Pular para o conteúdo

Ciclo Ligandrol + Ostarine

Respostas em Destaque

Opa, galera, suave? 

Na verdade, já iniciei o ciclo (estou começando a quarta semana), mas só agora tive tempo de parar para escrever aqui. Vamos lá. 

Informações gerais

Tempo de treino: 6 anos (entre idas e vindas)
Peso (início de ciclo): 80 quilos
Peso atual: 84 quilos
Altura: 173cm
BF: 14%

Dieta  

Macros:
180g de proteina
485g de carbo
73g de gordura

zqfpyrD.jpg

Treino
Treino sozinho. Alguns exercícios não consigo elevar ao máximo as cargas, porque não tenho alguém para dar uma mão no final (especialmente supino). Como minha intenção é degastar ao máximo o músculo, e não necessariamente a quantidade de peso, minha estratégia é fazer um treino volumoso, com drops, sst e conjugar exercícios:

PVcmVgJ.jpg

PvxC7th.jpg

Ciclo Ligandrol

1ª SEMANA (15/12/2019 a 21/12/2019) - 5 mg

2ª SEMANA (22/12/2019 - 28/12/2019) - 10mg

3ª SEMANA (29/12/2019 a 04/01/2020) - 10mg

4ª SEMANA (04/01/2020 a 11/01/2020) - 10mg (estou iniciando essa semana)
5ª SEMANA (12/01/2020 a 18/01/2020) - 10mg
6ª SEMANA (19/01/2020 a 25/01/2020) - 5mg

Ciclo Ostarine

1ª SEMANA (19/01/2020 a 25/01/2020)
2ª SEMANA (26/01/2020 a 01/02/2020)
3ª SEMANA (02/02/2020 a 08/02/2020)
4ª SEMANA (09/02/2020 a 15/02/2020)

obs.: Notem que na última semana do ligandrol (5mg) introduzirei a ostarine (5mg). 

Pós-ciclo: 

Estou pensando em Tamox, por precaução. E, com certeza, maca, tribullus ou/e DHEA. De todo modo, já estou com endócrino marcado para solicitar exames e ver o que será necessário. Devo começar concomitante ao uso da ostarine. A ideia é que entre em Cutting com ostarine e ela, além de otimizar o treino, ajude a manter os ganhos do ligandrol. Estou avaliando na próxima semana aumentar para 15mg de ligandrol, de modo que estenderia a utilização do ligandrol para mais uma semana, totalizando 7 semanas de utilização. Aí ficaria: 1ª semana- 5mg; 2ª,3ª e 4ª - 10mg; 5ª semana - 15mg; 6ª semana - 10mg; 7ª semana - 5mg. Ainda estou avaliando, depende do feedback de vcs aí. 

COLATERAIS E IMPRESSÕES

- Não senti nenhum efeito considerável de aumento de força muscular (não sei bem, porque também troquei o treino);
- Senti ganho de massa magra considerável (pessoas também notaram);
- BF, apesar de não ter medido, acredito se manter o mesmo (apenas na primeira semana notei uma redução);
- Um pouco de irritação, nada muito incontrolável; 
- Tive uma "leve" gripe (ainda me recuperando). Já estava esperando essa gripe, porque li ela em muitos relatos. Acredito que é um dos efeitos colaterais, provavelmente o ligandrol abaixa a imunidade, então já estava me preparando pra ela. 
- Cedo ainda para dar uma avaliação sobre o ligandrol, mas até o momento gostei do efeito. Se vale o custo benefício, não sei ao certo. 

E, aí, galera, que acham? 

• Respostas 3
  • Visualizações 2,3mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Relato da 4ª semana (ligandrol).    -Treino muito bom, com nível de rendimento excelente. Pump massa.  - Aumento significativo de pesos em praticamente todos os exercícios. Que ainda nã

• Posta as fotos do shape jovem!!

• Autor

Relato da 4ª semana (ligandrol). 

-Treino muito bom, com nível de rendimento excelente. Pump massa. 

- Aumento significativo de pesos em praticamente todos os exercícios. Que ainda não tinha notado antes. 

- Ainda não me recuperei totalmente da gripe. Mas, está tranquilo (acho).

- Senti, em um treinamento de quadríceps, um forte elevação de temperatura nos mamilos e estavam como eriçados (tipo muito mesmo, como se ficam quando se está com frio e tal). Fiquei alarmado. Apesar disso, não estavam sensíveis ao toque e não havia nenhuma espécie de caroço ou elevação perceptível ao toque. Até liguei para meu irmão que já teve ginecomastia (decorrente de um ciclo com anabolizante), ele não acha que seja, segundo a experiência dele mesmo e de outros que ele já viu e ouviu, mas que de todo modo tem que usar o tamox e tals. Só tenho dúvida, e ainda não conseguir encontrar nenhum relato sobre isso, se o Tamox pode reduzir o potencial da ostarine. Se alguém souber de alguma coisa aí, dá um toque. 

- Irritação costumeira, as vezes não sei se é o ligandrol ou se é já natural meu mesmo. 

- Vou tentar medir essa semana, mas acredito que meu BF caiu. Os ganhos são bastantes perceptíveis e sólidos, com pouca gordura. Ganhei 1 quilo e 300g. 

- Essa semana iniciei 15mg. Senti-me seguro para isso. Vamos ver. 

- Vacilei em não tirar foto no início. Mas vou passar a tirar galera. E postar aqui.

• 6 anos depois...

Bruno, relato bem documentado, com dieta e treino anexados, e você já marcou endocrinologista antes de qualquer coisa dar errado. Isso é mais do que a imensa maioria dos relatos daqui tem. Justamente por isso vale responder com o mesmo cuidado, porque tem coisa importante para dizer.

Começo pela sua pergunta direta, que é se o tamoxifeno reduz o potencial da ostarina. Não reduz. São receptores diferentes: a ostarina atua no receptor de andrógeno e o tamoxifeno no de estrogênio. Não há competição entre eles, e o tamoxifeno não bloqueia a ação anabólica dela.

Só que o mais importante nesse ponto não é a resposta, é a pergunta que ela levanta. Nem o ligandrol nem a ostarina aromatizam. Eles não viram estrogênio, e por isso não deveriam produzir sintoma mamário nenhum. Se você sentiu aquilo no mamilo, existem três explicações possíveis, e a terceira é a que me preocupa.

A primeira é que não seja nada. Mamilo ereto e quente durante treino de perna pesado é comum e inespecífico, e o fato de não haver caroço nem dor ao toque pesa a favor disso.

A segunda é indireta: o ligandrol suprime a sua testosterona própria. Quando a testosterona cai e o estrogênio permanece onde estava, a proporção entre os dois muda, e é essa proporção, e não o valor absoluto, que costuma disparar tecido mamário.

A terceira é a que ninguém gosta de ouvir: pode não ser ligandrol. Quando pesquisadores compraram produtos vendidos como SARM e mandaram analisar, a maioria não continha o que dizia no rótulo. Muitos tinham dose diferente, alguns tinham outra substância no lugar, e uma parte tinha esteroide ou pró-hormônio não declarado, que aromatiza. Sintoma de estrogênio num composto que não aromatiza é exatamente o padrão que faz suspeitar disso. Não estou afirmando que é o seu caso, é uma hipótese que vale ter em mente.

Agora, a parte que eu mais queria que você lesse.

O ligandrol suprime o eixo de verdade, e não pouco. No estudo em humanos, doses pequenas já derrubaram a testosterona total de forma marcante em três semanas. Você está em quinze miligramas. Ou seja, tratar isso como algo leve, que dispensa recuperação séria, não corresponde ao que acontece.

E é por isso que o pós-ciclo que você desenhou não vai funcionar. Maca e tribulus não elevam testosterona, isso já foi testado e não se sustenta. O DHEA é pior que inútil no seu caso específico: ele converte em estrogênio com facilidade, então, se você está justamente preocupado com sintoma mamário, ele é exatamente a substância que não se deveria acrescentar. Se o objetivo é recuperar o eixo, a conversa é outra, e ela é com o endocrinologista que você já marcou.

Um segundo ponto de segurança, e esse eu não deixaria passar. Existem relatos publicados de lesão hepática associada ao ligandrol, do tipo que se manifesta com cansaço, mal-estar e sintomas parecidos com os de uma virose antes de qualquer coisa mais evidente. Você está na quarta semana com uma gripe que não termina de passar. Provavelmente é gripe mesmo, estamos falando de janeiro. Mas, já que os exames vão ser pedidos de qualquer forma, peça TGO, TGP, gama GT e bilirrubinas junto, e não deixe para depois. Se aparecer urina escura, olho amarelado ou coceira pelo corpo, isso vira urgência.

E, quando estiver na consulta, conte exatamente o que está tomando. Médico nenhum consegue interpretar um exame no escuro, e essa é a diferença entre a consulta ser útil ou ser desperdiçada.

Sobre o desenho do ciclo, duas observações. Subir a dose no meio porque se sentiu seguro inverte a lógica: os efeitos que importam, supressão e fígado, não avisam por sensação, e é por isso que se decide dose antes e se confere por exame depois. E emendar a ostarina logo na saída do ligandrol significa não dar folga nenhuma ao eixo entre um e outro, o que é justamente o contrário de manter ganhos.

Sobre os quatro quilos em três semanas, é um bom sinal, mas boa parte disso é glicogênio e água, com quatrocentos e oitenta e cinco gramas de carboidrato por dia, mais o que veio de comida no intestino. Ganho real de tecido nesse ritmo não existe. Nada de errado, só não conte tudo como músculo.

Sobre o treino, e aqui vou discordar da sua premissa. Você escreveu que a intenção é desgastar ao máximo o músculo, e não necessariamente subir peso, porque treina sozinho. Só que carga que sobe ao longo do tempo é o principal sinal de crescimento, e drop set e séries conjugadas em quase todos os exercícios geram muito cansaço com pouca progressão registrada. Treinar sozinho não impede pegar pesado: halteres, máquinas e barra dentro do rack com os pinos de segurança regulados permitem ir perto da falha sem parceiro, e no supino com barra você pode usar o rack em vez de esperar alguém. Eu escolheria dois ou três exercícios principais por sessão para progredir carga e deixaria as técnicas intensificadoras só para os isoladores no fim.

E, olhando a divisão anexada, você separou os grupos em quatro dias, mas o ombro tem os exercícios listados sem aparecer em nenhum dos dias. Pode ser só a montagem da tabela, mas vale conferir se ele não ficou de fora na prática, porque com peito, costas e perna bem servidos, o ombro é justamente o que costuma pagar a conta.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conteúdo Semelhante

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.