Pular para o conteúdo

Dificuldade para desenvolver inferior. Quadríceps encurtado? falta de alongamento?

Respostas em Destaque

Boa noite galera, 

Estou com um problema em desenvolver inferiores. Especificamente quadríceps. 

Volume de treino está ok, peso ok, dieta ok. O que pode estar acontecendo?

@Apollo Galeno, @Foston, @Batata..., @Joaninha  @Keto, @Mistakes 

Ou qualquer pessoa que possa ajudar sobre o tema 

Editado em por Samu0808

• Respostas 6
  • Visualizações 972
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

13 horas atrás, Samu0808 disse:

Boa noite galera, 

Podem estar acontecendo 2 coisas: pressa em ver resuotados ou genética desfavorável. Se tem encurtamento, alongue. Não sei como estão os treinos, mas vsrie estímulos. Pensé en periodização de cargas e reps.

Abraço.

• Autor
13 minutos atrás, Keto disse:

Podem estar acontecendo 2 coisas: pressa em ver resuotados ou genética desfavorável. Se tem encurtamento, alongue. Não sei como estão os treinos, mas vsrie estímulos. Pensé en periodização de cargas e reps.

Abraço.

Li algo sobre o alongamento ser bom em casos de encurtamento. Vou pesquisar como faz e começo hoje.

Obrigado

• Moderador
15 horas atrás, Samu0808 disse:

Boa noite galera, 

Poste o seu treino de inferiores e a frequência. Aí fica melhor para opinar.

Em 25/09/2021 em 13:07, Samu0808 disse:

Li algo sobre o alongamento ser bom em casos de encurtamento. Vou pesquisar como faz e começo hoje.

Obrigado

Eu tinha encurtamento dos isquitibiais, e a fisioterapeuta me colocou no lugar com alongamentos simples. Eu sequer aproximava as mãos no meio da canela e sentava sobre o cóccix. Hoje minha Portugal sentado é bem melhor e já alcanço os tornozelos e, quando a preguiça não atrapalha, é possível tocar o chão. Só não pode parar de alongar.

• Autor
12 minutos atrás, Keto disse:

Eu tinha encurtamento dos isquitibiais, e a fisioterapeuta me colocou no lugar com alongamentos simples. Eu sequer aproximava as mãos no meio da canela e sentava sobre o cóccix. Hoje minha Portugal sentado é bem melhor e já alcanço os tornozelos e, quando a preguiça não atrapalha, é possível tocar o chão. Só não pode parar de alongar.

Ja comecei os alongamentos ! Agradeço demais 

• 4 anos depois...

Samu, esse tópico tomou um rumo que provavelmente não vai resolver o seu problema, e como ele nunca voltou, deixo aqui o que eu acho que está acontecendo.

Primeiro a parte do alongamento. Alongar melhora flexibilidade, e o relato do Keto sobre os isquiotibiais é real e válido para aquilo. Só que flexibilidade não faz músculo crescer. Não existe mecanismo pelo qual um quadríceps mais alongado fique maior. Então, se o seu objetivo é desenvolver o inferior, alongar não é o caminho, e nas últimas semanas você provavelmente investiu energia numa direção que não paga.

Onde encurtamento realmente atrapalha é de forma indireta, quando ele limita a amplitude do exercício e você acaba treinando num pedaço menor do movimento. E aqui vale um detalhe, porque quase sempre o culpado não é o quadríceps. Quem costuma travar a profundidade do agachamento é o tornozelo, mais especificamente a dificuldade de levar o joelho à frente com o calcanhar no chão. Se você agacha e o calcanhar sobe ou o tronco despenca para frente, o problema mora ali embaixo, e a solução é mobilidade de tornozelo, não alongar coxa.

Agora as causas mais prováveis do quadríceps não acompanhar, em ordem de frequência.

A primeira é profundidade. Quadríceps responde muito à flexão de joelho, e agachamento ou leg press feitos em amplitude curta trabalham bem menos do que a carga sugere. É comum a carga subir e o estímulo não, porque a amplitude foi encolhendo sem ninguém perceber.

A segunda é a distribuição do trabalho dentro do movimento. Agachamento com tronco muito inclinado e leg press com os pés altos e afastados jogam boa parte do esforço para glúteo e posterior. Se o seu inferior está crescendo em todo lugar menos no quadríceps, isso é praticamente a assinatura desse problema. Pés mais baixos e mais próximos no leg press, tronco mais ereto, e a inclusão de agachamento hack ou agachamento frontal mudam bastante o quadro.

A terceira é específica e quase ninguém comenta. O reto femoral, que é a porção do meio da coxa, cruza duas articulações, joelho e quadril. Nos agachamentos ele fica em desvantagem, porque enquanto o joelho estende o quadril também está trabalhando, e por isso ele recebe pouco estímulo em quem só faz movimento composto. Ele responde bem a cadeira extensora e a exercícios em que a coxa fica para trás do corpo. Se o que te incomoda é falta de volume na frente da coxa, esse é o primeiro item que eu acrescentaria.

E tem a possibilidade mais chata, que é a que o Keto levantou e que continua de pé. Perna é o grupo mais lento de todos, muita gente leva anos, e existe diferença grande de inserção e de proporção entre as pessoas. Isso não é desculpa, é calibragem de expectativa.

Uma dica prática já que você começou a alongar. Alongamento estático logo antes de treinar reduz temporariamente a força que você consegue produzir, então ele atrapalha justamente a série pesada de perna. Se for manter, faça depois do treino ou em outro momento do dia.

Por último, o Foston pediu o seu treino e a frequência e você não chegou a postar. Vale voltar e colocar, com os exercícios, séries, repetições, cargas e quantas vezes por semana você treina perna. Quando alguém diz que o volume está ok e o peso está ok e mesmo assim nada acontece, quase sempre a resposta está justamente num daqueles dois, e ela só aparece quando os números estão escritos.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.