Pular para o conteúdo

Iniciando: 1 dura/semana, duvidas cuidados com exames.

Respostas em Destaque

Treino a 10 anos (comecei com 16 com meu pai), atualmente estou a 3 anos treinando firme sem parar e com dieta batendo macros e suplementaçao certinha  e gostaria de iniciar com 1 dura por semana por tempo indeterminado, minha testo deu 500ng/l , 2 meses atras.
Motivos: curiosidade, possiveis fins estéticos e aumento de performance. Não tenho enfermidades patológicas ou hereditarias de familia(problemas cardíacos/pressao alta) e meus exames de sangue estão excelentes , (cardiovascular, rim, colesterol, vitaminas, etc..)

minhas duvidas: Iniciando com uso ''conservador'' continuo de 1 dura (landerlan provavel), quais exames fazer, quais taxas ficar de olho e preocupaçoes que tenho que ter (se é que tenho que ter XD).

Acompanho o esporte do fisiculturismomais a mais de 10 anos até por conta do meu pai que sempre foi fã. Tenho uma boa ideia das drogas existentes e suas utilizaçoes tanto pra uso terapeutico quanto para estética e performance mas tenho duvidas relacionadas aos cuidados que devem ser tomados para ficar no limite possivel da saúde. Mais pra frente pretendo procurar um médico endócrino especializado para acompanhar mas desde já pergunto pro pessoal do forum pra ir tendo um bom entendimento das boas práticas.

26 anos, 170cm - 83 kg - 18% bf. 

• Respostas 6
  • Visualizações 693
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Perfil Desativado
    Perfil Desativado

Se vc pagasse eu mandaria só os essenciais.  Vou mandar lista começando... SANGUE: ( ) Hemograma Completo ( ) Glicemia em jejum ( ) Insulina ( ) PSA total e livre (

• Perfil Desativado
    Perfil Desativado

Vc tem plano de saúde para fazer os exames? Ou vai pagar no particular?

• tenho convênio com um laboratorio que fica mais baratos os exames, mas só pra saber se eu nao tivesse? 🤣 ta querendo me assustar po 

2 horas atrás, rodrigo sales disse:

tenho convênio com um laboratorio que fica mais baratos os exames, mas só pra saber se eu nao tivesse? 🤣

ta querendo me assustar po 

Se vc pagasse eu mandaria só os essenciais. 

Vou mandar lista começando...

SANGUE:

( ) Hemograma Completo

( ) Glicemia em jejum

( ) Insulina

( ) PSA total e livre

( ) Triglicerídeos

( ) Colesterol Total e Frações

( ) TSH

( ) T3 e T4 Total e Livre

( ) Testosterona Total

( ) SHBG

( ) DHT

( ) Cortisol (exame feito até às 8h da manhã, tem q avisar)

( ) Estradiol

( ) LH

( ) FSH

( ) Vit D

( ) Vit B12

( ) TGO TGP GGT bilirrubina

( ) Fosfatase alcalina

( ) Ácido úrico

( ) Uréia

( ) Creatinina

( ) Ferro

( ) Ferritina

• 1 mês depois...

Você quer fazer uso continuo somente por causa dos benefícios estéticos?

Tem reclamações clinicas? Cansado? O piru ta preguiçoso? vive com humor de velho? e por ai vai...

Pra ser sincero, você vai ter um resultado mediano no inicio, depois vai estabilizar e você vai ficar em um limite como se fosse o seu atual. ( o que vai ser seu "novo" limite enquanto estiver usando, ai vai depender de ajuste em dieta/treino)

Tem que ver se pra você compensa... as vezes vai trocar 6 por meia dúzia....

Não sei se você já tomou alguma coisa antes ou não, mas pela sua idade, acho que não vai muito longe tomando agulhada não... a dica que eu te dou para prolongar a sua "vontade" de usar é fazer INTRAMUSCULAR SUPERCIFICIAL, ou seja, agulha de insulina, pequenininha, pratica e menos dolorida... 

Mas não é sermão não, se tiver afim toma e boa..  só tem que lembrar que sua testo não esta tão ruim não, 500tin não é dos melhores, mas esta ótima...

• 2 meses depois...

1 dura vai te da um pico de 2000mil de testo, e apos meia vida em torno de 1000, conforme for empilhando vai experimentar media de testo na casa dos 1500ng/dcl, é um nivel satisfatorio, vai ter poucos ou até mesmo nenhum colateral visivel, vai da um up, é um bom cruze

• 4 anos depois...

@rodrigo sales, tem alguns números circulando no tópico que precisam de ajuste, porque é com base neles que você vai decidir.

Começando pelo que o @icaroplive escreveu. Primeiro, um durateston de 250 mg não entrega 250 mg de testosterona. Aqueles 250 mg são a massa dos quatro ésteres somados, e o éster é uma parte considerável do peso da molécula. Descontando, sobram cerca de 176 mg de testosterona de fato. É uma diferença de quase 30 por cento, e ela aparece em toda conta que se faça depois.

Segundo, e mais importante: o nível não fica subindo indefinidamente conforme se empilha. Quando você aplica em intervalo fixo, a concentração sobe até o ponto em que o que você elimina por semana iguala o que você aplica por semana, e ali ela estaciona. Isso é o estado de equilíbrio, e com esse tipo de éster ele se estabelece em cerca de quatro a seis semanas. Depois disso, o valor médio não muda mais, por mais que você continue aplicando. A ideia de que a média vai escalando até 1500 não descreve o que acontece. Com um durateston semanal, a média em equilíbrio costuma ficar bem abaixo disso.

Terceiro, sobre não ter colateral visível. A palavra visível é que engana. Os efeitos que mais importam nesse tipo de uso contínuo não são visíveis: hematócrito subindo, HDL caindo, pressão arterial deslizando para cima. Nenhum deles aparece no espelho e todos aparecem no exame, que é justamente o que você veio perguntar.

E há um problema específico do durateston para uso contínuo semanal, que é a mistura de ésteres. O propionato entra rápido e sai rápido, e o decanoato demora tanto que uma aplicação semanal nunca deixa a curva assentar. O resultado é uma oscilação grande dentro da própria semana, com pico nos primeiros dois dias e queda no fim. Para quem quer estabilidade, que é o objetivo declarado de um uso conservador contínuo, enantato ou cipionato fracionado em duas aplicações semanais dá uma curva bem mais plana pelo mesmo custo. E dói menos, porque o propionato é o componente que mais arde.

Sobre a lista do outro participante, ela é boa e cobre bem mais do que a maioria pede. Eu faria três ajustes. DHT e PSA rendem pouco na tua idade e podem sair sem prejuízo se o orçamento apertar. Em compensação, acrescente ApoB ao lipidograma, porque estima risco cardiovascular melhor que o LDL isolado, e a relação albumina sobre creatinina em amostra de urina, que detecta lesão renal muito antes da creatinina se alterar. E dentro do hemograma, o que você vai acompanhar de verdade é hematócrito e hemoglobina, então marque esses dois. Estradiol, peça por método sensível.

Uma observação sobre creatinina: ela vem do músculo, então em quem tem bastante massa magra costuma vir no limite superior sem que exista problema renal nenhum. Se der alterada, não entre em pânico e peça cistatina C, que não sofre essa interferência.

Ao @Bacana, a sugestão da agulha de insulina é boa e vale só corrigir o nome. Com agulha curta de insulina você não está fazendo intramuscular superficial, está fazendo aplicação subcutânea. E funciona: existe uso clínico consolidado de testosterona por via subcutânea, com absorção adequada e níveis estáveis, muito menos dor e sem os hematomas de aplicação profunda. Só exige volume menor por aplicação, o que combina com fracionar a dose semanal em duas.

Por fim, o ponto que o @Bacana levantou e que é o mais relevante de todos: a tua testosterona é 500 e você não tem queixa clínica. Você não vai corrigir nada, vai adicionar. Isso é uma escolha legítima e você tem idade e informação para fazê-la, mas convém que ela seja feita com o nome certo. Não é reposição, é uso contínuo supra-fisiológico por tempo indeterminado, e a partir do momento em que começa, o eixo desliga e a testosterona de 500 que você tem hoje deixa de estar disponível caso você mude de ideia. Se filhos estiverem no horizonte, congelar sêmen antes é barato e resolve a parte irreversível.

Coleta o basal completo antes da primeira aplicação. Sem ele, nenhum exame futuro tem com o que ser comparado.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.