Pular para o conteúdo

Bloqueador de carboidratos: faseolamina

Respostas em Destaque

• Respostas 26
  • Visualizações 9,4mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• essa do feijão já conhecia e segundo relatos funciona msm. nunca usei bloqueadores de gordura (nem de carbo), mas a q mais ouço falar é a quitosana. Único problema é q talvez as vitaminas q são lip

• Se ingeridas junto vão sim. Na minha opinião só compensa mesmo se você souber que vai a uma churrascaria, feijoada, rodizio de massas... ai vai la e toma meia hora antes com bastante água. Qua

• tentei fazer minha farinha de feijao branco e o liquidificador ficou com cheiro de queimado. rsrs. vou cotar na farmacia de manipulacao aki 500mg de faseolamina e 500mg de caseolamina. Sexta fei

Imagens Postadas

• 1 ano depois...

eu sempre faço a dieta do zig zag quando quero perder peso, será que eu poderia encaixar essa farinha de feijão branco pra auxiliar na minha dieta?

funciona assim: eu  passo trés dias consumindo o mínmo de carboidrato ( 10g a 30g /dia) eu chamo de dias baixos,

e no quarto dia aumento consideravelmente o consumo (100g a 150g / dia) eu chamo de dia alto. permaneço assim por um mês, 

também tem uma outra versão da dieta: 1zero, 2 baixo e 3 alto... 

o que acham??

aceito criticas rsrs

• 7 anos depois...
  • 6 anos depois...

Antes de qualquer discussão sobre eficácia, preciso interromper uma coisa que estava prestes a acontecer neste tópico, porque envolve risco real.

@pedrolopes665, aquela receita de farinha caseira de feijão branco cru é perigosa. Feijão cru contém fitohemaglutinina, uma lectina tóxica, e o feijão branco está entre as variedades com maior teor dela. Ela é destruída pelo calor, mas só por fervura adequada. Secar ao sol e triturar não elimina nada. A intoxicação por lectina de feijão cru causa náusea, vômito intenso e diarreia dentro de poucas horas, e existem surtos documentados com quantidades pequenas, da ordem de quatro ou cinco grãos crus. É justamente por isso que os produtos comerciais usam extrato padronizado e processado, e não farinha do grão cru.

Agora, sobre o que a faseolamina de fato faz.

O @Mestre descreveu o mecanismo corretamente: é um inibidor de alfa-amilase extraído do feijão branco. E aqueles números impressionantes do estudo citado, de 94 a 99 por cento de inibição, são reais. O problema é o que acontece depois deles.

Primeiro, a inibição dura de uma a duas horas e é transitória, enquanto o pâncreas produz amilase em enorme excesso em relação ao necessário. Segundo, e mais importante, o amido que escapa da digestão no intestino delgado não é simplesmente eliminado. Ele chega ao cólon e é fermentado pela microbiota, que o converte em ácidos graxos de cadeia curta, e parte dessa energia é reabsorvida. Ou seja, a premissa de que o carboidrato sai inteiro pelas fezes não se sustenta.

É por isso que o efeito medido em tubo de ensaio é gigantesco e o efeito clínico é pequeno. As revisões que reuniram os ensaios com extrato de feijão branco encontram diferença modesta em relação ao placebo, na casa de um a dois quilos ao longo de semanas, com resultados inconsistentes e qualidade metodológica baixa. Não é zero, mas está a anos-luz da promessa de dois quilos por semana daquela matéria.

E a fermentação do amido no cólon explica também o efeito colateral previsível: gases, distensão abdominal, cólica e diarreia, tudo dose-dependente. Na prática é isso que limita o uso, mais do que qualquer outra coisa.

Sobre os bloqueadores de gordura, @Matheusbp levantou a preocupação certa. A quitosana tem evidência fraca, com revisões mostrando efeito clinicamente irrelevante, e o risco de redução de absorção de vitaminas lipossolúveis é real, principalmente em uso frequente. A cassiolamina, que apareceu depois, é inibidora de lipase e tem evidência ainda mais fraca.

Vale dizer que existe um inibidor de lipase que realmente funciona e tem registro como medicamento, o orlistate. Ele bloqueia cerca de 30 por cento da gordura da refeição e tem eficácia modesta comprovada, na casa de três quilos a mais que placebo em um ano. O preço disso é justamente o efeito que todo mundo conhece de ouvir falar: a gordura não absorvida sai, e sai de forma difícil de administrar socialmente.

O @ninga, no meio da conversa, deu o melhor conselho do tópico sem precisar de cápsula. Fibra solúvel de verdade faz uma parte do que esses produtos tentam imitar, custa quase nada, melhora a saciedade e o controle glicêmico, e tem evidência bem mais sólida. Comer salada antes da refeição principal e caprichar em feijão, aveia, frutas e verduras entrega mais resultado do que 135 reais em cem comprimidos.

E vale registrar o ponto com que o Mestre abriu o tópico, porque ele envelheceu bem. A busca é sempre pela pílula que permite comer igual e emagrecer mesmo assim. O que mudou de 2011 para cá é que hoje existe farmacologia de verdade para perda de peso, com eficácia grande e estudos robustos, mas ela é prescrição médica, com acompanhamento e com indicação definida. Não é cápsula de manipulação comprada por conta.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.