Pular para o conteúdo

Respostas em Destaque

Boa noite Bruno , de verdade independente se você vai dar um tempo no fórum ou não quero dizer que seus resultados foram demais ! Se não agora espero em breve ver você com suas evoluções , e sobre a sua sinceridade parabéns pois muitos apenas somem e dar a entender que tudo que foi proposto foi a toa . 

• Respostas 84
  • Visualizações 8,8mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• *** BOA TARDE, VENHO PARA MINHA 3° ATUALIZAÇÃO - Dia 23/10   ***  GOSTARIA DE PEDIR PERDÃO POR FICAR ERRANDO NAS POSES, POIS ESTOU APRENDENDO, DAI UMA EU ENCAIXO MELHOR QUE  A OUTRA E TAL.  

• obg amiga por me da um norte!!   Idade: 25 anos Altura: 1,77 Peso: 80kg Medicações em uso (Anticoncepcional, antidepressivo,anti hipertensivo, etc...): Nada Problemas de

• A mém irmão, obg pela motivação, TMJ 💥 💪💨!!!    Obg Vezinha, tmj 😍       Obg, Ruthynha, vamos buscar a melhoria desse shaype ai, TMJ!   Obg Helynha!

Imagens Postadas

13 horas atrás, Bruno Brito disse:

Mestre bom dia, venho através dessa atualização dizer muito obrigado pela oportunidade, muito obrigado pela ajuda!

porem venho a 1 a 3 messes passando por um processo super apertado, mantendo sozinho minha familia (filha e esposa), tendo varias obrigações como comprar  comida, aluguel, luz que da vindo caríssima, faculdade, leite e etc...

ganhando apenas um salario mínimo e não da pra nada e com isso no momento tenho que da a prioridade a minha família, ao bem estar dela.

por esse motivo que me faz não conseguir, seguir o protocolo alimentar corretamente, acabei comprando comida no cartão de credito pra poder fazer certinho nas primeira semanas e fiz durante 3 semanas, porem nesse mês piorou tudo.

depois disso tentei comer soja o dia todo porque estava foda comprar carne, frango e ovo, mais n deu.

venho emagrecendo pelo fato de n bater a proteína certa por dia, é um momento difícil que sei que estou passando, mais 2022 á de melhorar e assim eu vou conseguir voltar ao meu foco 100% novamente sem passar por isso tudo.

e com isso não quero ficar trazendo uma atualização fudida sem resultados, de uma coisa boa eu levo desse projeto, onde eu comecei a fazer cardio 5x na semana, coisa que eu nao fazia a anos, porque pensava que eu iria emagrecer muito, caso eu fizesse.

- comecei a a comer salada e vegetais, outra coisa que era impossível eu comer.

e bebe agua, onde eu n tinha foco em beber, dai bebia uns 1,5L por dia máximo, hoje em dia já tenho horários certos durante o dia pra beber 600ml por período, onde no final do dia bebo 4,5 a 5 L fácil.

Enfim, foi incrível toda dica, todo suporte que vc me deu na mensagem no privado, obrigado por tudo @Apollo Galeno tmj, n vou sair do fórum não, estarei aqui sempre acompanhando os projetos que ja acompanho e os futuros projetos que viram, tmj!!!

Nunca desista de pensar positivo, nem de acreditar na sua força, em todo seu potencial.

espero que toda essa fase passe, e que tudo melhore na sua vida.

Deus está contigo 👏🥰

Por maior que seja a tempestade, o sol, grande astro rei, sempre volta a brilhar!

Tudo vai voltar a dar certo.

🙌🙌🙌

Em 29/11/2021 em 08:43, Bruno Brito disse:

Mestre bom dia, venho através dessa atualização dizer muito obrigado pela oportunidade, muito obrigado pela ajuda!

porem venho a 1 a 3 messes passando por um processo super apertado, mantendo sozinho minha familia (filha e esposa), tendo varias obrigações como comprar  comida, aluguel, luz que da vindo caríssima, faculdade, leite e etc...

ganhando apenas um salario mínimo e não da pra nada e com isso no momento tenho que da a prioridade a minha família, ao bem estar dela.

por esse motivo que me faz não conseguir, seguir o protocolo alimentar corretamente, acabei comprando comida no cartão de credito pra poder fazer certinho nas primeira semanas e fiz durante 3 semanas, porem nesse mês piorou tudo.

depois disso tentei comer soja o dia todo porque estava foda comprar carne, frango e ovo, mais n deu.

venho emagrecendo pelo fato de n bater a proteína certa por dia, é um momento difícil que sei que estou passando, mais 2022 á de melhorar e assim eu vou conseguir voltar ao meu foco 100% novamente sem passar por isso tudo.

e com isso não quero ficar trazendo uma atualização fudida sem resultados, de uma coisa boa eu levo desse projeto, onde eu comecei a fazer cardio 5x na semana, coisa que eu nao fazia a anos, porque pensava que eu iria emagrecer muito, caso eu fizesse.

- comecei a a comer salada e vegetais, outra coisa que era impossível eu comer.

e bebe agua, onde eu n tinha foco em beber, dai bebia uns 1,5L por dia máximo, hoje em dia já tenho horários certos durante o dia pra beber 600ml por período, onde no final do dia bebo 4,5 a 5 L fácil.

Enfim, foi incrível toda dica, todo suporte que vc me deu na mensagem no privado, obrigado por tudo @Apollo Galeno tmj, n vou sair do fórum não, estarei aqui sempre acompanhando os projetos que ja acompanho e os futuros projetos que viram, tmj!!!

Vai ser uma fase, @Bruno Brito

A vida é feita de prioridades... 

Essa fase difícil vai passar. 

• 4 anos depois...

Esse tópico termina com uma das mensagens mais honestas que eu li aqui, e ela merece ser o ponto de partida da minha resposta, e não o rodapé.

O @Bruno Brito escreveu, na última atualização, que estava sustentando sozinho a esposa e a filha com um salário mínimo, que a conta de luz tinha subido, que chegou a comprar comida no cartão de crédito para conseguir seguir o protocolo por três semanas, que depois tentou comer soja o dia inteiro porque carne, frango e ovo tinham ficado inviáveis, e que estava emagrecendo por não bater a proteína.

O @Sr.Shelby respondeu exatamente o que precisava ser dito: a maioria simplesmente some, e ele veio explicar. Isso é raro e é grande.

Só que essa mensagem, além de honesta, é o diagnóstico do tópico inteiro. E é por isso que eu quero responder olhando para ela, e não para a dieta.

A primeira coisa, e eu vou dizer uma vez só, sem sermão.

Ao longo desses dois meses ele comprou vinte mililitros de deca, depois vinte mililitros de um blend de trezentos, e um tamoxifeno, enquanto escrevia que não conseguia comprar ovo e frango.

O @Apollo Galeno viu isso cedo e disse a coisa certa, que eu quero repetir porque é o melhor conselho do tópico: venderia as decas e investiria em comida. Isso está absolutamente correto. Num corpo com déficit de proteína, nenhum hormônio constrói nada, porque não há matéria prima. Testosterona não fabrica músculo, ela aumenta a eficiência com que o corpo usa a proteína que chega. Sem a proteína, é máquina ligada sem insumo.

Ou seja: no orçamento dele, cada real gasto em ampola foi um real que rendeu menos do que renderia em ovo. E isso não é moral, é aritmética.

A segunda coisa é a que mais me incomodou, e ela é sobre exame.

Ele perguntou quatro vezes, ao longo do tópico, quando deveria fazer exames e quais pedir. Perguntou na quarta semana, perguntou na sétima, perguntou de novo na atualização, e chegou a informar que tinha plano pela empresa e que o custo ficaria entre cinquenta e oitenta reais.

As respostas foram para deixar para depois, e priorizar a comida por ora.

Priorizar comida está certo. O problema é que essas duas coisas não competiam. Ele já tinha o plano, o custo era de cinquenta reais, e ele estava, naquele momento, na décima segunda semana de testosterona injetável em dose acima de reposição, tendo emendado dois protocolos com apenas um mês de intervalo, aos vinte e cinco anos.

Por menor que seja o protocolo, existem quatro coisas que valem estar medidas nesse cenário, e todas cabem naquele valor: hemograma com hematócrito, que é o que sobe de forma mais previsível com testosterona e é o motivo mais comum de precisar interromper; perfil lipídico, com atenção ao HDL; TGO, TGP e gama GT; e testosterona total com LH, que é o número que diz onde o eixo dele está.

Esse último importa por um motivo específico. Foi dito no tópico que o eixo dele já tinha ido para o espaço. Pode ser, mas não havia como saber, porque nunca foi dosado. E a diferença é enorme: um homem de vinte e cinco anos com poucos meses de exposição tem chance real de recuperar produção própria, e isso muda completamente se a decisão é seguir usando ou parar. Decidir que o eixo já era, sem medir, é fechar uma porta que talvez estivesse aberta.

Agora a parte prática, que é onde eu acho que dá para ajudar de verdade, porque o problema dele tinha nome e o nome era preço da proteína.

A meta era em torno de cento e sessenta gramas por dia. Vale organizar as fontes por custo real por grama de proteína, e não por reputação:

Ovo é excelente e ele acertou ao comprar cento de uma vez. Sardinha em lata é das melhores relações que existem, e ainda traz ômega três. Fígado e outras vísceras são baratos e densos, com a vantagem de ferro e vitamina A. Coxa e sobrecoxa com osso custam bem menos que peito e servem igual. Leite em pó rende muito por real e é fácil de somar em qualquer refeição. Proteína texturizada de soja, que ele já estava usando, é a mais barata de todas por grama. E arroz com feijão na mesma refeição soma aminoácidos de forma complementar, o que faz a proteína do prato render mais do que a soma isolada sugere.

Com essas fontes, cento e sessenta gramas por dia deixam de exigir cartão de crédito. Não fica confortável, mas fica possível.

E aqui entra uma correção que o Apollo já tinha dado em uma palavra, e que merece o desenvolvimento, porque essa lenda atrapalha justamente quem tem menos dinheiro.

Ele perguntou se comer muita soja todo dia faz mal para homem. A resposta foi lenda, e está certa. As revisões e metanálises que testaram isso em homens não encontram redução de testosterona nem aumento de estrogênio com consumo de soja e de isoflavonas em quantidades alimentares. Ou seja, a fonte de proteína mais barata do mercado brasileiro foi acusada por décadas de algo que os estudos não sustentam, e quem paga essa conta é exatamente quem não pode pagar frango.

Três notas menores, mas úteis.

A primeira é sobre o desconforto que ele relatou, de se sentir estufado, sem fome e com a comida querendo voltar. Isso não é frescura nem falta de vontade, é volume gástrico. Comida de baixa densidade calórica em grande quantidade ocupa espaço e limita a ingestão. O que resolve, na prática, é aumentar a densidade em vez do volume: azeite ou óleo somado ao arroz e ao macarrão, leite integral no lugar do desnatado, ovo inteiro em vez de clara, pasta de amendoim quando couber no orçamento, e beber líquido entre as refeições e não durante. Isso permite comer a mesma quantidade de energia com menos volume.

A segunda é sobre a água. A meta de quatro litros e quatro é bastante alta e não precisa ser exata. Necessidade de água varia com peso, calor e suor, e o marcador prático é a cor da urina ao longo do dia. Beber muito além da necessidade, especialmente com pouco sal, não traz benefício adicional e em excesso pode diluir o sódio. E vale dizer: café conta como líquido, ao contrário do que se costuma repetir.

A terceira é sobre uma orientação prática que apareceu quando ele perguntou como fazer duzentos e cinquenta miligramas a partir de ampolas de duzentos. Guardar o restante em seringa lacrada é comum e todo mundo faz, mas é preciso saber por que é o ponto frágil: ampola de farmácia é apresentação de dose única e não leva conservante, ou seja, não foi feita para ficar guardada e usada dias depois. Frasco multidose leva conservante justamente para isso. Esse é o caminho por onde entra contaminação, e abscesso em local de aplicação já apareceu em outro tópico daqui, com o @BorisBuilding, terminando em drenagem cirúrgica. Se for guardar, o melhor compromisso é usar em poucos dias e nunca reaproveitar agulha.

Uma observação sobre os carboidratos, que é o oposto do que se costuma dizer aqui e que no caso dele é a favor.

A dieta tinha bastante bolacha, Nescau, açúcar no suco e maltodextrina, e isso costuma ser criticado. No caso específico dele, energia barata era exatamente o que ele precisava, e essas fontes cumprem esse papel melhor que qualquer suplemento. O que faltava na dieta dele nunca foi caloria: era proteína e eram frutas e verduras. Ou seja, o ajuste certo não era tirar a bolacha, era realocar o pouco dinheiro disponível para o nutriente que estava faltando.

E ele mesmo já tinha chegado nessa conclusão sozinho quando perguntou se valia comprar hipercalórico. A resposta é que não, e por um motivo simples de conta: hipercalórico é carboidrato caro, e carboidrato era justamente a parte barata da dieta dele.

Fecho com o que eu acho do desfecho.

Ele saiu do tópico não por preguiça e não por falta de disciplina, mas porque escolheu a filha e a esposa na frente do projeto. Foi a decisão certa, e é bom que esteja escrito assim, porque o tom das últimas semanas do tópico tinha virado cobrança, com termos como fazendo besteira, e ele respondendo que ia tomar vergonha na cara.

Não era vergonha na cara que estava faltando. Era dinheiro.

E o que fica de aprendizado para quem chega hoje na mesma situação é isso: com orçamento apertado, a ordem de prioridade é proteína suficiente, treino consistente e sono. Hormônio é o último item da lista, e é o único que, sem os três primeiros, não entrega quase nada. Ele tem vinte e cinco anos, um metro e setenta e sete, e ganhou doze quilos em cinco meses. O tempo está do lado dele.

Para quem quiser montar a dieta com os números na mão, o site tem um gerador de dieta em https://fisiculturismo.com.br/ferramentas/dieta/ , que serve como ponto de partida para ajustar com acompanhamento.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.