Pular para o conteúdo

Ginecomastia ou lipomastia? Estou muito gordo.

Respostas em Destaque

Olá pessoal, já andei pesquisando na net e no fórum sobre o assunto, sei que o certo é ir no médico pra ter avaliação correta, mais gostaria da opiniao de voces tambem. 
Sempre fui com peito meio grande, até quando era magro e sempre ficou um pouco de barriguinha (nunca foi tanquinho).
Minha altura é 1,75 peso atual 95kg, em 2013 pesava 65. 
Mais sempre tive esse problema no peito, mais agora sim to muito gordo, pois tive vários problema de depressão e faz anos que to no sedentarismo, minha meta é começar dieta e exercicios pra ver se consigo ficar mais em forma. 
Mais queria saber se é possível diminuir esse peito sem cirurgia, apenas opinião sincera de vocês, como disse correto é ir no médico pra avaliar 

B417C7C3-7DB2-4638-9139-A7DE4B4A548E.jpeg

• Respostas 3
  • Visualizações 1,5mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• fisiculturismo
    fisiculturismo

Pelo ângulo da foto não parece ser ginecomastia. Antes de se preocupar com o bico do peito, preocupe-se com a sua saúde de modo geral. Você parece estar bem acima do peso. Aproveite o conteúdo do noss

• joao felipe1794
    joao felipe1794

eu tbm estou assim, gordo e com peito enorme, tenho o imc de 30, que é considerado obesidade, sempre fui gordo, tenho dificuldade em manter dieta, mas quero emagrecer.    

Imagens Postadas

• Moderador

Pelo ângulo da foto não parece ser ginecomastia. Antes de se preocupar com o bico do peito, preocupe-se com a sua saúde de modo geral. Você parece estar bem acima do peso. Aproveite o conteúdo do nosso site ape a ajuda dos membros dos fórum para entrar num ritmo intenso de exercícios e de dieta. Em menos de um ano você pode estar com o shape incrível e naturalmente seu peitoral ficará esteticamente bonito.

homer simpson running GIF

• 2 anos depois...
  • 4 anos depois...

@Anderson001, dá para separar as duas coisas em casa antes de qualquer exame, e o teste é simples. Deite de costas, coloque a mão atrás da cabeça e apalpe a região abaixo da aréola com a ponta dos dedos, em pinça. Tecido glandular se apresenta como um disco firme, meio emborrachado, concêntrico em relação ao mamilo, com borda que dá para sentir onde termina, e costuma doer ou incomodar à pressão. Gordura é diferente: é mole, difusa, sem núcleo delimitado, e não dói. Se você sente um caroço definido bem debaixo do mamilo, é glândula. Se a mão afunda em algo uniforme e macio do mesmo jeito que afunda no flanco, é lipomastia. A ultrassonografia de mamas fecha o diagnóstico e é um exame barato.

Isso importa porque a resposta à sua pergunta depende do resultado. Lipomastia sai com emagrecimento, é gordura como qualquer outra. Ginecomastia verdadeira não sai, porque tecido glandular não é consumido em déficit calórico. E tem um detalhe temporal que quase ninguém comenta: nos primeiros meses a glândula ainda está em fase proliferativa e responde a tratamento medicamentoso. Passado mais ou menos um ano, ela fibrosa, e a partir daí nenhum remédio reverte, sobra a via cirúrgica. Como o seu caso vem desde a época em que você era magro, é provável que já esteja nessa fase madura, se for glândula mesmo.

Agora o ponto que mais pesa no seu caso concreto. Com 1,75 m e 95 kg, o seu IMC está por volta de 31. Tecido adiposo é o principal sítio de aromatase fora dos testículos, ou seja, é ali que testosterona é convertida em estradiol. Quanto mais gordura, mais conversão, mais estradiol circulando e maior o estímulo sobre a mama. Isso cria um ciclo que se alimenta sozinho, e é também o motivo pelo qual emagrecer não é só questão estética aqui: reduz o estímulo hormonal na origem. Mesmo que exista glândula e ela não vá sumir sozinha, sair da faixa de obesidade muda a aparência do peito de forma bem maior do que você imagina hoje, porque boa parte do volume atual é gordura por cima.

E uma coisa que vale checar, dado o que você contou sobre a depressão: vários medicamentos causam ginecomastia como efeito adverso. Alguns antipsicóticos, especialmente os que elevam prolactina, alguns antidepressivos, espironolactona, cimetidina e finasterida estão nessa lista. Se você usa ou usou algo contínuo nesses anos, leve essa informação para o médico junto com a queixa. É uma causa que passa despercebida com frequência e que às vezes explica um quadro inteiro.

Sobre a estratégia, o @fisiculturismo apontou o caminho certo. De 2013 para cá foram 30 kg. Não tente resolver isso com pressa, porque a pressa é justamente o que fez você abandonar as tentativas anteriores. Um déficit modesto, proteína alta para preservar massa magra e treino de força três a quatro vezes por semana entregam mais em um ano do que qualquer método agressivo entrega em três meses. Se quiser um ponto de partida para calcular as calorias e a distribuição de macros, tem uma ferramenta no site em https://fisiculturismo.com.br/ferramentas/dieta/

@joao felipe1794, o mesmo raciocínio serve para você, inclusive o teste de palpação. E sobre a dificuldade de manter dieta, na maioria das vezes o problema não é força de vontade, é que o plano escolhido era restritivo demais para sustentar. Um déficit que você aguenta por doze meses vence um déficit agressivo que você aguenta por três semanas.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conteúdo Semelhante

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.