Pular para o conteúdo

Mudo minha dieta? Troco Ensure e Fortifit por Hipercalórico e Whey?

Respostas em Destaque

• Respostas 15
  • Visualizações 8,8mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Isto ja é o suficiente pra você procurar outro profissional.

• Fortifit é whey da Danone, até pode ser de boa qualidade mas pagar 60,00 numa lata de 280g é um absurdo. Vale mais comprar um whey de qualidade que tem mais concentração por dose.

• mas a dieta é ruim ? Fiquei meio decepcionado também, eu no caso dela teria pedido para que o meu paciente me mostrasse quais seriam esses hipercaloricos  para que eu pudesse olhar a composição, fabri

• Moderador
57 minutos atrás, Limpbr disse:

No caso do lanche da manhã, eu tiro tudo e só mantenho a banana com aveia no leite. 2 pães com queijo branco e 4 ovos mexidos?

Tirar tudo o que? Só tirei o ovomaltine que é inútil e substituí o peito de peru por ovo hehe. Todo o resto eu mantive.

• 1 ano depois...
Em 03/12/2015 em 12:29, Limpbr disse:

Verdade, pensei nisso tambem. Sai mais barato e só compro o remédio que abre apetite mesmo.

Mas no caso da dieta, vocês consideram algo muito errado, ou com pequenos ajustes posso adaptar ela para uma boa dieta?

Olá, qual suplemento vc comprou para substituir o fortifit????

• 8 anos depois...

@Limpbr, antes da pergunta sobre trocar suplemento, tem um número no seu post que muda a ordem das prioridades e ninguém comentou.

Você tem 1,84 m e 54 kg. Isso dá um índice de massa corporal em torno de 16. A faixa considerada normal começa em 18,5, abaixo de 17 já é classificado como magreza grave. Não é ser magro, é estar bastante abaixo do peso, e nesse patamar a pergunta relevante deixa de ser qual hipercalórico comprar e passa a ser por que o seu corpo está nesse peso.

Isso importa porque baixo peso persistente em adulto tem causas identificáveis e tratáveis, e a maioria não se resolve comendo mais. Doença celíaca, que é subdiagnosticada e cursa justamente com dificuldade de ganhar peso. Hipertireoidismo, que acelera o gasto e vem com coração acelerado, calor e ansiedade. Doenças inflamatórias intestinais. Intolerâncias e má absorção. Diabetes. E também questões de comportamento alimentar, que são frequentes e nada vergonhosas. A boa notícia é que a triagem inicial é barata: hemograma, ferritina, TSH e T4 livre, glicemia, vitamina B12, vitamina D, proteínas totais e albumina, e sorologia para doença celíaca. Se algo aí aparecer, o ganho de peso deixa de ser força de vontade e passa a ser consequência do tratamento.

Uma coisa a favor da endocrinologista que você consultou: procurar médico foi acertado, e o plano baseado em batidas líquidas faz sentido justamente para quem não consegue comer volume, porque líquido sacia menos que sólido e passa mais rápido pelo estômago. Essa parte estava correta.

E sobre o comentário dela de que hipercalóricos podem conter hormônios, que foi rejeitado aqui de forma dura, é justo dizer que a forma ficou ruim mas a preocupação não é infundada. Existem levantamentos que analisaram suplementos esportivos e encontraram, numa parcela deles, substâncias não declaradas no rótulo, incluindo agentes anabólicos e estimulantes. Isso é real e é motivo legítimo de cautela médica com produtos de origem incerta. Ou seja, ela não estava inventando, apenas não explicou.

Sobre a discussão prática, algumas observações.

O Ovomaltine foi retirado por ser açúcar. Faz sentido para quem quer emagrecer, mas o seu caso é o oposto: você precisa de calorias e precisa que a bebida desça fácil. Palatabilidade é um recurso terapêutico para quem tem pouco apetite. Nesse contexto, açúcar numa vitamina não é o vilão, e retirá lo tira calorias que você não está conseguindo repor por outro caminho.

O @Locemar tem razão de que o Fortifit é caro pelo que entrega, e a substituição por um whey comum resolve isso. E a observação sobre distribuição de proteína ao longo do dia também é pertinente. Só vale lembrar que a sua prioridade número um é caloria total, e proteína vem em seguida.

Uma nota sobre o remédio para abrir o apetite. Não é suplemento, é medicamento, costuma causar sonolência importante e não deve ser usado por conta própria nem por tempo indeterminado. Ele pode ajudar em uma fase, mas trata o sintoma, não a causa, e é mais uma razão para investigar o que está por trás.

Um cuidado que quase nunca é mencionado e que se aplica a quem está bem abaixo do peso: aumentar a ingestão de forma muito abrupta pode provocar desequilíbrios importantes de eletrólitos, principalmente de fósforo e potássio. Por isso, no seu caso, subir calorias de forma progressiva ao longo de semanas é mais seguro do que dobrar tudo de uma vez, e é outro motivo para fazer isso acompanhado.

Por fim, dois quilos e meio a três quilos em dois meses, para quem tem dificuldade de comer, não é pouco. É cerca de um quilo e meio por mês, ritmo que muita gente gostaria de ter. Se conseguir manter isso, chega aos 64 kg em algo próximo de sete meses. E vale garantir que o ganho seja de músculo e não só de peso, o que exige treino de força consistente, coisa que não apareceu no seu relato.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conteúdo Semelhante

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.