Pular para o conteúdo

Treino fofo ou bom?

Respostas em Destaque

Formato: ABCX2
A:

Supino reto: séries 3 e 12 reps

Supino inclinado: séries 3 e 12 reps

Crucifixo maquina: séries 3 e 12 reps

tríceps barra:séries 3 e 12 reps

tríceps francês:séries 3 e 12 reps

elevação lateral:séries 3 e 12 reps

elevação na polia:séries 3 e 12 reps

Ficou um bom treino ou ficou fofo? as reps diminuem quando eu evoluo de carga e fica entre 8-12 repetições.
o resto vou fazer assim que poder, porém queria ver se estou em uma linha de raciocínio certo.

• Respostas 6
  • Visualizações 525
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Só mudaria algumas coisas A primeira grandes músculos se trabalha 4 séries , no máximo uma de aquecimento e 3 séries de trabalho Ficaria todos pra peito 4x10/12 Pra ombro eu colocaria d

• Show fera , se quiser compartilhar o resto do treino a vontade , uma outra coisa , é muito ruim fazer abc2x em dias seguidos ... Vc vai chegar na sexta já esgotado e seu treino tendi cair o rendimento

• Cleitin do Pneu
    Cleitin do Pneu

muito obrigado! vou aplicar as dicas.

21 minutos atrás, Cleitin do Pneu disse:

Formato: ABCX2
A:

Supino reto: séries 3 e 12 reps

Supino inclinado: séries 3 e 12 reps

Crucifixo maquina: séries 3 e 12 reps

tríceps barra:séries 3 e 12 reps

tríceps francês:séries 3 e 12 reps

elevação lateral:séries 3 e 12 reps

elevação na polia:séries 3 e 12 reps

Ficou um bom treino ou ficou fofo? as reps diminuem quando eu evoluo de carga e fica entre 8-12 repetições.
o resto vou fazer assim que poder, porém queria ver se estou em uma linha de raciocínio certo.

Só mudaria algumas coisas

A primeira grandes músculos se trabalha 4 séries , no máximo uma de aquecimento e 3 séries de trabalho

Ficaria todos pra peito 4x10/12

Pra ombro eu colocaria desenvolvimento com halteres vc não colocou

Ficaria desenvolvimento com halteres + elevação lateral com halteres

Pra tríceps pro treino não ficar muito volumoso  eu faria tríceps na polia drop set 4 séries , sem descanso já mandaria um tríceps no banco  com peso corporal msm .

Aí na outra vez que fosse treinar peito ombro e tríceps , eu já colocaria o desenvolvimento e a elevação desse vez seria na polia 

Elevação é sempre bom spamar então seria 5x10/12

Agora, MashleMuscle disse:

A primeira grandes músculos se trabalha 4 séries , no máximo uma de aquecimento e 3 séries de trabalho

Pra tríceps pro treino não ficar muito volumoso  eu faria tríceps na polia drop set 4 séries , sem descanso já mandaria um tríceps no banco  com peso corporal msm .

Aí na outra vez que fosse treinar peito ombro e tríceps , eu já colocaria o desenvolvimento e a elevação desse vez seria na polia 

Outra coisa , eu começaria por supino inclinado , como é o primeiro exercício vou tá com forca total , assim pega do bem a parte de cima do peito 

• Autor
27 minutos atrás, MashleMuscle disse:

Outra coisa , eu começaria por supino inclinado , como é o primeiro exercício vou tá com forca total , assim pega do bem a parte de cima do peito 

Agora, Cleitin do Pneu disse:

Show fera , se quiser compartilhar o resto do treino a vontade , uma outra coisa , é muito ruim fazer abc2x em dias seguidos ... Vc vai chegar na sexta já esgotado e seu treino tendi cair o rendimento e aí sim ficar fofo ...

O ideal seria vc conseguir uma academia que abrisse aos domingos

A sim a cada 3 treinos vc dava um descanso .

Abc descanso abc descanso abc descanso 

• 2 anos depois...

O treino não está “fofo” só por ter 3 séries de 12. Ele fica fofo quando as séries terminam muito longe da falha, quando a carga não progride, quando a execução é solta demais ou quando você sai do treino sem ter dado estímulo real para o músculo.

Pensando nesse treino A, a linha de raciocínio está boa: peito, ombro e tríceps no mesmo dia faz sentido. Eu só organizaria melhor a prioridade. Se peitoral superior é importante, começar pelo supino inclinado é uma boa. Depois supino reto, depois crucifixo ou crossover. Para ombro, eu manteria elevação lateral, mas colocaria algum desenvolvimento se o ombro tolerar bem. Para tríceps, dois exercícios já resolvem.

Um exemplo mais redondo ficaria assim: supino inclinado, supino reto, crucifixo ou crossover, desenvolvimento, elevação lateral, tríceps na polia e tríceps francês ou testa. A maior parte das séries pode ficar entre 8 e 12 repetições, mas o mais importante é terminar as séries de trabalho com algo como 0 a 2 repetições na reserva, mantendo técnica boa.

No ABC 2x, o cuidado maior é recuperação. Se você treina seis dias seguidos e chega no fim da semana sem força, dormindo mal, com dor articular e caindo carga, o treino pode ficar “fofo” por cansaço acumulado, não por falta de exercício. Às vezes, colocar descanso no meio da semana melhora mais o resultado do que adicionar volume.

Então eu avaliaria por três sinais: suas cargas estão subindo aos poucos, você sente o músculo alvo trabalhando e consegue repetir bons treinos durante a semana sem desabar o rendimento. Se esses três pontos estão acontecendo, o treino está no caminho certo.

Oi, Cleitin! Tudo bem? Você perguntou se o seu treino ficou bom ou se está um pouco leve demais, o famoso treino fofo, né? Analisando pela fisiologia e pela biomecânica, a verdade é que ele acabou ficando bem fofo sim. Mas não se preocupa, vamos ajustar isso juntos para você parar de perder tempo e ter resultados de verdade.

O primeiro ponto super importante é o volume do seu treino. Esse seu treino de empurrar está com 21 séries no total, somando o supino reto, o inclinado, o crucifixo, o tríceps e o ombro. Como você faz um esquema ABC duas vezes na semana, isso dá 42 séries semanais só para empurrar. O nosso corpo tem um limite para construir músculos, mas não tem limite para perder. A ciência mostra que a quantidade ideal para ganhar massa muscular de verdade fica entre 5 a 10 séries levadas ao máximo por semana para cada grupo muscular. Fazer 40 séries só vai te deixar em overtraining, fazer você perder massa magra e ainda sobrecarregar as suas articulações.

Isso nos leva a entender por que o treino está fofo. A intensidade e o volume não andam juntos. Se você consegue fazer 21 séries em um único dia e repetir tudo de novo dias depois, é um sinal claro de que o seu corpo está guardando energia. Quando a gente treina até a falha verdadeira, com esforço máximo mesmo, é impossível aguentar um volume tão alto. Você está apenas acumulando repetições sem gerar o estresse mecânico necessário para o músculo crescer.

Outra coisa legal de saber é como o nosso corpo trabalha em conjunto. Quando você faz um supino reto e um inclinado bem pesados e até a falha, você já trabalhou muito bem o peitoral, o tríceps e a parte da frente do ombro. Colocar o crucifixo e mais exercícios isolados para tríceps e ombro acaba virando o que a gente chama de volume lixo. Isso só causa um dano desnecessário no seu músculo. O básico feito com exercícios compostos já é mais do que suficiente.

Também precisamos falar sobre a frequência desse treino ABC duas vezes na semana. O nosso músculo não sabe ler planilha. Se você dá um estímulo de intensidade máxima no supino na segunda-feira, as suas fibras musculares podem levar de 5 a 7 dias para se recuperarem totalmente e crescerem. Treinar de novo na quinta-feira, apenas 72 horas depois, acaba cortando esse processo maravilhoso bem no meio.

Para resolver tudo isso e melhorar de vez o seu treino, a minha dica é cortar esse volume pela metade ou até mais. Escolha um ou dois exercícios básicos, como um supino e um desenvolvimento. Foque em fazer o movimento bem completo e aplique muita intensidade, indo até a falha total em poucas séries. Quando você começar a treinar pesado de verdade, vai sentir que o corpo precisa de mais dias de descanso. Naturalmente, esse seu esquema vai virar um ABC com mais dias de descanso absoluto. Lembre sempre que a qualidade é muito melhor que a quantidade. Foca no básico bem feito e bons treinos para você!

• 2 semanas depois...

Alice, preciso discordar de boa parte do que você escreveu, e vou ponto a ponto, porque se o Cleitin seguir aquilo ele vai cortar um treino que estava certo.

Começando pela conta, que é o alicerce do resto do raciocínio. As 21 séries do treino A não são 21 séries de um músculo, são a soma de três grupos diferentes. Separando: peito leva supino reto, supino inclinado e crucifixo, nove séries por sessão, dezoito na semana no ABC duas vezes. Ombro leva elevação lateral e elevação na polia, seis por sessão, doze na semana. Tríceps leva barra e francês, seis por sessão, doze na semana. Não existe nenhum grupo com 42 séries semanais no programa dele. O número que assustou não é real.

E mesmo que fosse, a faixa que você citou não é o ideal, é o mínimo. As meta-análises de dose-resposta de treinamento de força mostram ganho crescente de hipertrofia conforme o volume sobe, com a faixa mais consensual de retorno bom ficando por volta de dez a vinte séries semanais por grupo muscular. Cinco a dez séries produz resultado, sim, principalmente em iniciante, mas é o piso do que funciona, e não um teto acima do qual a pessoa entra em overtraining. Dezoito séries semanais de peito, distribuídas em duas sessões, está exatamente dentro do que a literatura mostra como produtivo.

Sobre perder massa magra: overtraining de verdade é uma síndrome rara, que exige semanas de carga altíssima somada a sono ruim e comida insuficiente, e vem com queda de desempenho persistente, alteração de humor e sono. Não é o que acontece com alguém que faz seis séries de tríceps duas vezes por semana. Chamar isso de overtraining tira o peso do termo e assusta iniciante à toa.

O ponto da frequência é o que eu mais preciso corrigir. A ideia de que a fibra leva de cinco a sete dias para recuperar e que treinar em 72 horas interrompe o crescimento não se sustenta. A síntese proteica muscular sobe depois do treino e volta perto do basal em torno de 36 a 48 horas em quem já é treinado, o que é justamente o argumento a favor de estimular o mesmo músculo mais de uma vez por semana. E quando o volume semanal é igualado, os estudos que compararam frequências mostram resultado igual ou levemente melhor para duas sessões por grupo do que para uma. Ou seja, o ABC duas vezes do Cleitin não está cortando processo nenhum. É a estrutura mais bem apoiada que existe para quem consegue ir seis dias.

Sobre volume lixo, tem um fundo verdadeiro, e é justo reconhecer: repetir o mesmo padrão de movimento indefinidamente rende cada vez menos. Mas crucifixo e elevação lateral não são exemplos disso. Elevação lateral é o exercício que trabalha o deltoide lateral com braço de alavanca favorável, e o desenvolvimento não substitui isso, ele recruta muito mais a porção anterior. Deltoide lateral, aliás, é o músculo que mais muda a impressão de largura, e é o que menos aparece nos treinos que só fazem composto. Crucifixo carrega o peitoral na posição alongada, que é onde o supino oferece menos tensão. Não são enfeite, são complemento.

E levar tudo à falha total em poucas séries tem um custo que costuma ser subestimado: a falha aumenta muito a fadiga central e o dano, e derruba o desempenho das séries seguintes e das sessões seguintes. Por isso o padrão que a maior parte da literatura recente favorece é trabalhar com zero a duas repetições de reserva na maioria das séries, deixando a falha para a última série de isolado. Rende mais no acumulado da semana.

Cleitin, respondendo o que você perguntou: o treino A está bom, e a sua linha de raciocínio está certa. Faltava só o desenvolvimento, que já te sugeriram, e eu trocaria uma das duas elevações laterais por ele, já que elevação na polia e elevação com halteres são o mesmo movimento. Começar pelo inclinado é uma boa se a parte de cima do peito for prioridade.

O único risco real do seu programa é o que o MashleMuscle apontou lá em 2024, e não é o volume: são seis dias seguidos. Aí sim o rendimento cai na sexta e o treino fica fofo por cansaço, não por falta de série. Ponha um descanso no meio, no formato ABC, folga, ABC.

E o teste que decide isso tudo é bem mais simples do que qualquer discussão de série: anote a carga. Se em quatro a seis semanas o peso ou as repetições estão subindo nos principais exercícios e você não está chegando quebrado no fim da semana, o treino está funcionando, independentemente de quem tem razão aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.