mudanças de dose e as pausas que mencionou, isso viraria uma das melhores referências disponíveis sobre acompanhamento de longo prazo, que é exatamente onde faltam dados.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

• Respostas 60
  • Visualizações 44,6mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• @Beta1978 Eu suspendi o uso da gestrinona assim que completou 2 meses de uso e na mesma semana comecei a usar o gel de testosterona e progesterona e depois de 3 dias eu já comecei a observar no espelh

• @Foston Conforme eu havia citado ela comentou que vai receitar via sublingual pois ela sabe que eu não poso hormonios via oral. As Vias de administração alternativas que podem ser usadas são intr

• Eu vou começar a oxandrolona sublingual em março também, atualmente eu uso em pentravan. Só não trocamos de imediato para sublingual pois seria um prazo longo até o meu retorno, 3 meses, e não sa

Imagens Postadas

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.