Pular para o conteúdo

Desta vez que levar meu ciclo a sério!

Respostas em Destaque

Esse tópico tem uma última mensagem que muda o sentido de tudo que veio antes, e é por ela que eu quero começar.

A @Thatacalv escreveu, em agosto, que tinha perdido a mãe depois de 50 dias de hospital, que aquele era o motivo de ter chutado o balde na atualização anterior, e que tinha emagrecido 7 kg de tristeza.

Nos meses anteriores, ela foi cobrada muitas vezes. Perguntaram o que ela estava deixando de fazer, pediram que ela falasse a real, disseram que alguma coisa não estava sendo efetiva, que ela poderia mais, e houve até aviso de que a ajuda se encerraria se não aparecesse resultado.

A resposta para todas aquelas perguntas era a mesma, e ela não estava conseguindo dizer. A mãe dela estava internada.

Não escrevo isso para cobrar ninguém. Ninguém tinha como saber, e o tópico foi genuinamente acolhedor quando ela contou. Escrevo porque essa é a lição mais útil que esse relato deixa para quem lê hoje.

Quando alguém executa direito por semanas e de repente não consegue mais, a hipótese mais provável não é falta de caráter nem preguiça. É que algo aconteceu fora do treino. E a pergunta que abre essa porta não é o que você deixou de fazer, é como você está.

Vale reler o que ela já tinha contado antes, à luz disso: que era concurseira e tinha ido mal numa prova, que estava desnorteada, que tinha gastrite nervosa e que ficava com a comida voltando o dia todo. Os sinais estavam escritos.

E aqui entra uma correção clínica que ninguém fez.

Comida voltando o dia inteiro, com desconforto, não é uma questão de disposição. É sintoma, e sintoma que pede avaliação, ainda mais em quem já teve gastrite. A rotina que ela vinha mantendo piorava isso de forma quase caricata: treino em jejum, pré treino estimulante em estômago vazio e, depois, cafeína isolada de 240 mg.

Cafeína relaxa o esfíncter esofágico inferior e aumenta a secreção ácida, e em jejum o efeito é maior. Quem tem refluxo ou gastrite e toma estimulante sem comer nada está somando as duas piores condições possíveis.

O ajuste é barato: comer algo leve antes, mesmo que pequeno, e afastar o estimulante do estômago vazio. E, se o sintoma persistir, é avaliação médica, porque queimação diária e regurgitação por meses não se resolvem com disciplina.

Agora o tema que atravessou o tópico do começo ao fim e onde eu discordo abertamente do que foi dito a ela.

A celulite.

Foi dito que ninguém nasce com celulite, que ela é cultivada, e que se não estava indo embora era porque ou o planejamento estava errado ou ela estava nadando na piscina de porcaria no fim de semana.

Isso não procede, e a própria @Thatacalv trouxe a evidência que derruba o argumento: ela contou que já esteve muito magra e ainda assim tinha celulite.

Celulite não é acúmulo de sujeira nem consequência de fim de semana mal feito. Ela é uma característica estrutural do tecido subcutâneo feminino. Nas mulheres, os septos de colágeno que atravessam a gordura são orientados perpendicularmente à pele, o que permite que os lóbulos de gordura façam saliência entre eles. Nos homens, esses septos têm arranjo cruzado, e por isso o quadro é raro neles.

Ou seja, a diferença principal é anatômica e hormonal, não comportamental. É por isso que aparece em algo em torno de 80 a 90 por cento das mulheres depois da puberdade, incluindo mulheres magras e atletas.

Perda de gordura melhora a aparência, e ganho de massa muscular melhora a superfície de apoio, então treinar e comer bem ajudam de verdade. Mas ajudam parcialmente, e não eliminam, e a genética tem peso enorme, como ela mesma descreveu ao falar do padrão de quadril e celulite da família.

Sobre a explicação de que a celulite persistia quando ela estava magra por não haver músculo ocupando o lugar: essa é uma hipótese razoável de mecanismo, mas não é o que sustenta o quadro. O determinante é a arquitetura dos septos.

Faço questão de escrever isso com todas as letras porque a conversa colocou nela a responsabilidade por uma característica que não é falha de execução. Uma mulher que estava com a mãe internada ouviu, durante semanas, que a celulite não sumia por causa do que ela comia no domingo.

Agora um conjunto de sinais que, somados, merecem uma palavra cuidadosa.

Ela escreveu que tem pavor de comer muito, que já foi gordinha e não quer voltar, que na última refeição coloca na boca e engole com água, que fica com sensação de ter comido um boi, que já esteve magra em nível que ela mesma chamou de anoréxico, e que emagreceu 7 kg de tristeza.

Não estou diagnosticando nada, e não seria possível fazer isso por um fórum. Mas esse conjunto descreve uma relação difícil com a comida, e vale dizer com clareza: isso não se resolve com mais disciplina, e um plano alimentar mais rígido tende a piorar.

Quem cuida disso é psicólogo com experiência em comportamento alimentar, junto com nutricionista. Procurar não é fraqueza nem exagero, é o caminho eficiente. E vale para qualquer pessoa que se reconheça nessa descrição lendo o tópico.

Agora as partes técnicas, que também importam.

Sobre o histórico de ciclos, ela deu uma informação valiosa e que precisa orientar qualquer decisão futura: com oxandrolona a 20 mg por seis semanas teve acne e queda de cabelo, e relata tendência a pelos.

Isso significa que ela já mediu a própria resposta. Ela tem sensibilidade androgênica cutânea mais alta que a média, o que depende de fatores individuais como densidade de receptor e atividade da 5 alfa redutase na pele e no folículo.

E há uma assimetria importante nesses efeitos. Acne e oleosidade regridem quando se para. Queda de cabelo de padrão androgenético em mulher, não. Uma vez que o folículo miniaturiza, ele não volta sozinho, e o tratamento depois é longo e parcial.

Ou seja, entre os colaterais que ela já apresentou, o cabelo é o que não perdoa. Se em algum momento ela voltar a considerar um ciclo, esse é o dado que pesa mais, e ele já está na mesa dela.

Também vale notar a coerência do objetivo dela: ela disse que sempre ganha muito volume e não quer mais isso, que quer secar e definir. Alguém com esse objetivo e com esse histórico de resposta é justamente quem menos tem a ganhar com androgênio.

Sobre a medição, discordo em parte da orientação de esquecer avaliação e usar só o espelho e os comentários.

O espelho é bom para não se prender à balança, e nisso a orientação estava certa. Mas espelho e elogio variam com humor, luz e o dia da semana, e é impossível saber se o problema é dieta ou treino quando o único dado é sensação.

Duas medidas resolvem isso e custam quase nada: fita métrica em cintura, quadril e coxa, sempre nos mesmos pontos e no mesmo horário, e a carga registrada no treino. E vale lembrar que ela mesma notou corretamente estar retida no período pré menstrual, o que muda peso e medida por dias e não tem nada a ver com gordura.

E vale registrar o que ela fez de certo e que passou batido: ela fez uma bateria de exames logo no início, com plano de saúde, e trouxe o resultado para o tópico. Isso é mais do que a maioria faz.

Duas notas rápidas sobre suplementos. Creatina vale a pena, é o suplemento com melhor evidência de segurança e eficácia, sem necessidade de fase de saturação nem de ciclos, três a cinco gramas por dia. E vitamina D não é suplemento de rotina para se repor no escuro: é caso de dosar e repor conforme o resultado, principalmente porque ela já tem exames e plano de saúde.

Por fim, o que eu de fato acho desse tópico.

Ela chegou dizendo que já tinha ciclado com poucos ganhos e muitos colaterais e que dessa vez queria levar a sério. Depois enfrentou uma prova de concurso, uma alergia respiratória, um inverno inteiro e cinquenta dias de hospital com a mãe. E ainda voltou aqui para se desculpar por não ter postado foto.

Meus sentimentos pela sua mãe, @Thatacalv. E, se algum dia você retomar, o corpo não vai ter ido a lugar nenhum. Ele espera.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

• Respostas 60
  • Visualizações 7,4mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Bem vinda Thata!!!! Padronização do tópico quase perfeito rs faltou a divisão de treino atualmente, dieta com quantidade de macros e as fotos, frente, lateral e costas.... acredito que se perder um po

• reformulando... OBJETIVO: seeca e definição , como disse acima ja fiz uso de anabol e tenho tendencia a pelos, acne e queda de cabelo. sempre ganho muito volume e nao quero mais isso ... não t

• Seu físico lembra um pouco do meu... Sempre tive um quadril maior e a parte superior mais enxuta, celulites aos montes... Eu não gostava. Sempre na busca de uma versão melhor, apenas obtive resultados

Imagens Postadas

Crie uma conta ou entre para comentar

Conteúdo Semelhante

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.