Pular para o conteúdo

Pensando em voltar... ajudem aí...

Respostas em Destaque

Olá, como vão?
Eu era uma pessoa que até postava aqui antigamente, sou um ex-novo no site. Começava na academia e parava. Problemas mais psicológicos que tudo e outras coisas mais.
Estou querendo recomeçar mais uma vez, só que não tenho dinheiro disponível para suplementos. Meu objetivo é o ganho de massa.
Minha testosterona está 427 e estou tomando Indux (mesma fórmula do Clomifeno) para o aumento da testosterona.
O dinheiro para o suplemento só vou ter lá para o final de Julho. No mais penso em ir direto para a Creatina. É barato. Vou aproveitar o embalo que perdi nestes tempos um pouco de gordura abdominal e partir para cima. 
Será que dá para começar agora de "mãos vazias", indo só com Creatina, esperar o tempo para comprar os suplementos? 
Estou vendo vídeos no Youtube e animando.
Quem for de Belo Horizonte ou de região metropolitana, pode consultar com o Dr. Rogério de Oliveira Nascimento, endocrinologista dos "bão". Com ele vc pode ir para as bombas. Seus pacientes são bem fortes, as mulheres definidas e eu sou o frango que está lá no meio dos pacientes para serem atendidos. Fraquinho...fraquinho, hahaha...

• Respostas 4
  • Visualizações 467
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Belezinha, irmão? Olha só, suplemento é um complemento de alimentação, portanto, não há tanta necessidade assim caso não tenha condições no momento.  Uma sugestão é começar pelos cárdios e seguir

• Sua testo está dentro... clomid ajuda a aumentar a testo e semem qd o quadro está baixo, procure investir em uma boa alimentação, boas gorduras, alimentos ricos em vitaminas D, E, A, K, Zinco, Cromo..

• Obrigado por responder.  Vou passar o mês de junho hoje dia 08/06 até o próximo quinto dia útil de julho sem dinheiro e nem tenho todo dinheiro para pagamento das contas de casa. E sem a grana da

• Moderador
Agora, renatobhmg disse:

Minha testosterona está 427 e estou tomando Indux (mesma fórmula do Clomifeno) para o aumento da testosterona.

Sua testo está dentro... clomid ajuda a aumentar a testo e semem qd o quadro está baixo, procure investir em uma boa alimentação, boas gorduras, alimentos ricos em vitaminas D, E, A, K, Zinco, Cromo... ervas como catuaba, ginseng, maca peruana, etc... 

Agora, renatobhmg disse:

Quem for de Belo Horizonte ou de região metropolitana, pode consultar com o Dr. Rogério de Oliveira Nascimento, endocrinologista dos "bão". Com ele vc pode ir para as bombas. Seus pacientes são bem fortes, as mulheres definidas e eu sou o frango que está lá no meio dos pacientes para serem atendidos. Fraquinho...fraquinho, hahaha...

Esse é o mau que mais vemos aqui... antes de tudo a alimentação, treinos e descanso precisam estar alinhados com o objetivo... adquirir um fortalecimento como um todo e não apenas dos músculos é primordial antes de usar qq coisa, não somos feitos somente de músculos...

Aprender se alimentar e descansar... td leva tempo senão o que vem facil vai facil e s colaterais ficam  

• Autor

Obrigado por responder. 

Vou passar o mês de junho hoje dia 08/06 até o próximo quinto dia útil de julho sem dinheiro e nem tenho todo dinheiro para pagamento das contas de casa. E sem a grana da academia. Bom, só tenho que aguardar o final de julho dia 20 que vai sair uma parcela do décimo terceiro.

A minha alimentação é boa. Do nada eu emagreci. Vai ver porque eu peguei Giardia, acho que é isto. Eu deixei de lado sorvete e refrigerante. Fiz "vaca preta" que é Coca Cola com sorvete. Ao invés da barriga aumentar, não aconteceu nada, para minha surpresa e foi muito bom.

Mas, será que eu posso começar sem suplementos e partir para eles logo após um tempo? O que me sugere? Eu estou no momento praticamente no almoço. Tenho que reforçar minha alimentação toda em várias partes do dia, mas eu tenho que perder gordura abdominal também. Fico vendo vídeos no Youtube para fazer futuramente alguns exercícios. Tenho que recomeçar...

• Moderador
Em 08/06/2023 em 20:12, renatobhmg disse:

será que eu posso começar sem suplementos e partir para eles logo após um tempo?

Belezinha, irmão? Olha só, suplemento é um complemento de alimentação, portanto, não há tanta necessidade assim caso não tenha condições no momento. 

Uma sugestão é começar pelos cárdios e seguir uma alimentação calculada para seu objetivo... não é uma creatina  que irá transformar o seu físico e sim o somatório de tudo que você faz. 

Boa sorte, TMJ

• 3 anos depois...

@renatobhmg, a pergunta que você fez foi sobre suplementos, mas há duas coisas no seu relato que importam bem mais do que a resposta a ela.

A primeira é o emagrecimento. Você escreveu que do nada emagreceu, que achou que pode ter sido giárdia, e tratou isso como uma boa notícia porque a barriga não aumentou nem com sorvete e refrigerante. Perda de peso involuntária não é sorte, é sintoma, e emagrecer comendo mais é justamente o padrão que pede investigação. Se for giardíase mesmo, o mecanismo é má absorção: o parasita adere à mucosa do intestino delgado e prejudica a absorção de gorduras, vitaminas lipossolúveis e outros nutrientes, com fezes amolecidas, gordurosas, que boiam e têm odor forte, além de gases, distensão e cólica. O diagnóstico é acessível e barato pelo SUS, parasitológico de fezes em três amostras de dias alternados ou pesquisa de antígeno nas fezes, e o tratamento é curto e eficaz.

Isso precisa vir antes de qualquer plano de ganho de massa, e por um motivo prático: com má absorção ativa, a comida que você comer não vai ser aproveitada. Você estaria montando um superávit calórico que o intestino não absorve, gastando dinheiro que você mesmo disse não ter, e concluindo depois que não funciona.

E vale acrescentar que giárdia é uma hipótese entre outras. Emagrecimento involuntário também aparece em hipertireoidismo, diabetes de início recente, doença celíaca e outras condições. Procure clínico geral, leve esse relato e peça, além do parasitológico, hemograma, glicemia, TSH e T4 livre. Tudo isso está disponível na rede pública.

A segunda coisa é o Indux. Testosterona total de 427 ng/dL está dentro da faixa de referência para homem adulto, e foi o que o @Batata... apontou corretamente. O citrato de clomifeno é medicamento registrado para indução de ovulação em mulheres, e o uso em homens para elevar testosterona é off-label. Ele funciona bloqueando o feedback negativo do estrogênio no hipotálamo e na hipófise, o que aumenta LH e FSH e, por consequência, a produção testicular. Existe lugar para isso em hipogonadismo secundário confirmado, com valores baixos repetidos e sintomas, acompanhado por médico. Não é o seu quadro pelo número que você trouxe.

O custo do uso sem indicação clara não é desprezível. O efeito adverso mais característico do clomifeno é visual: visão turva, sensação de flashes, pontos ou manchas no campo visual. Ele é dose e tempo dependente e, embora costume regredir com a suspensão, há relatos de persistência. Qualquer alteração visual durante o uso deve levar à suspensão e à comunicação imediata ao médico. Há também alteração de humor e elevação de estradiol. Se alguém prescreveu, vale voltar e perguntar qual era o valor que motivou a prescrição e por quanto tempo ela deve durar, com exames de controle.

Sobre as ervas citadas no tópico, catuaba, ginseng e maca peruana, vale dizer com clareza que não há evidência de que elevem testosterona em homens com níveis normais. A maca tem alguma evidência para libido, mas sem alteração dos níveis hormonais medidos. Se o objetivo é hormonal, elas não entregam.

Agora, respondendo ao que você perguntou. Sim, dá para começar completamente sem suplemento, e a resposta da @RenatinhaSA está certa. Suplemento é complemento, e nenhum deles muda o resultado de forma comparável a comer o suficiente e treinar com progressão. A creatina é a única exceção com boa relação entre custo e efeito, e ela é barata mesmo: 3 a 5 gramas por dia, todo dia, um pote de 300 gramas rende dois a três meses. Se sobrar dinheiro para um único item, é ela. Whey é conveniência, não necessidade.

Para proteína barata, as melhores relações no Brasil são ovo, leite em pó ou integral, coxa e sobrecoxa de frango, carne moída de segunda, fígado bovino, sardinha em lata e a combinação de arroz com feijão, que se complementa em aminoácidos. Um ovo entrega cerca de 6 gramas de proteína, cem gramas de sobrecoxa cerca de 25, uma lata de sardinha cerca de 20, e todos custam uma fração do preço por grama de proteína de qualquer pote.

Sobre a academia, se ela também está fora do orçamento até julho, isso não impede começar. Flexão de braço, agachamento livre, afundo, remada com mochila carregada, elevação de quadril e prancha, feitos com progressão de repetições e de dificuldade, constroem base real em quem está voltando depois de uma pausa. Esse tempo até você ter o dinheiro é justamente onde o ganho de iniciante é mais fácil de capturar, e chegar na academia já condicionado é melhor do que chegar do zero.

Uma última observação, sobre o histórico de começar e parar que você mesmo mencionou. O padrão de esperar a condição ideal, dinheiro, suplemento, academia, para só então começar é um dos motivos mais comuns de o ciclo se repetir. Começar agora com o que existe, sem gastar nada, quebra exatamente esse padrão.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.