Pular para o conteúdo

Não consigo erguer um copo de água

Respostas em Destaque

Ae pessoal.. Blz?

Bom, eu fiz uma cagada de ficar cerca de 5 meses parado e voltar a malhar por mim mesmo, ou seja, voltei estorando os pesos e consequentemente meus músculos.

Pessoal, eu não to nem conseguindo teclar direito: meu antebraço esta repuxando todo o braço, o biceps e o antebraço estão totalmente contraturados e doendo MUITO. Eu não consigo de jeito nenhum esticar meu braço. O negócio aqui está muito ruim mesmo. Eu vou no médico para ver o que é, mas o que vocês acham que é? Será que eu arrebentei alguma coisa? Alguma alma caridosa sabe o que fazer para amenizar ao menos temporariamente essa minha dor? Já tomei todos tipos de relaxante muscular, alonguei, fui na hidromassagem, to tomando anti-inflamatório e não passa. Fazem 2 dias que eu vejo estrela de tanta dor... Aguardo a resposta de vcs...

Valeu

• Respostas 8
  • Visualizações 8mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Cara isso sempre acontece quando volta pegando muito peso depois de um tempo parado, mais no seu caso parece que a coisa ficou feia mesmo. Agora reze pra nao acontecer o q aconteceu comigo, estou a 3

• bom... por enquanto naum aconteceu nada disso naum.. soh tah doendo pra caramba.. =/ mas eh uma dor como se tivesse preso sabe... eh estranho... cara, mas vc nem dormir consegue? oloko... vc tem

• POrra man meu problema foi um overuse serio ai...eu ate criei um topico, "overuse brutal", aqui mesmo no forum em lesoes, da um saque lah...vlw

Cara isso sempre acontece quando volta pegando muito peso depois de um tempo parado, mais no seu caso parece que a coisa ficou feia mesmo. Agora reze pra nao acontecer o q aconteceu comigo, estou a 3 meses de molho e o biceps nao recupera, tenho temperatura sempre elevada e soh durmo com remedio, minha vida viro um inferno! Se esses sintomas aparecerem me avise assim agente pode trocar uma ideia, e se prepare..hueheu

• Autor

bom... por enquanto naum aconteceu nada disso naum.. soh tah doendo pra caramba.. =/

mas eh uma dor como se tivesse preso sabe... eh estranho...

cara, mas vc nem dormir consegue? oloko... vc tem certeza que eh soh coisa do biceps? sei lah... pelo q tu me falou parece ser coisa a mais ae... jah deu uma olhada no medico?

Não sei se já tentou mas, parto do básico, coloque compressas de gelo alternando umas 3x 20 min compressa e 30 min descanso e passe um anti-inflamatório de uso tópico como calminex, gelol, cataflan, voltaren.

Fique de molho alguns dias sem treinar e veja o resultado, caso não altere, vá ao médico.

Boas festas

• 2 meses depois...
  • 14 anos depois...
  • 7 anos depois...

Esse quadro tem nome e tem um risco associado que ninguém mencionou em quinze anos de tópico. Vale deixar registrado, porque a descrição que o @batora fez e que o @Siger123 repetiu em 2019 é exatamente a apresentação clássica de uma coisa que pode ir para o hospital.

O cenário é sempre o mesmo: pessoa volta depois de meses parada, pega pesado no primeiro dia, e dois dias depois está com o braço travado em flexão, sem conseguir estender, com dor desproporcional. Na maioria das vezes isso é dor muscular tardia severa, o que se chama de DOMS, provocada pelo componente excêntrico do exercício em um músculo destreinado. Passa em cinco a sete dias e não deixa sequela.

Mas existe uma segunda possibilidade com a mesma cara, e os flexores de cotovelo são justamente o grupo muscular mais associado a ela em academia: rabdomiólise de esforço. É a quebra de fibra muscular em escala grande, com liberação de mioglobina na circulação, e a mioglobina pode lesar o rim.

O que separa uma da outra, e isso todo mundo deveria saber de cor:

O sinal mais importante é a cor da urina. Urina escura, cor de chá preto ou de refrigerante de cola, é mioglobinúria até que se prove o contrário, e é motivo para ir ao pronto-socorro no mesmo dia.

Além disso: inchaço importante que continua aumentando depois de 48 a 72 horas, dor que não melhora ou piora a partir do terceiro dia, fraqueza desproporcional, náusea, mal-estar geral ou febre. Dor muscular tardia tem pico entre 24 e 72 horas e depois melhora de forma clara. Quando o quadro anda para o outro lado, muda de categoria.

O exame que fecha o diagnóstico é a CK, a creatina quinase. Em rabdomiólise de esforço ela costuma vir absurdamente alta, muito acima do que uma sessão pesada normal produz. O tratamento é hidratação venosa, e feito a tempo resolve sem sequela.

@sawech, relendo o seu relato quinze anos depois, ele me preocupa. Três meses sem recuperar, com temperatura sempre elevada e insônia que exige remédio, não é dor muscular tardia. DOMS não dura três meses e não dá febre. Espero que tenha sido investigado na época.

Uma observação sobre a conduta sugerida pelo @napoli, que é razoável no geral: gelo e anti-inflamatório tópico são inofensivos. Mas anti-inflamatório por via oral, nessa situação específica, merece cautela. Os anti-inflamatórios reduzem a perfusão renal, e se houver mioglobina circulando eles pioram exatamente o órgão que está em risco. Enquanto a hipótese de rabdomiólise não estiver afastada, o que ajuda é água em abundância, não comprimido.

Fora isso, para o quadro comum, o que realmente funciona é pouco glamouroso: hidratação, movimento leve, porque manter o braço imóvel piora a rigidez, e tempo. Alongamento agressivo e massagem forte na fase aguda tendem a incomodar mais do que ajudar.

E a prevenção, que é o que interessa para quem está lendo antes de voltar. Existe um fenômeno bem documentado chamado efeito da sessão repetida: depois de uma única sessão de treino, o músculo fica protegido contra esse tipo de dano por várias semanas. Ou seja, a primeira sessão depois de um período parado é a única perigosa, e ela deveria ser deliberadamente fácil.

Na prática: volte com metade da carga que usava antes, com volume reduzido, sem levar série nenhuma à falha, e sem negativas lentas ou exercícios muito excêntricos na primeira semana. Parece exagero de cautela e é o que evita justamente essa história. O @Necr0Potenc3 resumiu bem: quase todo mundo já fez isso uma vez.

@Siger123, se os dois braços travaram, confere a cor da urina hoje mesmo. Se estiver escura, vai ao pronto-socorro e pede CK. Se estiver normal e a dor estiver diminuindo a cada dia, bebe bastante água, movimenta o braço dentro do que não dói e espera.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.