Ir para conteúdo

Alguém já teve lesão no ombro fazendo supino?

Featured Replies

Postado

Este tópico atravessou três anos, terminou bem, e continua sendo um dos primeiros achados por quem pesquisa lesão SLAP e supino. Justamente por isso vale atualizar algumas coisas, porque o principal obstáculo que travou todo mundo aqui, o exame de dois mil reais que o plano não cobria, não é mais o mesmo problema.

O rol de procedimentos da ANS foi revisado muitas vezes desde dois mil e oito, e a ressonância com contraste intra-articular deixou de ser aquela zona cinzenta que o Mike descreveu. Se um médico indicar por escrito, o caminho hoje é: pedir a solicitação com o CID e a justificativa clínica, apresentar ao plano, e, se vier negativa, exigir a negativa por escrito. Com ela em mãos, abrir reclamação na ANS pelo canal de intermediação de conflitos, que é gratuito, feito pelo site ou pelo telefone, e resolve boa parte dos casos em poucos dias sem precisar de advogado. Muita gente desiste na primeira negativa do atendente, e é exatamente aí que se perde o direito por cansaço. Vale lembrar também que hospital universitário e ambulatório de ortopedia do SUS fazem esse exame.

E agora uma correção importante, porque ficou registrada aqui uma orientação que pode custar caro a quem seguir.

Foi sugerido que, ao contratar um plano novo, a pessoa não declarasse a lesão já existente. Isso é o pior caminho possível. Omitir doença preexistente conhecida é considerado fraude, e o resultado prático é que o plano pode negar justamente a cirurgia que você quer fazer e, no limite, cancelar o contrato, muitas vezes depois de você já ter pago mensalidades por anos. O caminho certo é o contrário: declarar. Ao declarar, aplica-se a cobertura parcial temporária, que dura vinte e quatro meses e restringe apenas procedimentos de alta complexidade ligados àquela lesão específica. Consulta, fisioterapia e exames seguem cobertos nesse período. Ou seja, declarar custa espera, omitir custa o direito inteiro.

Sobre a parte clínica, três pontos que mudaram bastante nesses anos e que valem para quem chegar aqui hoje.

O primeiro é que a escolha nunca foi só entre operar e nunca mais treinar, como aparece no tópico. Boa parte das lesões do lábio superior responde a reabilitação bem feita, e isso muda o cálculo de forma decisiva. Só que existe uma armadilha aqui: várias pessoas disseram que fizeram fisioterapia e não adiantou. Vale perguntar que fisioterapia foi essa. Três meses de ultrassom, corrente e alongamento não são tratamento para isso, e é exatamente o que muita clínica oferecia na época. O que funciona é reabilitação de carga progressiva, com trabalho de manguito rotador e, principalmente, de controle da escápula, que é a base sobre a qual o ombro se move. Fisioterapia sem carga que aumenta é massagem cara.

O segundo é que a idade pesa na decisão cirúrgica. Em pessoa acima dos trinta e cinco ou quarenta anos, os resultados de reparo do lábio costumam ser piores do que em jovem, e em muitos casos se prefere a tenodese do bíceps, que é outro procedimento e resolve melhor a dor. Quem for operar hoje vale perguntar ao cirurgião especificamente sobre isso, porque são condutas diferentes com recuperações diferentes.

O terceiro é que achado de exame não é diagnóstico sozinho. Alteração no lábio superior aparece com frequência em ressonância de gente sem dor nenhuma, sobretudo depois dos quarenta, porque também faz parte do desgaste normal. O que define conduta é a soma do exame com o quadro clínico e com os testes físicos, e não a imagem isolada.

Por fim, o que evita esse problema, já que o mecanismo que o Mike descreveu é o mais comum de todos. Ele colocou o banco perto de noventa graus por pressa e sentiu na descida. Nessa inclinação o supino deixa de ser supino e vira desenvolvimento, com o ombro em abdução e rotação externa máximas, que é a posição de maior tensão sobre a cápsula anterior e sobre o lábio. Na prática, para quem quer proteger o ombro: inclinação entre trinta e quarenta e cinco graus e nunca mais que isso, cotovelos entre quarenta e cinco e sessenta graus em relação ao tronco em vez de abertos em noventa, halteres em vez de barra quando o ombro já reclama, e conferir o pino do banco antes de deitar, sempre, mesmo com pressa. E os dois exercícios que mais aparecem em relato de dor de ombro, puxada atrás da nuca e desenvolvimento atrás da nuca, não têm nenhuma vantagem que compense o risco.

Uma observação para quem perguntou sobre glucosamina para acelerar a recuperação: ela não tem efeito demonstrado sobre cicatrização de lábio ou de tendão. O dinheiro rende mais em sessões de fisioterapia.

Mike, bom saber que deu certo e que você voltou a treinar. Esse tópico ajudou muita gente a descobrir o nome do que tinha.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

• Respostas 30
  • Visualizações 38,5k
  • Criado
  • Última resposta

Membros mais ativos neste tópico

Most Popular Posts

• Caro colega, estou com o mesmo problema ou bem parecido. Acho que foi por supino e/ou levantamento lateral. Estou com essa dor que dá hora sim hora não, dependendo do movimento. Fiz um exame de resso

• Olá Billyrjse, valeu pelo retorno! Bom, desde então eu nunca mais fiz exercícios de forma séria. Somente às vezes eu faço flexões leves em casa, nada de mais. Para eu poder voltar aos exercícios te

• Confirmado... tb estou com essa lesão SLAP e o causador foi o supino com certeza. O médico me deu duas opções: operar e levar uma vida normal ou tratar somente e não fazer mais exercícios. Só que a ca

Crie uma conta ou entre para comentar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.