Pular para o conteúdo

Quando devo recorrer à abdominoplastia?

Respostas em Destaque

Bom, primeiramente queria deixar só um pouco da minha experiência com vocês, caso isso mude alguma coisa no resultado final, sou um cara Ex Obeso, cheguei a pesar quase 135kg com 1,75 de altura, e junto da academia mudei muito meus hábitos alimentares, minha rotina e minhas metas, sempre caminhei sozinho, nunca tive ajuda de suplementos (já explico o por que) e sempre tive amigos que me incentivavam a não emagrecer por que não precisava, nunca bebi, não gosto, nunca fumei, então só me faltava esse pequeno impulso meu pra correr atrás do resultado que eu queria.

Passou algum tempo eu entrei na academia, ignorei meus 'amigos' e comecei a jornada dos treinos, 1 ano e 2 meses se passaram e eu sai dos 133,5 para os 80,6kg foi sofrido, mas eu cheguei no peso que eu tinha colocado na minha cabeça que queria chegar, o problema, veio depois, 6 meses após atingir o meu objetivo eu sempre busquei mais, cada treinador me dava uma dica de como perder barriga, como grudar a pele, homeopatia, e por ai vai, tentei de tudo porém nada surtiu um efeito que me motivasse a continuar, até que um conhecido de um amigo meu, bodybuilder, com um shape bem bacana, disse que na opinião dele, só cirurgia, nesse tempo eu me desanimei muito, mas corri atrás de saber como era o procedimento, tive conhecidos que fizeram, pagaram entre 10~15 mil em uma cirurgia dessa, nesse meio tempo minha mãe adoeceu, tive que largar meu emprego para cuidar dela (éramos só nós dois) mantive minha dieta, porém a falta de academia me rendeu 10kg pelo puro sedentarismo dentro de casa, foi quando eu descobri que eu deveria passar por duas consultas super demoradas para ser chamado, para ai sim entrar na lista/fila para fazer a abdominoplastia 'gratis' fora é claro, o povo que paga e passa na frente dessa fila, me desanimei, quase entrei numa depressão esse fim de ano em saber que não importa o que eu fizesse, teria essa barreira de 10 mil reais na minha frente.

Então vim aqui, meu primeiro post perguntar pra vocês, que estão no mundo do Bodybuilding e que já viram muitos e muitos casos, se o meu, realmente seria só com abdominoplastia, se agora que minha mãe está bem melhor (e eu também depois do caso do fim de ano) e em breve pretendo já estar empregado, se há algo, que não custe esse valor absurdo que possa 'colar' a pele ao músculo novamente, desculpe se o texto ficou grande, como eu disse lá em cima precisava explicar bem para que talvez algo nesse caminho até aqui pudesse render alguma ideia.

Bom é isso, agradeço todo mundo que aparecer por aqui pra deixar sua opinião,  logo abaixo é unica foto que tenho depois que emagreci, tenho uma alta baixo-estima então muito raramente tiro fotos, é isso, tamo junto, tenham um ótimo fim de semana.

14525192_1308922855824743_35603594156366

• 1 mês depois...
  • Respostas 2
  • Visualizações 739
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Se vc mora em uma cidade que tem hospital público com residência em cirurgia plástica pode se consultar com o clínico geral no posto de saúde próximo a sua casa e pedir um encaminhamento para fazer ci

Em 23/02/2019 em 18:09, Pain. disse:

Bom, primeiramente queria deixar só um pouco da minha experiência com vocês, caso isso mude alguma coisa no resultado final, sou um cara Ex Obeso, cheguei a pesar quase 135kg com 1,75 de altura, e junto da academia mudei muito meus hábitos alimentares, minha rotina e minhas metas, sempre caminhei sozinho, nunca tive ajuda de suplementos (já explico o por que) e sempre tive amigos que me incentivavam a não emagrecer por que não precisava, nunca bebi, não gosto, nunca fumei, então só me faltava esse pequeno impulso meu pra correr atrás do resultado que eu queria.

Passou algum tempo eu entrei na academia, ignorei meus 'amigos' e comecei a jornada dos treinos, 1 ano e 2 meses se passaram e eu sai dos 133,5 para os 80,6kg foi sofrido, mas eu cheguei no peso que eu tinha colocado na minha cabeça que queria chegar, o problema, veio depois, 6 meses após atingir o meu objetivo eu sempre busquei mais, cada treinador me dava uma dica de como perder barriga, como grudar a pele, homeopatia, e por ai vai, tentei de tudo porém nada surtiu um efeito que me motivasse a continuar, até que um conhecido de um amigo meu, bodybuilder, com um shape bem bacana, disse que na opinião dele, só cirurgia, nesse tempo eu me desanimei muito, mas corri atrás de saber como era o procedimento, tive conhecidos que fizeram, pagaram entre 10~15 mil em uma cirurgia dessa, nesse meio tempo minha mãe adoeceu, tive que largar meu emprego para cuidar dela (éramos só nós dois) mantive minha dieta, porém a falta de academia me rendeu 10kg pelo puro sedentarismo dentro de casa, foi quando eu descobri que eu deveria passar por duas consultas super demoradas para ser chamado, para ai sim entrar na lista/fila para fazer a abdominoplastia 'gratis' fora é claro, o povo que paga e passa na frente dessa fila, me desanimei, quase entrei numa depressão esse fim de ano em saber que não importa o que eu fizesse, teria essa barreira de 10 mil reais na minha frente.

Então vim aqui, meu primeiro post perguntar pra vocês, que estão no mundo do Bodybuilding e que já viram muitos e muitos casos, se o meu, realmente seria só com abdominoplastia, se agora que minha mãe está bem melhor (e eu também depois do caso do fim de ano) e em breve pretendo já estar empregado, se há algo, que não custe esse valor absurdo que possa 'colar' a pele ao músculo novamente, desculpe se o texto ficou grande, como eu disse lá em cima precisava explicar bem para que talvez algo nesse caminho até aqui pudesse render alguma ideia.

Bom é isso, agradeço todo mundo que aparecer por aqui pra deixar sua opinião,  logo abaixo é unica foto que tenho depois que emagreci, tenho uma alta baixo-estima então muito raramente tiro fotos, é isso, tamo junto, tenham um ótimo fim de semana.

14525192_1308922855824743_35603594156366

Se vc mora em uma cidade que tem hospital público com residência em cirurgia plástica pode se consultar com o clínico geral no posto de saúde próximo a sua casa e pedir um encaminhamento para fazer cirurgia plástica pelo SUS já que é ex obeso.

O cirurgião vai poder dizer com certeza se seu caso é só cirurgia, se for vc entra na fila, pode demorar até 3,4 anos dependendo da quantidade de gente na fila, mas a média no rio de janeiro é pouco mais de um ano. 

É tudo gratuito, mas aconselho a fazer os exames por fora já que corre o risco de chegar o dia da cirurgia e não ter os exames necessários a mão. Boa sorte!

• 7 anos depois...

@Pain., antes de qualquer coisa: 133,5 para 80,6 quilos em um ano e dois meses, sozinho, com gente em volta te dizendo que não precisava emagrecer, sem suplemento e sem atalho. E depois largou o emprego para cuidar da sua mãe e ainda assim manteve a dieta. Os 10 quilos que voltaram nesse período são detalhe perto disso.

Agora a resposta, e ela começa por um alívio.

O seu amigo estava certo, e os treinadores não

Depois de 53 quilos perdidos, pele sobrando não é problema de treino, de dieta, nem de creme, nem de homeopatia. É estrutural.

A pele estica acompanhando o volume, e essa capacidade depende das fibras de elastina e colágeno da derme. Quando a distensão é muito grande e dura anos, as fibras de elastina sofrem dano, e o organismo adulto tem capacidade muito limitada de produzir elastina nova. O colágeno se refaz, a elastina praticamente não.

Ou seja: não existe exercício, dieta ou produto que devolva essa retração. Quando a sobra é grande, o que resolve é cirurgia.

E eu insisto nisso por um motivo específico. Você escreveu que passou seis meses desanimado, testando uma dica atrás da outra, sem nada surtir efeito. Você não estava fazendo errado. Você estava perseguindo uma meta que aqueles meios não alcançam. A frustração foi de expectativa mal colocada, e quem colocou foram os treinadores que te venderam solução para um problema que não é de treino.

O único fator que ainda joga a seu favor sem bisturi é construir músculo embaixo, que preenche parte do envelope e melhora o resultado final. É parcial, mas é real, e conta.

O que influencia o quanto de pele sobra, para você entender o seu caso: a magnitude da perda, que no seu caso foi enorme, o tempo que a pessoa passou obesa, a idade, a genética, o tabagismo e a exposição solar. Você não fuma, e isso pesa a seu favor tanto para a pele quanto para a cicatrização.

O momento certo de operar

Aqui tem uma informação prática que muda o seu planejamento, e que talvez transforme o que você vê como tempo perdido em tempo necessário.

Os cirurgiões costumam pedir peso estável por pelo menos seis meses a um ano antes da abdominoplastia. O motivo é direto: se você perder mais peso depois, surge nova flacidez e o resultado se perde. Se ganhar, a parede abdominal reconstruída sofre tensão.

Você teve um ganho de 10 quilos por sedentarismo recente. Então a sequência correta para você é: voltar à academia, recuperar esses quilos com composição melhor, estabilizar por alguns meses, e só então operar.

Não é atraso. É pré-requisito. E acontece que ele coincide exatamente com a espera da fila.

Sobre o caminho pelo SUS

A @Tecaa1989 te deu a orientação certa, e vou acrescentar o que faz diferença na prática.

Cirurgia reparadora após grande perda de peso é reconhecida como reconstrutiva, e não estética, quando existem consequências clínicas e funcionais. É isso que diferencia um encaminhamento que anda de um que fica parado.

Então documente. Toda vez que você tiver assadura, vermelhidão, coceira, ferida ou infecção na dobra, procure o posto e faça registrar no prontuário. Fotografe. Se houver dor, limitação para se exercitar, dificuldade de higiene ou episódios repetidos de infecção de pele na dobra, isso precisa estar escrito por um profissional, com data.

Fila de cirurgia reparadora anda por indicação clínica documentada. Queixa estética relatada na consulta não sustenta prioridade. Dermatite de repetição registrada três vezes no prontuário sustenta.

Um detalhe que pode te pegar de surpresa: muitos protocolos de cirurgia reparadora foram escritos pensando em pacientes pós cirurgia bariátrica. Você emagreceu sozinho, o que é mais difícil e mais admirável, mas pode gerar pergunta no encaminhamento. É mais um motivo para a documentação funcional estar bem feita.

E o conselho dela de fazer os exames por fora, para não perder a data por falta de exame, é excelente e muito prático.

Expectativas sobre a cirurgia

A abdominoplastia deixa cicatriz horizontal longa, geralmente na linha da roupa íntima. É uma troca: sai a sobra de pele, fica a cicatriz.

Se a sobra também for de flancos e costas, pode ser necessário procedimento circunferencial, ou mais de uma etapa. Quem examina define isso.

E a recuperação é séria: semanas fora da academia, meses antes de carga abdominal pesada. Vale planejar isso junto com a vida, não em cima da hora.

Uma última coisa. Proteína adequada importa para cicatrização, então quando a data chegar, chegue com a alimentação em ordem. E mantenha o treino até onde puder, porque quanto melhor a musculatura por baixo, melhor o resultado de qualquer cirurgia.

Você já fez a parte mais difícil, e fez sozinho. Essa parte é burocracia e paciência, e você claramente tem as duas.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conteúdo Semelhante

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.