Pular para o conteúdo

DÚVIDA SOBRE DIETA

Respostas em Destaque

Galera, não tenho muito tempo pra fazer dieta nem nada, saio 6h da manhã e chego as 21h em casa.

Queria saber se ao eu cortar os "lixos", como sorvete, refri, salgadinho, já dá uma ajuda na "dieta", e se seria útil eu suplementar whey nesse caso, já que pra bater as proteínas é bem dificil, acabo dependendo da comida da faculdade (pra n morrer de fome) e nem sempre tem carne pra ajudar a bater as proteinas. 

Treino antes do almoço, umas 11h30.

Altura: 1.79m

Peso: 73kg

• Respostas 3
  • Visualizações 695
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Opa! tudo bem? Cara, acho que desde que comecei a entender mais de nutrição a frase mais dita é "Não tenho tempo para fazer dieta". Acho que já começa errado, porque quem quer, consegue. Eu mes

• Bom, meu objetivo é ter mais resultados, já que muitos dizem que sem uma dieta, não tem resultados. E minha "dieta"  é a seguinte: 5h30 - 2 ovos cozidos 9h30 - 1 maçã e um pacotinho daq

Opa! tudo bem?
Cara, acho que desde que comecei a entender mais de nutrição a frase mais dita é "Não tenho tempo para fazer dieta".

Acho que já começa errado, porque quem quer, consegue. Eu mesmo já pensei assim, hoje em dia já aconteceu de chegar do trabalho 1hr da manhã e ir pra cozinha fazer as marmitas do dia seguinte. Mas é isso, são prioridades, quais seus objetivos e o quanto quer alcançar que vai determina isso ai.

Vamos lá qual seu objetivo com a "dieta"? e o que você come ao longo do dia? Suplementar é o que o nome diz, um suplemento, não se deve usar no lugar de refeições solidas. Mas pode sim ser usado para cobrir algum gap do seu dia.

Tirar salgadinho/sorvete/refri, é sério isso aqui? Precisamos de mais informações para conseguir te ajudar.

• Autor

Bom, meu objetivo é ter mais resultados, já que muitos dizem que sem uma dieta, não tem resultados.

E minha "dieta"  é a seguinte:

5h30 - 2 ovos cozidos

9h30 - 1 maçã e um pacotinho daquelas bolacha água e sal do governo (6 unidades)

12h30 - 150g de arroz, 400g de feijao (preto ou carioca, depende do dia), alface e se tem carne ou não depende da universidade

17h - 1 maçã

21h - 200g de frango e salada livre (geralmente alface e tomate)

Não sei se é importante dizer, mas tomo uns 4-5L de água por dia.

Em relação ao suplemento, eu perguntei se deveria tomar whey ou não, porque dizem que suplemento só se torna útil com uma boa dieta, o que não é bem meu caso.

A comida da universidade ai provavelmente é com pouco sal (não tem nem gosto), já que é do governo e eles não podem simplesmente tacar sal nas comidas, vai que algum universitário tem hipertensão né.

Enfim, não tenho muito tempo, mas como você disse, são prioridades, e sempre é possível arranjar um tempo.

Obs: Eu sei que ta uma a dieta ta uma merda. E que eu como muito feijão.

Editado em por MesoMonstro
Esqueci

• 8 anos depois...

@MesoMonstro, você fez duas perguntas objetivas e recebeu uma cobrança de prioridades no lugar da resposta. Vou responder as duas, e depois apontar uma coisa na sua dieta que é bem mais importante do que qualquer uma delas.

Primeira pergunta, se cortar sorvete, refrigerante e salgadinho já ajuda. Sim, ajuda, e não é pouco. Não porque esses alimentos sejam venenosos, mas porque eles entregam muita caloria com pouca saciedade e quase nenhuma proteína ou micronutriente. Tirando eles, você libera espaço calórico para comida que sustenta. Isso vale como primeiro passo real.

Segunda pergunta, se vale tomar whey no seu caso. Vale, e vou discordar diretamente da ideia que te deixou em dúvida. Você escreveu que dizem que suplemento só se torna útil com uma boa dieta, e que esse não é o seu caso. Isso está invertido. O whey é justamente uma solução de logística, ou seja, proteína que não precisa de preparo, de geladeira nem de tempo. Quem tem cozinha, tempo e marmita é quem menos precisa dele. Você, que sai às seis da manhã e volta às nove da noite, é exatamente o perfil para quem ele resolve um problema concreto.

Agora o ponto que ninguém olhou, e que é o mais importante deste tópico.

Você listou tudo o que come no dia. Fazendo a conta aproximada dessa lista, dois ovos, uma maçã de manhã, seis bolachas água e sal, cento e cinquenta gramas de arroz, quatrocentas gramas de feijão, alface, outra maçã à tarde e duzentas gramas de frango com salada, você está por volta de mil e quatrocentas calorias por dia. Talvez algo mais nos dias em que tem carne no almoço.

Para um rapaz de dezoito anos, um metro e setenta e nove, setenta e três quilos, que treina e ainda passa quinze horas fora de casa, isso é bem abaixo do que o seu corpo gasta. Não é uma dieta apertada, é subalimentação.

Isso muda completamente a sua pergunta. Você perguntou sobre whey achando que o seu problema era proteína. A proteína está por volta de cem gramas, que não está ruim, e ficaria boa com uma dose de whey. O que está faltando de verdade é comida, no total. E é por isso que você não vê resultado. Não é falta de dieta, é falta de energia disponível para construir qualquer coisa.

E aqui está a boa notícia, considerando a sua rotina. Resolver isso não exige marmita nem tempo de cozinha. Exige densidade calórica, ou seja, comida que ocupa pouco espaço na mochila e entrega bastante. Coisas que funcionam nesse cenário. Pão com pasta de amendoim. Castanhas e amendoim, que rendem muita caloria em pouco volume. Leite integral, que junta proteína e caloria e não precisa de preparo. Ovos cozidos, que você já usa e pode dobrar a quantidade. Banana e outras frutas mais calóricas que a maçã. Azeite acrescentado ao arroz e ao feijão, que adiciona caloria sem aumentar volume nem exigir nada. E, no almoço da faculdade, repetir o arroz e o feijão nos dias em que não tem carne, em vez de aceitar o prato como veio.

Uma observação sobre o seu treino das onze e meia. Você come às nove e meia uma maçã e seis bolachas, e treina duas horas depois. É pouquíssimo combustível. Trocar isso por algo mais substancial, como pão com pasta de amendoim ou uma vitamina, muda bastante a qualidade do treino, e é o ajuste mais barato que existe na sua rotina.

Tem um último item, e é o único do seu relato que merece cuidado de verdade.

Você escreveu que toma quatro a cinco litros de água por dia e, na mesma mensagem, que a comida da universidade quase não tem sal. Essas duas informações juntas merecem atenção. Sódio muito baixo somado a ingestão de água muito alta pode diluir o sódio do sangue, e os sinais disso são dor de cabeça, náusea, confusão mental, cansaço fora do normal e cãibras. É pouco provável que você chegue a isso sendo jovem e saudável, e não quero te assustar, mas vale saber, porque a combinação existe na sua rotina e porque a sua dieta atual, além de pobre em calorias, provavelmente também é pobre em sódio. Quatro a cinco litros não é uma meta que você precise perseguir. Beber conforme a sede, e um pouco mais em dia de treino e de calor, resolve.

Por fim, sobre a resposta que você recebeu. É verdade que prioridade importa, mas o seu problema não era falta de vontade. Você tinha uma dieta organizada, com horários definidos, comida de verdade e nenhuma bobagem, montada em cima de uma rotina de quinze horas fora de casa. Isso é o oposto de descaso. O que faltava era informação, e a informação é essa. Coma mais.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conteúdo Semelhante

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.