Pular para o conteúdo

Mais saúde

Respostas em Destaque

• Autor

Boa noite. Demorei um pouco pra tomar essa decisão e quis informar, irei passar um tempo sem atualizar aqui. 

Primeiro quero agradecer toda a ajuda que me deram esse ano, o suporte que sem dúvidas mudou a minha vida, estou na minha melhor fase, me sinto bem comigo mesma e realizada, tudo isso devo a vocês, principalmente você  @Agan81 

Tenho notado também que seu tempo esta curto e entendo, sei também que são muitas pessoas que necessitam, então essa semana consultei com uma nutricionista que esta em parceria com o personal na minha cidade para que eles me ajudem com a alimentação e treino, pois com treino estou tendo um pouco de dificuldade.

De já quero pedir que não se chateie comigo, agradeço de coração tudo que fizeram por mim, sempre que me perguntam e falo com orgulho de vocês. Sei que lhes devo muito. Espero sempre contar com vocês pois sinto que faço parte desse time, e que se eu puder voltar que possa contar com todos.

Muito obrigado a todos, @Agan81, @Batata... @Apollo Galeno e os demais, sou imensamente grata a todos que me ajudaram nessa batalha, sei que não teria conseguido sem o fórum, hoje me sinto realizada e sei que posso conseguir ainda mais, pois sabemos que é um dia de cada vez. 😍😍🤩♥️

Editado em por Rai M.

• Respostas 233
  • Visualizações 24,7mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Atualização 20/10 PESO INICIAL/ PESO ATUAL= 56,300 kg / 55,227 kg •FORÇA/RESISTÊNCIA/CARGAS= evoluindo e aumentando bem. • TREINO= estou evoluindo cada vez mais nos treinos •ACNE=

• PESO INICIAL/ PESO ATUAL= 55,05 kg / 55,05 kg •FORÇA/RESISTÊNCIA/CARGAS= evoluindo e aumentando bem. • TREINO= estou tentando evoluir nós treinos •ACNE= não tenho •LÍBIDO= está nor

• Atualização  02/ 01 PESO INICIAL/ PESO ATUAL= 55,05 kg / 55, 300 kg •FORÇA/RESISTÊNCIA/CARGAS= tentando aumentar os pesos. Este mês pretendo me dedicar mais. • TREINO= Troquei o treino

Imagens Postadas

• Moderador
Em 18/11/2022 em 19:34, Rai M. disse:

sou imensamente grata a todos que me ajudaram nessa batalha, sei que não teria conseguido sem o fórum, hoje me sinto realizada e sei que posso conseguir ainda mais, pois sabemos que é um dia de cada vez. 😍😍🤩♥️

Um dos melhores projetos que tive o prazer de acompanhar. A nossa caminhada jamais mais terá fim, sabe disso né? Continue voando, parabéns pelo sucesso. 

• 4 semanas depois...
  • Autor
Em 24/11/2022 em 11:35, RenatinhaSA disse:

Um dos melhores projetos que tive o prazer de acompanhar. A nossa caminhada jamais mais terá fim, sabe disso né? Continue voando, parabéns pelo sucesso. 

Obrigada @RenatinhaSA. Sei sim. Estou seguindo o projeto. Muito obrigado. Sucesso tmb 🤩🤩

• 3 anos depois...

@Rai M., projeto encerrado com resultado e com uma decisão sensata no fim, que foi buscar acompanhamento presencial. Fica aqui o que costuma ser a etapa seguinte e que não apareceu em nenhum momento dos dois anos de tópico.

Você começou aos 49 anos e atravessou todo o projeto sem nenhum exame de sangue. No campo de exames, do primeiro ao último post, consta nenhum. Perder peso e ganhar condicionamento sem isso é possível, e você provou. Mas a partir dos 50 a prioridade muda de figura, e o que passa a valer mais não é o número da balança.

O ponto principal é o osso. Na transição menopausal e nos primeiros anos após a menopausa, a queda do estrogênio acelera muito a perda de massa óssea, chegando a taxas de vários por cento ao ano nesse período, bem acima do ritmo de qualquer outra fase da vida. Isso acontece silenciosamente, sem sintoma, e a primeira manifestação costuma ser uma fratura por queda banal. O exame que avalia isso é a densitometria óssea, e a indicação usual é a partir dos 65 anos, ou mais cedo na presença de fatores de risco, como menopausa precoce, baixo peso corporal, tabagismo, uso de corticoide e histórico de fratura de quadril em pai ou mãe. Vale conversar com o seu médico sobre qual é o seu caso.

E aqui está a boa notícia que liga isso ao que você já vinha fazendo: o treino de força é a intervenção não farmacológica mais eficaz para densidade óssea, porque o osso responde à tração dos tendões e ao impacto. Ou seja, a musculação que você fez para emagrecer passa a ter, a partir de agora, uma função mais importante do que a estética. Isso muda o que deve ser priorizado no treino: exercícios com carga axial e multiarticulares, como agachamento, levantamento terra ou stiff, leg press e remadas, com carga progressiva de verdade, e não apenas trabalho leve e localizado. É o oposto da recomendação intuitiva de pegar leve por causa da idade.

O segundo ponto é a proteína, e ele é específico dessa faixa etária. A partir da meia-idade existe o fenômeno da resistência anabólica: a mesma quantidade de proteína estimula menos a síntese muscular do que estimularia aos vinte anos. Por isso as recomendações para pessoas acima dos 50 sobem para algo entre 1,2 e 1,6 grama por quilo, o que no seu caso daria de 78 a 104 gramas por dia, distribuídos em pelo menos três refeições com 25 a 30 gramas cada, e não concentrados em uma só. Vale checar isso com a nutricionista que está acompanhando você, porque as dietas que circularam no tópico ficavam abaixo dessa faixa.

Junto disso, cálcio e vitamina D deixam de ser detalhe. Cálcio preferencialmente da alimentação, com laticínios, e vitamina D dosada e corrigida se estiver baixa.

O terceiro ponto é rastreamento geral, já que você nunca fez exames. Nessa idade entram glicemia de jejum e hemoglobina glicada, perfil lipídico, TSH, hemograma com ferritina, função renal, aferição de pressão arterial, mamografia e rastreamento de câncer colorretal, que hoje é recomendado a partir dos 45 anos. São coisas que a rede pública oferece e que não têm relação com estética, apenas com continuar bem para aproveitar o que você construiu.

Uma correção técnica pequena sobre as dietas que apareceram no tópico. Em várias delas há um item de pós-treino imediato com sucrilhos e doce de leite. A ideia por trás disso é a chamada janela anabólica, a crença de que seria preciso repor carboidrato de absorção rápida nos minutos seguintes ao treino. Esse conceito foi bastante revisado: para quem treina uma vez por dia e come normalmente ao longo do dia, não há vantagem demonstrada em carboidrato rápido logo após a sessão, e o que importa é o total diário. A reposição imediata só faz diferença real para quem tem duas sessões intensas separadas por poucas horas. Ou seja, esse item pode simplesmente virar uma refeição normal com proteína, o que ajuda inclusive a atingir o alvo proteico discutido acima.

Por fim, uma medida caseira que vale acompanhar daqui em diante mais do que o peso: a força. Se você consegue levantar da cadeira sem apoiar as mãos, subir um lance de escada sem parar, e se as cargas dos seus exercícios principais continuam subindo ou pelo menos se mantêm ao longo dos anos, você está ganhando a disputa que importa nessa fase.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.