Pular para o conteúdo

A glutamina é fabricada a partir do leite?

Respostas em Destaque

• Respostas 8
  • Visualizações 989
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Apollo Galeno
    Apollo Galeno

Se come isso acima. Aumente a ingesta então. Use vitamina C 3x ao dia com doses de 200mg cada uma.  Coma saladas nas refeições......coma batata.......Se hidrate mais........isso pode te ajud

• Apollo Galeno
    Apollo Galeno

Para que usa Glutamina? Se come quantidade o suficiente de proteína qual seria a necessidade?  Faz uso de Aes ? Se não sem necessidade.....

• Comprei a glutamina porque tenho imunidade baixa e minha digestão é ruim, achei que ela iria me ajudar nisso Não uso aes e como a proteína suficiente

• Autor
14 horas atrás, Apollo Galeno disse:

Para que usa Glutamina? Se come quantidade o suficiente de proteína qual seria a necessidade? 

Faz uso de Aes ? Se não sem necessidade.....

Comprei a glutamina porque tenho imunidade baixa e minha digestão é ruim, achei que ela iria me ajudar nisso

Não uso aes e como a proteína suficiente

• Autor
1 minuto atrás, Apollo Galeno disse:

Coma mais frutas cítricas. E tome iogurte......Já ajuda.......

Quer glutamina= coma mais proteína....

Impossível pra mim tomar iogurte e comer frutas cítricas, tenho síndrome do intestino irritável, isso incluí forte intolerância a lactose, glúten e rafinose, minha dieta é apenas arroz e carne frita na banha de porco (tudo sem tempero, apenas sal) de vez em quando como ovo, pepino ou um tomate

• Moderador
11 minutos atrás, DJEY disse:

minha dieta é apenas arroz e carne frita na banha de porco (tudo sem tempero, apenas sal) de vez em quando como ovo, pepino ou um tomate

Se come isso acima. Aumente a ingesta então.

Use vitamina C 3x ao dia com doses de 200mg cada uma. 

Coma saladas nas refeições......coma batata.......Se hidrate mais........isso pode te ajudar muito na questão intestinal.

• Autor
Agora, Apollo Galeno disse:

Se come isso acima. Aumente a ingesta então.

Use vitamina C 3x ao dia com doses de 200mg cada uma. 

Coma saladas nas refeições......coma batata.......Se hidrate mais........isso pode te ajudar muito na questão intestinal.

Farei isso!

Obrigado pela ajuda

TMJ

• 7 anos depois...

@DJEY, respondendo direto: não, a glutamina não é feita a partir do leite. A L-glutamina comercial é produzida por fermentação bacteriana, geralmente com bactérias do gênero Corynebacterium, usando substratos como melaço e glicose. Ela não contém lactose.

Então o seu desconforto provavelmente não é lactose. Vale olhar a lista de ingredientes do pote procurando por adoçantes do tipo sorbitol, maltitol ou xilitol. Esses são polióis, estão entre os FODMAPs mais problemáticos e são campeões em causar exatamente o que você descreve em quem tem síndrome do intestino irritável. Muito produto vendido como isolado ainda leva aromatizante e edulcorante.

E aqui preciso fazer uma ressalva importante, porque em outros tópicos deste fórum eu disse que a glutamina não se sustenta como suplemento. Isso vale para o uso esportivo, em quem come proteína suficiente. O seu caso é diferente.

Existe evidência específica de glutamina em síndrome do intestino irritável com predomínio de diarreia, principalmente na forma pós-infecciosa, em que há aumento de permeabilidade intestinal. Há ensaio clínico randomizado com resultado positivo nesse cenário, usando doses bem maiores que as de academia. Ou seja, no seu contexto ela tem base, e o relato do @Opalino de melhora intestinal é coerente com isso.

Dito isso, existe algo no seu tópico que me preocupa muito mais que a glutamina, e ninguém comentou.

Você descreveu sua alimentação como arroz e carne frita na banha, sem tempero, com ovo, pepino ou tomate de vez em quando. Isso é uma dieta com fibra praticamente zero e com risco alto de deficiências: vitamina C, folato, vitamina A, potássio, magnésio, cálcio e vitamina D. A imunidade baixa que você relata é provavelmente consequência disso, e não uma condição separada que a glutamina vá resolver.

E tem um ponto sobre a gordura: fritura e grande quantidade de gordura são gatilhos conhecidos de sintoma em intestino irritável. A banha não é o vilão por ser banha, mas o volume de gordura de uma dieta assim trabalha contra você.

@Apollo Galeno, a sugestão de frutas cítricas estava melhor do que pareceu. Laranja, tangerina e limão são de baixo FODMAP e costumam ser bem tolerados em intestino irritável. O que normalmente não é tolerado são maçã, pera, manga e melancia, por excesso de frutose. Vale o @DJEY testar cítricos, porque a rejeição pode estar generalizando de outros alimentos.

O caminho que resolve o seu caso tem nome e é bem estabelecido: dieta com baixo teor de FODMAP. Mas ela precisa ser feita direito, e é aqui que quase todo mundo erra, inclusive quem a indica.

Ela tem três fases. Eliminação por quatro a seis semanas, reintrodução estruturada, testando um grupo de cada vez, e personalização final. Ela não é para ser mantida restrita para sempre. Restrição indefinida empobrece a microbiota e produz carências nutricionais, que é exatamente o ponto em que você chegou. Isso precisa de nutricionista com formação específica em FODMAP, e faz diferença enorme.

Enquanto isso, alguns alimentos de baixo FODMAP que você provavelmente tolera e que ampliam bastante o cardápio: cenoura, abobrinha, berinjela, abóbora, espinafre, alface, batata e batata-doce em porção moderada, banana pouco madura, mamão, morango, uva, kiwi, além do arroz que você já come. Azeite como gordura principal, no lugar de parte da fritura.

Sobre fibra, um detalhe que faz diferença: em intestino irritável, a fibra que ajuda é a solúvel, e o psyllium tem a melhor evidência. Já o farelo de trigo, que é insolúvel, costuma piorar. Muita gente desiste de fibra porque tentou a errada.

E uma coisa importante sobre o glúten. Em intestino irritável, o gatilho do trigo frequentemente não é o glúten, e sim os frutanos, que são FODMAP. Isso amplia suas opções, porque significa que alguns derivados podem ser tolerados. Mas, antes de qualquer coisa, se você ainda não investigou doença celíaca, faça isso antes de restringir glúten de vez. Os exames de rastreio só funcionam se a pessoa estiver consumindo glúten, então quem retira primeiro e investiga depois perde a chance de diagnóstico.

Sobre a vitamina C em três doses, ela não faz mal, mas não corrige uma dieta com essa restrição toda. Vale dosar vitamina D, B12, ferro, ferritina, zinco, magnésio e hemograma. Com o padrão alimentar que você descreveu, é bem provável que apareça coisa para corrigir, e corrigir carência costuma melhorar justamente a queixa de imunidade.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conteúdo Semelhante

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.