Pular para o conteúdo

Oxandrolona - Relato feminino

Respostas em Destaque

@Whey30, o tópico foi bem acompanhado e o seu relato é dos mais completos que já vi por aqui. Volto nele por causa de uma orientação específica que apareceu no começo, porque ela é repetida com frequência no fórum e, no meu entender, produz o efeito contrário do pretendido.

A sugestão foi fazer um desmame paulatino da oxandrolona no fim, distribuindo as cápsulas que sobrassem, com uma por dia, depois uma em dias alternados, depois uma a cada três dias, para minimizar as chances de crash hormonal.

Eu não faria isso, por três motivos.

O primeiro é farmacológico. A oxandrolona tem meia-vida curta, na casa de nove horas. Isso significa que ela sai do organismo praticamente por completo em pouco mais de dois dias, independentemente de você reduzir devagar ou parar de uma vez. Não existe efeito de retirada que o desmame previna, como acontece com corticoide ou com alguns psicotrópicos. Reduzir devagar apenas entrega doses cada vez menores por mais tempo.

O segundo é sobre o que realmente se recupera. Em mulher, o que foi suprimido é o eixo que regula o ciclo menstrual, e ele volta no seu próprio tempo, que se conta em semanas ou poucos meses. A velocidade dessa volta não é influenciada por como você tomou as últimas quinze cápsulas. O que serve de indicador é a menstruação: se ela não retomar o padrão normal em um ou dois meses após o fim, é hora de procurar a ginecologista.

O terceiro é o que mais me preocupa, e é prático. Esse tipo de desmame estende o tempo total de uso. E, em mulher, o tempo de exposição pesa mais no risco de virilização do que a dose. Ou seja, o desmame feito para reduzir risco acaba aumentando justamente a variável que mais importa.

E existe uma armadilha embutida na sua situação específica. Você mencionou que a prescrição era de 45 dias com 135 cápsulas, e a discussão passou a ser como distribuir as cápsulas que sobrariam. Repare no que aconteceu: a quantidade comprada virou o critério do tempo de uso. Se sobrarem cápsulas no fim do prazo previsto, o certo é sobrar. Não é razão para esticar o ciclo.

Sobre a orientação de seguir a prescrição da médica que te atendeu, ela está certa e vale reforçar: você fez o caminho correto, procurou uma profissional e voltou para o retorno. Se você tem dúvida sobre o esquema, a pessoa para responder é ela, com a sua história e os seus exames na mão. E, se você alterar alguma coisa por conta, vale contar no retorno, porque ela precisa saber o que de fato foi feito para interpretar o resultado.

Três acréscimos que eu faria ao seu acompanhamento.

O primeiro é perfil lipídico completo antes, ao fim e uns dois meses depois. A queda de HDL é o efeito mais consistente dos androgênios, inclusive da oxandrolona, e ela não dá nenhum sintoma. Sem o valor de antes, não há comparação.

O segundo são os sinais de parada imediata, que valem mais que qualquer cronograma: rouquidão, voz mais grave ou dificuldade nas notas altas da fala, e aumento de clitóris. Esses não regridem. Acne, oleosidade, pelo e queda de cabelo regridem e não são motivo de pânico.

O terceiro é sobre a bursite que te tirou do treino no ano anterior. Vale um cuidado que quase ninguém menciona: durante o ciclo, a força costuma subir mais rápido do que o tendão e a bursa se adaptam. Quem tem histórico de bursite tende a ter recidiva justamente quando a carga sobe depressa. A recomendação prática é subir carga com mais calma nos movimentos de ombro do que você seria capaz de subir, e não tratar dor articular como coisa que se atravessa.

Duas observações menores sobre a suplementação.

O BCAA no pré e no pós treino não faz nada de útil para quem já come proteína suficiente ao longo do dia. Ele só teria função em quem tem ingestão proteica muito baixa. A glutamina, na mesma linha, não tem evidência de benefício em pessoas saudáveis que treinam. Se quiser realocar esse valor, creatina em 3 a 5 g por dia é o suplemento com melhor evidência disponível e ajuda em força e em preservação de massa magra.

E a ceia com meio abacate mais whey é uma boa escolha, essa eu manteria.

Por fim, uma palavra para a @inicianteNath, que apareceu no fim do tópico com a mesma dúvida.

A resposta que você recebeu foi boa, e a pergunta do @Apollo Galeno é a que eu faria também: existe indicação para usar? Antes de escolher dose, vale responder três coisas. Há quanto tempo você treina de forma consistente? A sua proteína está em 1,6 a 2 g por quilo? E o seu peso está se movendo na direção do seu objetivo com a dieta atual? Se alguma dessas respostas for não, a oxandrolona vai render pouco, porque ela melhora o aproveitamento do que chega, e não cria o que não chegou.

Se quiser um ponto de partida para conferir isso, o site tem um gerador de dieta simulada em https://fisiculturismo.com.br/ferramentas/dieta/ . A saída é simulada e serve como rascunho para ajuste, não como prescrição.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

• Respostas 250
  • Visualizações 90,4mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Fiz questão de fazer essas duas comparações pras pessoas pararem de achar que dose baixa de ox não produz efeito, como já cansei de ouvir.

• Olá @Jeu obrigada por acompanhar! Eu concordo 10000% com tudo que o @Foston disse sobre o anticoncepcional e sobre o ciclo com a oxan (que é o meu caso) eu digo que é fundamental procurar um médico pr

• Oi oi gente bom dia Tirei minhas medidas para comparar, estou com um pouco de retenção porque estou menstruada, então não sei se isso influencia diretamente nas medidas. Só fiz isso agora porque

Imagens Postadas

Crie uma conta ou entre para comentar

Conteúdo Semelhante

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.