Pular para o conteúdo

Refeição lixo dá sono?

Respostas em Destaque

Estou tendo um grande problema com minha dieta.

Já é meu segundo Cutting realizado. O primeiro foi apenas para emagrecer, durou 6 meses, fui para um bulking limpo que durou quase 1 ano e agora novamente Cutting. Estou na faixa de 2200kcal por dia (falta dois meses para finalizar de acordo com o plano) e o meu problema é que quando eu faço uma refeição lixo (não é o dia) por semana, me bate  muita sonolência e as vezes dependendo se eu comer muito, as forças vão literalmente embora. Isso é bem ruim quando saio com amigos ou família.

Alguém sabe me dizer o que pode ser? E algum modo de reverter.

• Respostas 3
  • Visualizações 590
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• As refeições "lixo" geralmente têm carboidratos de alto índice glicêmico, gerando um aumento repentino da insulina, induzindo à sensação de letargia e sono.

• Impossível saber. Tem que observar o quê você come quando essa lerdeza acontece. So você pode avaliar. Se posso dar uma sugestão, não faça refeições lixo. O problema cessará.  Resposta acima

Impossível saber. Tem que observar o quê você come quando essa lerdeza acontece. So você pode avaliar. Se posso dar uma sugestão, não faça refeições lixo. O problema cessará. 

16 horas atrás, Junior Bigdog disse:

Já é meu segundo Cutting realizado. O primeiro foi apenas para emagrecer, durou 6 meses, fui para um bulking limpo que durou quase 1 ano e agora novamente Cutting. Estou na faixa de 2200kcal por dia (falta dois meses para finalizar de acordo com o plano) e o meu problema é que quando eu faço uma refeição lixo (não é o dia) por semana, me bate  muita sonolência e as vezes dependendo se eu comer muito, as forças vão literalmente embora. Isso é bem ruim quando saio com amigos ou família.

Resposta acima

• Moderador
19 horas atrás, Junior Bigdog disse:

As refeições "lixo" geralmente têm carboidratos de alto índice glicêmico, gerando um aumento repentino da insulina, induzindo à sensação de letargia e sono.

• 3 anos depois...

O @Foston chegou perto e vale completar, porque o mecanismo é mais interessante do que parece e explica justamente a parte que você descreveu e que a resposta dele não cobre, que é a força ir embora.

São três coisas acontecendo ao mesmo tempo, e não uma só.

A primeira é o tamanho da refeição, e essa costuma pesar mais do que o tipo de comida. Volume grande de comida gera sonolência mesmo quando o cardápio é considerado bom. Quanto maior a carga, mais forte o efeito.

A segunda é o caminho que o @Foston mencionou, e vale explicar por inteiro, porque quase ninguém explica. Carboidrato de absorção rápida sobe a insulina. A insulina empurra para dentro do músculo um grupo específico de aminoácidos, os de cadeia ramificada. Acontece que esses aminoácidos disputam com o triptofano o mesmo transportador de entrada no cérebro. Com eles fora de circulação, sobra passagem livre para o triptofano, que é a matéria prima da serotonina e, depois dela, da melatonina. Ou seja, existe um caminho bioquímico descrito pelo qual uma refeição rica em carboidrato aumenta de fato a sinalização de sono no cérebro. Não é impressão sua.

A terceira é a que explica a perda de força, e é a mais relevante no seu caso. Depois de uma carga grande e rápida de carboidrato, a resposta de insulina pode ser exagerada e derrubar a glicose abaixo do ponto de partida algumas horas depois. Isso é o que se chama de hipoglicemia reativa, e os sintomas são exatamente os que você descreveu: fraqueza, moleza, às vezes tremor leve, suor e vontade de dormir, aparecendo não na hora, mas uma a três horas depois de comer. Sonolência imediata é uma coisa. Força indo embora depois é outra, e essa segunda tem esse nome.

Somando a isso, refeição lixo costuma juntar gordura com carboidrato, e a gordura retarda o esvaziamento do estômago, o que faz esse estado durar mais tempo em vez de passar rápido.

E tem o seu contexto específico, que importa muito. Você está no segundo corte, há meses em duas mil e duzentas calorias, com uma rotina alimentar constante. Alguém nessa situação responde de forma bem mais intensa a uma carga grande e súbita de carboidrato do que alguém que come assim todo dia. É o mesmo motivo pelo qual a primeira refeição livre depois de um período longo de dieta é sempre a mais impactante.

O que ajuda, na prática, em ordem de eficácia.

Não chegue faminto. O erro mais comum é economizar calorias o dia inteiro para poder comer mais na hora, o que só aumenta o volume da refeição e piora exatamente o que você quer evitar. Coma normalmente antes.

Comece pela proteína e pela salada, e deixe o carboidrato e a sobremesa para o final da refeição. A mesma comida, na ordem invertida, gera uma resposta de glicose bem mais suave.

Reduza o volume em vez de mudar o cardápio. Você não precisa trocar a pizza por frango grelhado. Duas ou três fatias com salada produzem um efeito completamente diferente de meia pizza.

Encaixe essa refeição em dia de treino, e de preferência depois do treino. O músculo recém treinado absorve glicose com muito mais avidez, e a mesma comida cai bem melhor.

Caminhe dez ou quinze minutos depois em vez de sentar no sofá. Isso reduz bastante o pico e o vale.

E, se houver álcool junto, considere que ele entra na conta. Álcool sozinho já causa sonolência e atrapalha a regulação da glicose, então quando os dois aparecem juntos fica difícil saber de quem é a culpa.

Sobre a sugestão do @Daviddscosta de simplesmente não fazer refeição livre, entendo o raciocínio e ela resolve o sintoma, mas eu discordo dela como solução geral. Você está falando de um corte longo, e você mesmo contou que o problema aparece justamente quando sai com amigos e família. Aderência ao longo de meses vale mais do que uma semana perfeita, e cortar totalmente a vida social é uma das causas mais comuns de abandono de dieta longa. Dá para ajustar o formato em vez de eliminar.

Por fim, um ponto de saúde que vale a pena checar sem susto. Fraqueza marcante e sonolência forte se repetindo após refeições ricas em carboidrato merecem uma olhada em glicemia de jejum, hemoglobina glicada e insulina em jejum, principalmente se houver histórico de diabetes na família. Na maioria das vezes está tudo normal e é só a resposta exagerada que descrevi. Mas é um exame barato e que responde de vez.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.