Pular para o conteúdo

Treino que fez Arnold Schwarzenegger ter "ganhos tremendos"!

Respostas em Destaque

O Golden Six é um dos melhores programas de iniciante que já se escreveu, e o mais interessante é que ele envelheceu muito bem. Corpo inteiro três vezes por semana, exercícios multiarticulares, progressão de carga. É exatamente o que se recomenda hoje para quem tem menos de um ou dois anos de treino, e por motivo bem estabelecido: nessa fase, frequência de três vezes por semana por grupo muscular rende mais do que dividir o corpo e treinar cada parte uma vez só.

Dito isso, o texto de abertura precisa de um contraponto honesto, porque ele foi escrito para revista. Arnold afirma ali que a utilidade dos esteroides é superestimada, e ele próprio admitiu publicamente, anos depois, ter usado esteroides anabolizantes durante a carreira, numa época em que eram legais e prescritos por médico. Não tira mérito nenhum do programa, mas quem lê aquele parágrafo precisa saber que o físico dele veio de genética excepcional, de anos de volume altíssimo e também de farmacologia. O Golden Six é bom pelo que ele é, não porque construiu o Arnold.

Sobre a dúvida do PatoNiq, ela merece resposta direta porque toca no ponto mais importante do treinamento. Primeiro um esclarecimento de leitura: o programa não é de série única, ele prescreve quatro séries de dez no agachamento e três de dez no supino, o que dá um volume moderado e perfeitamente normal. Segundo, e é aqui que está a mudança de mentalidade que ele buscava, hipertrofia não vem de fatigar o músculo ao máximo nem de sentir dor por três dias. Vem de tensão mecânica com séries próximas da falha e, principalmente, de progressão ao longo das semanas. Dor tardia é sinal de dano e de novidade, não de crescimento. Tanto que o exercício que mais dói é sempre o que você não fazia há tempo, e ele não é o que mais cresce. Como o volume de cada sessão é moderado, quarenta e oito horas bastam para recuperar. É por isso que a conta fecha.

O Reinaldo.Gomes deu, na minha opinião, a melhor resposta do tópico, tanto sobre progressão quanto sobre o desenvolvimento atrás da nuca. Nesse segundo ponto ele está certo pelo motivo certo. A posição atrás da cabeça combina rotação externa máxima com abdução, que é justamente a posição de maior estresse para o ombro, e exige uma mobilidade que a maioria das pessoas não tem. Quem não tem compensa arqueando a coluna ou projetando a cabeça. O desenvolvimento pela frente entrega o mesmo estímulo de deltoide sem esse custo, e não se perde nada trocando.

Se eu fosse ajustar o programa hoje, mexeria em quatro coisas. Acrescentaria uma remada, porque barra fixa é puxada vertical e as costas precisam também de puxada horizontal. Acrescentaria um movimento de dobradiça de quadril, terra ou stiff, porque o Golden Six não tem nada para posterior de coxa e glúteo. Colocaria panturrilha, como o johnatans percebeu sozinho. E trocaria o desenvolvimento atrás da nuca pelo da frente. Com esses ajustes você tem um treino de corpo inteiro completo, que cabe em três dias por semana e que entrega os dez a vinte séries semanais por grupo muscular que a literatura atual aponta como faixa produtiva.

E vale registrar o que o Reinaldo escreveu sobre o caderno de treino, porque é o conselho mais barato e mais eficaz do tópico inteiro. Anotar carga e repetições e ver o número subir semana a semana é o que separa quem progride de quem passa anos levantando o mesmo peso.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

• Respostas 20
  • Visualizações 13,5mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Eu gostei do seu post. Vou fazer esse treino, estava procurando um fullbody, e esse eu gostei. só vou acrescentar panturillha ai. Eu estava em um treino abc, mas 5 dias tava me quebrando...(não

• google translate com pequenos retoks

• Reinaldo.Gomes
    Reinaldo.Gomes

como tradutor, o google é um ótimo buscador.

Imagens Postadas

Crie uma conta ou entre para comentar

Conteúdo Semelhante

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.