Pular para o conteúdo

Balança Yunmai, confiável?

Respostas em Destaque

Fala pessoal, tudo bem?

Como sempre, fico meio sumida daqui mas não tenho objetivo de ficar longe pra sempre, quero voltar ao mesmo foco de antes mas o trabalho não me deixa (vida adulta, sabem como é...).

Fiz a aquisição de uma balança da Yunmai e sou bem feliz com os resultados que ela me dá, mas tenho dúvidas sobre a acuracidade...

Vocês têm? Confiam no que vêem?

Eu cheguei a fazer uma avaliação em outra máquina e ela apresentou melhores resultados, vou deixar o arquivo anexo.

Hoje minha Yunmai indica um BF girando em torno de 23%. Nessa avaliação, apresentou o mesmo %.

Tenho um IG sobre minha rotina e meu foco nos 25 anos @25svproject e ta chegando!

Se alguém quiser contribuir, será muito bem vindo também!

5cd9c3eec413c268184739aa (1).pdf

• Respostas 6
  • Visualizações 819
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• 7 meses depois...
  • 6 anos depois...

A diferença de 12 pontos que você encontrou não é defeito de fabricação, é limitação do método, e vale entender por quê.

A balança doméstica, como a Yunmai, faz bioimpedância pé a pé. A corrente entra por um pé e sai pelo outro, então ela mede basicamente membros inferiores e estima o resto do corpo por equação. Como a mulher tende a concentrar gordura em quadril e coxa, esse tipo de aparelho até que pega bem essa região, mas ele é cego para tronco e braços, e é justamente aí que costuma morar a diferença. Some a isso que a equação embutida é genérica, calibrada numa população que pode não parecer nada com você.

O InBody 370 usa oito eletrodos, com medida segmentar de braços, tronco e pernas, e trabalha com mais de uma frequência. Isso melhora bastante a estimativa, principalmente por separar água intra e extracelular. Ainda assim ele também é estimativa, não é padrão-ouro. Os métodos de referência são o DEXA, a pesagem hidrostática e a pletismografia, e mesmo entre eles existe divergência de alguns pontos.

O que mais atrapalha a bioimpedância é hidratação. Água, sal, refeição recente, treino nas horas anteriores, álcool no dia anterior, café e, no caso da mulher, a fase do ciclo menstrual mudam o resultado com facilidade em vários pontos percentuais. Uma pessoa desidratada aparece com mais gordura do que tem, porque a corrente passa pior. Isso explica boa parte da variação que as pessoas veem de um dia para o outro, e é o motivo pelo qual comparar duas máquinas diferentes, em dias diferentes, em estados de hidratação diferentes, gera justamente esse tipo de discrepância grande.

Na prática, a recomendação que eu daria é não jogar a balança fora. Ela serve bem para uma coisa: acompanhar tendência, sempre no mesmo horário, em jejum, depois de urinar, antes do treino e sem ter bebido muito líquido. O número absoluto pode estar errado, mas se ele cai de forma consistente ao longo de semanas, a direção está certa. Para saber o número real, o caminho é fazer o mesmo exame no mesmo aparelho a cada dois ou três meses.

E o mais útil no dia a dia continua sendo o que não depende de aparelho nenhum: peso na balança comum sempre nas mesmas condições, fita métrica em cintura, quadril e coxa, fotos na mesma luz e no mesmo ângulo, e desempenho no treino. Se a cintura diminui, a foto melhora e a carga sobe, o percentual exato importa pouco.

@saravnsantos, obrigado pelo comparativo, ele ilustra bem uma coisa que confunde muita gente. E o @Apollo Galeno tinha razão no espírito da resposta dele, o espelho e a fita continuam sendo instrumentos difíceis de bater.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.