Pular para o conteúdo

Lesão muscular durante primeiro ciclo

Respostas em Destaque

Olá pessoal,

Sou nova aqui no fórum e já treino a 8 anos. Resolvi então fazer meu primeiro ciclo de oxandrolona (10 mg por dia) por 6 semanas. No nono dia sofri um estiramento no posterior de coxa durante o treino , mas só senti a dor em casa. Coloquei bolsa de gelo, usei pomada cataflan mas a dor continuou. Nada muito forte, mas sinto principalmente quando estou parada. Após alguns dias fiz o treino de perna mais leve, mas mesmo assim senti a dor se acentuar no pós treino. 

Resolvi tomar ibuprofeno de 8 em 8 horas. Mas meu ponto é: o que fazer em relação ao ciclo? 

Pensei o seguinte: diminuir para 5 mg durante uma semana e só treinar superiores até o músculo se recuperar. É depois voltar para as 10mg. 

O que vocês pensam a respeito? 

Obrigada!! 

• Respostas 5
  • Visualizações 1,5mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Isso mesmo, enquanto não estiver curado, é necessário descanso até que o músculo esteja curado... continue com anti-inflamatório... faça uso de gelo e calor no local durante uns 20 minutos pelo menos

• Obrigada! Estou quieta me recuperando e parei com a oxandrolona por agora. Quando voltar trago meus resultados. Estava/estou bem empolgada!rs  

• OLÁ Leti  Se sentiu apenas noutro dia a dor provavelmente teve uma contratura, o procedimento para recuperar é esse mesmo do relato, treino tem que dar um pause no treino pro músculo recuperar, e

1 hora atrás, Leti disse:

Olá pessoal,

Sou nova aqui no fórum e já treino a 8 anos. Resolvi então fazer meu primeiro ciclo de oxandrolona (10 mg por dia) por 6 semanas. No nono dia sofri um estiramento no posterior de coxa durante o treino , mas só senti a dor em casa. Coloquei bolsa de gelo, usei pomada cataflan mas a dor continuou. Nada muito forte, mas sinto principalmente quando estou parada. Após alguns dias fiz o treino de perna mais leve, mas mesmo assim senti a dor se acentuar no pós treino. 

Resolvi tomar ibuprofeno de 8 em 8 horas. Mas meu ponto é: o que fazer em relação ao ciclo? 

Pensei o seguinte: diminuir para 5 mg durante uma semana e só treinar superiores até o músculo se recuperar. É depois voltar para as 10mg. 

Obrigada!! 

Primeira coisa é parar de treinar. Pode parar a oxan, reduzir ou continuar com a mesma dose. Tanto faz. O ideal seria estender por mais semanas o teu ciclo. 6 semanas é pouca coisa.

• Moderador
14 horas atrás, Leti disse:

e só treinar superiores até o músculo se recuperar

Isso mesmo, enquanto não estiver curado, é necessário descanso até que o músculo esteja curado... continue com anti-inflamatório... faça uso de gelo e calor no local durante uns 20 minutos pelo menos 2 vezes ao dia...

Em 03/06/2018 em 15:59, Leti disse:

Olá pessoal,

Obrigada!! 

OLÁ Leti 

Se sentiu apenas noutro dia a dor provavelmente teve uma contratura, o procedimento para recuperar é esse mesmo do relato, treino tem que dar um pause no treino pro músculo recuperar, e alongar vai te ajudar no processo de recuperação. ?

• 8 anos depois...

@Leti, tem um detalhe no seu relato que ninguém comentou e que é a resposta da sua pergunta: a lesão aconteceu no nono dia de ciclo.

Isso não é coincidência.

Por que o começo de ciclo é a janela de maior risco

Androgênio aumenta a capacidade de produzir força rapidamente, em dias a poucas semanas. Você fica mais forte antes de ficar maior.

Só que tendão, ligamento e tecido conjuntivo se adaptam num ritmo muito mais lento, porque têm circulação bem menor que a do músculo. E há indícios, principalmente em modelos experimentais, de que anabolizantes alteram as propriedades mecânicas do tendão, deixando-o mais rígido e menos elástico.

Junte as duas coisas: o músculo passa a puxar mais forte, e a estrutura que segura esse puxão continua a mesma de antes.

Você treina há oito anos. Os seus tendões estão condicionados à força que você produzia naturalmente nesses oito anos, não à que você passou a produzir na semana passada.

Por isso o início de ciclo é justamente quando mais aparece estiramento, e por isso a sua pergunta sobre o que fazer com o ciclo tem uma resposta incômoda: o ciclo é parte do motivo da lesão, não uma variável neutra ao lado dela.

Reduzir de 10 para 5 miligramas não ajuda na recuperação da coxa. A oxandrolona não está causando a dor. O que aumenta o risco é voltar a treinar com capacidade de força elevada antes de o tecido estar pronto.

Sobre a sua lesão especificamente

A @TaniaMBreda levantou um ponto bom. Você sentiu a dor só depois, em casa, e ela é mais perceptível quando você está parada.

Estiramento significativo costuma avisar na hora, com dor aguda no momento do movimento, às vezes com sensação de estalo. Dor que aparece depois e incomoda mais em repouso sugere lesão leve, de grau menor, ou contratura.

Isso é boa notícia. Estiramento leve de posterior de coxa costuma permitir retorno em uma a três semanas. Grau maior leva de quatro a oito.

Três ajustes no que te orientaram

O primeiro é sobre o anti-inflamatório. Você está tomando ibuprofeno de oito em oito horas e o @Batata sugeriu continuar.

Vale saber que isso é questionado hoje. A resposta inflamatória inicial faz parte do processo de reparo muscular, e há evidências de que o uso de anti-inflamatórios na fase aguda pode prejudicar a regeneração e a atividade das células satélite, que são as responsáveis por reconstruir a fibra.

Uso pontual para dor forte é aceitável. Uso contínuo por vários dias numa lesão muscular não é a conduta que eu escolheria.

O segundo é sobre o repouso total. Isso mudou bastante.

A recomendação antiga era repousar até curar. A abordagem atual é proteção nos primeiros dias e depois carga controlada e progressiva, o mais cedo que a dor permitir. Carga precoce e leve melhora o alinhamento das fibras novas, reduz a atrofia e encurta o retorno. Imobilização prolongada produz tecido cicatricial mais desorganizado.

Ou seja: parar tudo nos primeiros dias, sim. Ficar parada até não doer mais nada, não.

O terceiro é sobre alongar. Na fase aguda, alongar um músculo estirado pode agravar a lesão, porque é justamente tração no ponto que se rompeu. Alongamento entra depois, e suave. A intenção da Tania está certa, o momento é que importa.

O que eu faria, e é o ponto mais importante

Posterior de coxa tem uma característica que pouca gente sabe: é a lesão com uma das maiores taxas de recidiva que existem no esporte. E a principal causa de recidiva é voltar cedo demais.

E existe uma intervenção com evidência forte tanto para reabilitar quanto para prevenir: trabalho excêntrico, em especial o exercício nórdico de isquiotibiais. As revisões mostram redução expressiva de lesões de posterior de coxa com esse exercício incluído na rotina.

Ele é simples: ajoelhada, com alguém segurando os seus calcanhares ou com os pés presos, você desce o tronco à frente o mais devagar possível, resistindo à queda, e volta.

Não faça isso agora, na fase aguda. Mas coloque na sua rotina permanente depois, duas vezes por semana. É provavelmente a coisa que mais reduz a chance de você repetir essa lesão.

Progressão sugerida, respeitando a dor: caminhada e movimento leve nos primeiros dias, depois isometria de posterior em ângulo confortável, depois flexora com carga baixa e amplitude parcial, depois stiff com amplitude curta, e só então o excêntrico e a volta à carga normal.

E enquanto isso, treinar superiores é exatamente o que você já planejou. Essa parte estava certa.

Um lembrete sobre a oxandrolona, já que você está no começo

Ela é 17 alfa alquilada, então vale hepatograma antes, durante e depois, e evitar álcool no período. E ela derruba HDL de forma acentuada, o que justifica um lipidograma.

E o de sempre para mulher: o que regride é acne, oleosidade e alteração de ciclo. O que não regride é engrossamento da voz, aumento do clitóris, pelos em padrão masculino e queda de cabelo. Grave a sua voz lendo um texto, com data, e repita a cada duas semanas. É a única forma de perceber enquanto ainda dá para interromper.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.