Pular para o conteúdo

O que fazer para acnes decorrentes de esteroides sairem mais rapidamente?

Respostas em Destaque

Seguinte galera, estava utilizando 200mg de cipionato por semana e estava indo tudo muito bem, aparecia uma ou outra espinha (como uma pessoa normal/natural), minha pele estava bem limpa e estava tendo bons ganhos fotos anexas, à medida que fui estagnando, resolvi aplicar 200mg a mais (2 shots de 200mg/semana terça e sabádo), o que foi uma extrema burrice.

Aí começou a merda toda, nessa semana explodiram espinhas nas minhas costas e ombros (atualmente estão aparecendo algumas nos glúteos e nos braços), imediatamente na segunda semana voltei pra 200mg e me mantive nisso por mais 4 semanas, porém a acne não voltou ao normal, muito pelo contrário, continuou aumentando ligeiramente.

Fiz exames e meu estradiol está na referência, então reduzi o cipionato pra 100mg semana (o que daria quase 70mg de testo, níveis praticamente naturais) e ainda utilizei alguns dias de espironolactona (100mg/dia), amenizou legal, porém continuo nas 100mg a 2 semanas perdi um pouco dos ganhos e a acne não parece melhorar.

Sei que é um processo lento pra elas sumirem, mas gostaria de saber se alguém aqui sabe de algo que eu possa fazer pra elas saírem mais rapidamente.

PS: Também utilizo sabonete de enxofre uma vez ao dia e passo adapaleno antes de dormir.

PS²: Pessoalmente a acne parece bem pior do que nas fotos.

2.JPG

3.jpg

4.JPG

• Respostas 3
  • Visualizações 3,9mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Imagens Postadas

Se já está com adapaleno e sabonete de enxofre, pode experimentar ácido salicílico no sabonete com enxofre, mas acho pouco provável que ajude. Melhor procurar um médico que te receite algo mais forte, via oral.

Ilosone solução também é uma opção, mas requer prescrição.

Ilosone solução também é uma opção, mas requer prescrição.

• 8 anos depois...

A pergunta do @Joulker foi como fazer a acne sair mais rápido, e as respostas ficaram na parte tópica. Tem coisa mais importante para dizer, e uma delas é um aviso de segurança que ninguém levantou.

Primeiro o mecanismo, porque ele explica por que nada tópico está resolvendo. Androgênio em nível suprafisiológico aumenta o tamanho da glândula sebácea e a produção de sebo. Isso muda o ambiente da pele e favorece a proliferação bacteriana. Ou seja, enquanto o estímulo androgênico continuar alto, o tratamento de fora está enxugando gelo. É por isso que a acne não melhorou apesar do adapaleno e do sabonete de enxofre, que são condutas corretas mas insuficientes nesse contexto.

Segundo, e é o ponto que mais interessa a ele. Ele relatou que o estradiol estava dentro da referência, e concluiu daí que o problema não seria hormonal. Essa conclusão não se sustenta. Acne androgênica não depende do estradiol, depende do estímulo androgênico direto sobre a glândula sebácea, com participação grande da diidrotestosterona. Estradiol normal não exclui nada aqui, e é por isso que o inibidor de aromatase não é a resposta para acne.

Terceiro, sobre a espironolactona que ele usou por conta própria. Ela funciona para acne por bloquear receptor androgênico, mas em homem esse mesmo mecanismo produz efeitos previsíveis e indesejados, principalmente ginecomastia, perda de libido e disfunção erétil, e ela pode elevar potássio. Usar cem miligramas por dia por conta própria enquanto se usa testosterona é uma combinação que trabalha contra o próprio objetivo do ciclo e cobra um preço que não vale.

Quarto, e é o aviso de segurança. Não é para começar isotretinoína por conta própria durante o uso de esteroide. Existem relatos publicados de acne fulminante desencadeada exatamente nessa situação, com piora abrupta, lesões ulceradas, febre e dor articular. Tanto o esteroide quanto a isotretinoína figuram como desencadeantes desse quadro, e a combinação dos dois é a receita clássica dele. A isotretinoína continua sendo o tratamento correto para acne grave, mas nesse contexto ela precisa ser conduzida por dermatologista, com dose inicial baixa e, em alguns casos, com corticoide oral cobrindo o início. Antibiótico oral isolado costuma falhar quando o quadro já é nodular.

E a resposta prática à pergunta dele, sobre o que faz sair mais rápido. Não existe atalho tópico. O que muda a curva é reduzir o estímulo androgênico e ter tratamento sistêmico orientado. Ele já fez a parte mais difícil, que foi voltar para uma dose de reposição, e vale dizer que ele acertou ao reconhecer que dobrar a dose por causa de estagnação foi o erro de origem. A resposta da acne demora, porque a glândula sebácea leva semanas a meses para voltar ao tamanho anterior, e a lesão que já existe segue seu curso independentemente.

Duas notas menores. A acne em costas, ombros e glúteos é a distribuição típica da acne induzida por androgênio, e ela deixa mancha escura e cicatriz com facilidade quando manipulada, então não espremer é parte do tratamento. E vale trocar a roupa suada logo depois do treino e lavar a região, porque a oclusão piora o quadro.

Levar as fotos e o histórico completo do uso ao dermatologista, sem omitir nada, é o que encurta o caminho. Omissão nessa consulta costuma levar o médico a prescrever exatamente o esquema que falha.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conteúdo Semelhante

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.