Pular para o conteúdo

TRT e finasterida. É uma alternativa plausível?

Respostas em Destaque

• Autor
13 horas atrás, Apollo Galeno disse:

Já ouviu falar de 5Htp ?? Ele ajuda bem os quadros de ansiedade diários......

Pelos seus medicamentos acho que consegue manipular um desmame sim.....

Dorme bemm?? 

Eu já ouvi falar dele, mas nunca cheguei a tomá-lo. Meu sono é horrível, eu não durmo sem medicamentos, apesar de ter conseguido troca algumas mg de quetiapina por 5 mg de melatonina e estou tendo um sono muito bom ultimamente. Como eu tenho síndrome de Asperger, algumas situações normais para as pessoas são embaraçosas para mim np que tange a socialização, e isso acabou por desenvolver em mim comorbidades como depressão e ansiedade generalizada.

13 horas atrás, Apollo Galeno disse:

Eleve para 4000ui pelo menos ou se não eleve para 6000ui ....

Vitamina D3 e Vitamina E tem poder de combater radicais livres (antioxidantes) ....e isso em psiquiatria e doenças de senilidade que derivam de transtornos psiquiatricos tem mostrado um bom resultado no quesito investigativo de prevenção....

Um exemplo é neurologistas prescreverem doses de Vit E para clientes com Alzheimer......

Fora que de quebra irá melhorar sua testo........

Obrigado! Irei fazer isso, eu estava tomando 4000 ui no começo, pois havia comprado primeiramente de uma marca brasileira desconhecida até os produtos americanos chegarem e, quando chegaram, passei a tomar somente 2000 ui de lá.

Eu pensei também no protocolo Coimbra para o meu caso, se de alguma forma ele poderia ajudar. Mas não sei se seria o caso, nele tomam 20-30 k ui de vitamina D por dia, mas é muito eficaz para doenças autoimunes, só não sei ao certo se me ajudaria. 

Esqueci de dizer a você @Apollo Galeno, mas minha médica me receitou o cipionato e anastrozol para ver como meu corpo "reage", segundo ela, pois meus sintomas estavam terríveis. Eu estou na quarta semana agora, bem, posso dizer que minha qualidade de vida melhorou muito, ao menos no que tange o ânimo, disposição e libido/sexualidade que eram zerados. Ela disse que quer que eu use por 8 a 10 semanas. 

Não tive nenhum colateral até agora, nem mesmo espinhas. 

• Respostas 25
  • Visualizações 3,5mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Perfil Desativado
    Perfil Desativado

Complementando o que Foston disse, o DHT é o anabolizante natural que dá mais libido que a própria testosterona... Já leu na bula que a finasterida pode causar impotência? Pois bem, isso é pq reduz o

• Apollo Galeno
    Apollo Galeno

Vou deixar hipotises e vc veja o que escolher e agir para modificar. TESTO BAIXA= uso de antidepressivo (descobrir a causa, desmamar doses, fazer academia, achar coisas que lhe dão prazer), dieta

• Olá! Muito obrigado pelo seu feedback e, agradeço muito as outras respostas também! Peço desculpas pela falta de informação, vamos lá   Idade: 24 anos; Altura: 1,81 cm Peso: 78 KG

Imagens Postadas

• Moderador
21 horas atrás, guipm disse:

Olá, parceiro! Sim, a dose da quetiapina que eu tomo hoje é menos de 1/4 do que já cheguei a tomar. Quanto a outra medicação, de 20 mg foi reduzida para 15 mg, pois à priori foi reduzido para 10 mg pelo médico, todavia não me adaptei devido a ansiedade generalizada envolvendo certas situações. Infelizmente, como explanei acima, sou dependente desses remédios e, literalmente, já não estaria mais aqui hoje se não fosse por eles. 

Eu estou suplementando com 2000 ui de vitamina D diariamente. 

Veja o vídeo. Se não solucionar, não custa tentar. Vai que :

Esse também:

https://globoplay.globo.com/v/2430193/

1 hora atrás, guipm disse:

protocolo Coimbra para o meu caso, se de alguma forma ele poderia ajudar. Mas não sei se seria o caso, nele tomam 20-30 k ui de vitamina D por dia, mas é muito eficaz para doenças autoimunes, só não sei ao certo se me ajudaria. 

Até onde sei o protocolo acima é para doença autoimune. Acredito que depressão a dose poderia ser menor, entre 5.000 e 10.000 ui por dia.

Editado em por Foston

• Moderador
7 horas atrás, guipm disse:

por 5 mg de melatonina e estou tendo um sono muito bom ultimamente.

Acrescente 300mg de Magnésio 

7 horas atrás, guipm disse:

Esqueci de dizer a você @Apollo Galeno, mas minha médica me receitou o cipionato e anastrozol para ver como meu corpo "reage", segundo ela, pois meus sintomas estavam terríveis. Eu estou na quarta semana agora, bem, posso dizer que minha qualidade de vida melhorou muito, ao menos no que tange o ânimo, disposição e libido/sexualidade que eram zerados. Ela disse que quer que eu use por 8 a 10 semanas. 

Siga a conduta e terapêutica com ela .....ela deve saber o que faz.....

TMJ

• Autor
37 minutos atrás, Apollo Galeno disse:

Acrescente 300mg de Magnésio 

Siga a conduta e terapêutica com ela .....ela deve saber o que faz.....

TMJ

Sinceramente? Vocês nestes fóruns sabem mais que muitos médicos, hahahaha

Ainda mais quando o assunto envolve testosterona que é um tabu imenso na medicina brasileira. 

• 3 semanas depois...
  • 6 anos depois...

Tópico delicado e bem conduzido pelo guipm, que trouxe exames e contexto. Vou começar pelo ponto que ninguém levantou e que pode ser a explicação inteira do caso.

Ele usa quetiapina. Antipsicóticos dessa classe elevam a prolactina, e prolactina alta suprime a produção de LH e de testosterona no eixo. Ou seja, existe uma causa medicamentosa plausível, identificável por um exame barato e potencialmente reversível sem repor nada. Se a prolactina não foi dosada, esse é o primeiro exame a pedir. E vale registrar que o Bravo Costa fez a pergunta certa lá no começo, sobre como se chegou ao diagnóstico. Uma única dosagem de testosterona total não fecha hipogonadismo. O padrão é ao menos duas coletas matinais, entre sete e dez da manhã, em jejum, acompanhadas de LH, FSH, prolactina, SHBG e testosterona livre calculada. Isso separa o problema que está no testículo daquele que está no comando central, e o tratamento é diferente em cada caso.

Sobre a finasterida, concordo com o Apollo Galeno, e explico o motivo. DHT relativamente alto não é, por si, indicação de tratamento. A dosagem de DHT é pouco confiável e não existe faixa de decisão terapêutica bem estabelecida para ela. Além disso, em alguém com depressão em acompanhamento, há relatos de piora de humor e de efeitos sexuais persistentes associados ao uso do medicamento, e isso consta em alerta de bula em vários países. Para queda de cabelo, minoxidil tópico é a opção mais prudente nesse contexto específico. Vale acrescentar que o Bravo Costa acertou ao dizer que o DHT é o principal responsável pela libido, e é justamente por isso que derrubá-lo em quem já tem queixa sexual costuma piorar o quadro.

Agora o protocolo que a endocrinologista propôs, e aqui preciso ser franco. Duzentos miligramas de cipionato por semana não é reposição, é dose suprafisiológica, acima do que se usa para repor. E reposição por oito a dez semanas seguida de terapia pós ciclo não é reposição de coisa alguma. Ou existe hipogonadismo confirmado, e nesse caso o tratamento é contínuo e monitorado, ou não existe, e nesse caso não se começa. Fazer um bloco curto e sair produz exatamente o que o Bravo Costa descreveu: eixo desligado, e depois uma fase de recuperação incerta que pode deixar a pessoa pior do que estava. Aos vinte e quatro anos existe ainda a questão da fertilidade, porque a supressão derruba a produção de espermatozoides, e isso merece conversa antes e não depois.

O anastrozol junto também preocupa. Estrogênio não é contaminante, ele é necessário no homem para libido, função erétil, saúde óssea e articular. O Apollo Galeno observou que o estradiol dele já parecia baixo, e acrescentar inibidor de aromatase de rotina tende a piorar humor, libido e articulações, que são justamente as queixas iniciais. Inibidor de aromatase em reposição só se justifica com sintoma claro de excesso e exame que confirme.

Duas ressalvas importantes ao que foi sugerido no tópico com boa intenção.

A primeira, e é a mais séria: ninguém aqui deve orientar redução ou desmame de medicação psiquiátrica. O guipm escreveu com todas as letras que provavelmente não estaria vivo sem elas. Ajuste de quetiapina e de antidepressivo é decisão do psiquiatra que o acompanha, e a conversa correta é levar a ele a hipótese da prolactina e perguntar se existe alternativa com menor impacto hormonal. Isso é bem diferente de cortar dose por conta própria.

A segunda é um risco concreto de interação. 5-HTP é precursor de serotonina e não deve ser combinado com antidepressivo serotonérgico, pela possibilidade de síndrome serotoninérgica, que é um quadro grave. Esse é um ponto em que a sugestão do tópico, feita para ajudar, pode causar dano. O mesmo cuidado vale para elevar vitamina D a seis mil unidades sem dosagem de controle e para o protocolo com doses muito altas que ele cogitou, que não tem respaldo para esse quadro. Duas mil unidades por dia com dosagem periódica é uma conduta segura.

Sobre a última pergunta dele, a diferença de gordura entre as fotos, não dá para estimar percentual por imagem com honestidade, e nem é o dado que importa. Os marcadores que valem acompanhar são sintoma, libido, sono, disposição, força registrada no treino e os exames de controle, incluindo hematócrito e perfil lipídico, que precisam ser vigiados em quem está usando testosterona.

Fecho com uma discordância amistosa da frase final do guipm, de que o fórum sabe mais que muitos médicos. Fórum ajuda a formular perguntas melhores, e este tópico é um bom exemplo disso. Mas quem tem depressão, transtorno de ansiedade e uso crônico de psicotrópicos precisa de endocrinologista e psiquiatra conversando entre si, e não de protocolo montado por leitura de tópico.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.